TACV: Proposta de rescisão não agrada aos trabalhadores

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,28 fev 2018 11:52

O Sindicato de Metalomecânica, Transportes, Comunicações e Turismo (SIMETEC) discorda da proposta da TACV apresentada aos trabalhadores da empresa que sugere um acordo de rescisão de contrato na base de 25 dias por cada ano de trabalho.

O presidente do SIMETEC, Tomás Aquino Delgado, entidade que representa os trabalhadores de São Vicente e de Santo Antão considera a proposta “pouco séria”, já que a questão envolve o futuro de "dezenas de chefes de família".

Conforme explica, na sequência da reunião que os trabalhadores mantiveram na segunda-feira com a administração da empresa, “infelizmente”, foi-lhes apresentada uma proposta de rescisão por mútuo acordo de 25 dias por cada ano de trabalho, mais acréscimos como férias vencidas e anuidade, mas que “são direitos adquiridos” decorrentes da lei.

Tomás Aquino lembra que a administração da TACV, no início do processo, referiu-se a programas para proteger os trabalhadores, garantindo os seus direitos.

“Pensamos que era verdade, mas quando surge, depois, a proposta de 25 dias por cada ano de trabalho ficámos desconfiados se estarão a tratar este assunto com seriedade”, diz.

Segundo o representante sindical, a expectativa do SIMETEC era que a administração apresentasse uma proposta com uma base que permitisse aos trabalhares fazer uma contraproposta.

“Mas perante uma proposta como aquela que foi apresentada, os próprios trabalhadores ficam sem condições para apresentar uma contra-proposta, pois não era isso que esperavam, nem o sindicato”, explica.

Tomás Aquino Delgado aproveita para advertir a TACV que, ao optar pelo encerramento das delegações de São Vicente e Santo Antão, agiu de forma “unilateral”, o que configura um quadro laboral de despedimento sem justa causa.

“O despedimento sem justa causa tem outro tipo de enquadramento, que não é 25 dias por cada ano de serviço prestado, e deve levar em conta a situação laboral individual de cada trabalhador”, considera.

O líder do SIMETEC apela à administração da TACV a que regresse à mesa das negociações com os sindicatos, para evitar um contencioso judicial.

“Esperamos que o Governo e a administração da TACV tenham bom senso e boa-fé e que este assunto seja resolvido pela via do diálogo, pelo que vamos esperar que regressem à mesa das negociações com os sindicatos para encerrarmos este processo”, conclui.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,28 fev 2018 11:52

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  23 jan 2019 3:22

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.