Artigos sobre Simetec
Governo e marítimos voltam à mesa de negociações sobre a redução da idade de reforma
A natureza do trabalho e o agravamento da situação de saúde dos marítimos a partir dos 60 anos são alguns dos argumentos apresentados, hoje, pela classe ao Governo, para justificar a necessidade da redução da idade de reforma dos actuais 65 para 60 anos. A questão é política e tem a ver com o impacto financeiro que representa, disse o ministro do Mar.
Obras da Cabnave financiadas através de dívida soberana – Abraão Vicente
As obras de remodelação dos Estaleiros Navais de Cabo Verde (Cabnave) devem arrancar ainda este ano, através de dívida soberana que o arquipélago vai contrair. O financiamento vai sair dos 72 milhões de euros já pré-aprovados através do Banco Europeu de Investimento, anunciou hoje o ministro do Mar, no Mindelo.
SIMETEC pede reintegração dos trabalhadores despedidos da TICV
O Sindicato de Metalomecânica, Transportes, Comunicações e Turismo (SIMETEC) é contra o despedimento dos trabalhadores da TICV e alerta que a decisão da empresa viola a legislação laboral em Cabo Verde.
Simetec pede inclusão dos marítimos nos grupos prioritários de vacinação
O Sindicato de Metalomecânica, Transportes, Comunicações e Turismo (SIMETEC) pede que os marítimos sejam incluídos nos grupos prioritários do plano nacional de vacinação contra a covid-19.
Simetec insiste na redução da idade da reforma dos marítimos
O Sindicato de Metalomecânica, Transportes, Comunicações e Turismo (Simetec) volta a insistir na redução da idade da reforma dos marítimos. O presidente do sindicato recorda que este é um processo que se arrasta desde 1994.
Layoff: SIMETEC denuncia alegado atraso do INPS
O Sindicato de Metalomecânica, Transportes, Turismo e Telecomunicações (SIMETEC) denuncia um alegado atraso do INPS no pagamento dos 35% de salário devidos aos trabalhadores em layoff.
Manifestação de trabalhadores confirmada para 13 de Janeiro
A União dos Sindicatos de São Vicente (USV) confirmou esta sexta-feira a realização da manifestação nacional, agendada para 13 de Janeiro de 2020.
Ex-imediato desmente CVI e pede provas sobre alegado mau desempenho no navio Sotavento
André David desmente a Cabo Verde Interilhas (CVI) e acusa a companhia marítima de denegrir a sua imagem. O ex-imediato do navio Sotavento pede a apresentação pública de provas concretas da avaliação do seu desempenho.
CV Interilhas nega acusações de violação de direitos dos trabalhadores
A Cabo Verde Interilhas (CVI) refuta as acusações do sindicato dos trabalhadores e fala em esforço adicional voluntário, por motivos técnicos. É a reacção da concessionária às denúncias do Simetec, que na quarta-feira acusou a CVI de violação dos direitos dos trabalhadores da CVI, alegadamente, devido a excessiva carga horária.
Simetec denuncia alegada violação de direitos de trabalhadores da CVI
O Simetec denuncia aquilo que considera de violação dos direitos dos trabalhadores da Cabo Verde Interilhas (CV). Em causa, alegadamente, carga horária excessiva.
Marítimos consideram prejudiciais cenários de reforma propostos pelo INPS
Os trabalhadores marítimos consideram que o estudo de impacto sobre a redução de idade de reforma, apresentado pelo INPS, visa apenas a sustentabilidade financeira do sistema de segurança social, revelou hoje o SIMETEC.
SIMETEC acusa Governo de “manobra dilatória”
O sindicato representativo dos marítimos cabo-verdianos acusa o Governo de “manobra dilatória” para ganhar tempo e não cumprir uma deliberação de há 25 anos, que recomenda a diminuição da idade de reforma da classe. Em causa, o facto de a questão não ter ficado resolvida na última reunião do Conselho de Concertação Social, realizada no dia 14 deste mês.
TACV: Proposta de rescisão não agrada aos trabalhadores
O Sindicato de Metalomecânica, Transportes, Comunicações e Turismo (SIMETEC) discorda da proposta da TACV apresentada aos trabalhadores da empresa que sugere um acordo de rescisão de contrato na base de 25 dias por cada ano de trabalho.
mais