Artigos sobre transporte marítimo
Navio Praia d’Aguada vai reforçar linha Praia - Maio
O ministro do Mar, Jorge Santos, anunciou hoje, na cidade da Praia, que o navio Praia d’Aguada está a ser reestruturado para servir a linha Praia - Maio e outras rotas do país.
Comerciantes do Maio “indignados” com demora no transporte de suas mercadorias
Os comerciantes e clientes da companhia marítima CV InterIlhas reclamam de “avultados prejuízos” provocados pela demora no transporte das suas mercadorias de e para ilha do Maio, e fazem “contas à vida” com prateleiras vazias.
Preço do transporte marítimo de cargas aumenta hoje em média 18%
O preço do transporte marítimo de cargas interilhas aumenta hoje 18%, em média, disse à Lusa fonte oficial, acerca da segunda subida registada em três meses.
"Lei de mercado" ditará preço final do transporte marítimo de viaturas, diz governo
O Governo afirma que as operadoras da linha marítima São Vicente/Santo Antão ditam o preço final a pagar por cada viatura na linha marítima, “com base na lei de mercado".
Governo espera concluir em breve negociações com CVI para reforçar ligações interilhas
O governo continua em negociações com a concessionária, a propósito do contrato de concessão dos transportes marítimos. Garantia deixada esta segunda-feira, em São Vicente, por Ulisses Correia e Silva.
Ministro do Mar pede à CVI que “tome juízo”
O governo demarca-se daquilo que classifica de “ruídos” criados pela concessionária dos transportes marítimos de passageiros e carga e que em nada favorecem o processo negocial em curso. Em causa, a suspensão de ligações marítimas abrangidas pelo contrato de concessão, bem como a redução do número de navios disponíveis para as viagens inter-ilhas.
Polaris passa a operar com Inter-Ilhas em linhas concessionadas à CVI
A Direcção Nacional da Política do Mar anunciou hoje a entrada do navio Inter-Ilhas, da sociedade armadora Polaris, no transporte marítimo inter-ilhas. O navio vai concentrar as suas operações sobretudo na região de Sotavento.
Movimento nos portos de Cabo Verde cresce para mais de 98 mil passageiros
Os portos de Cabo Verde movimentaram 98.275 passageiros no transporte marítimo interilhas em Abril, 22,7% acima do registado no mesmo mês de 2021, de acordo com dados oficiais divulgados pela ENAPOR.
Cumpridas mais de 90% das ligações marítimas interilhas
A administração da CV Interilhas, concessionária dos transportes marítimos em Cabo Verde, anunciou hoje que cumpriu “mais de 90%” das ligações previstas contratualmente em dois anos e meio, apesar das restrições provocadas pela pandemia de covid-19.
Grupo ETE quer reforçar comércio internacional de Cabo Verde com mercados asiático e africano
O Grupo ETE anuncia a dinamização do comércio internacional de Cabo Verde com os mercados da Ásia e da África através da NANAMI, empresa criada a partir de uma joint venture entre o grupo português e a Steelduxx, SevenLog Ghana e TST Japan.
Edição 1024
O Orçamento Rectificativo que o governo vai apresentar, em breve, na Assembleia Nacional faz a manchete desta semana.
“Nôs Ferry Mar d’Canal” regressa “reconstruído, requalificado e modernizado”
Chama-se agora “Nôs Ferry Mar d’Canal”, passou 11 meses em reparações na Cabnave e, após um investimento de “mais de 200 mil contos”, regressa à linha marítima São Vicente/Santo Antão “como novo, reconstruído, requalificado e modernizado”.
CV Interilhas satisfeita com os resultados alcançados no primeiro ano de actividade
Em comunicado, a empresa pertencente ao Grupo ETE destaca que está satisfeita com os resultados alcançados, no primeiro ano de actividade em Cabo Verde. A CV Interilhas, concessionária do transporte marítimo de passageiros e carga inter-ilhas em Cabo Verde começou a sua operação no país há cerca de um ano, a 15 de Agosto de 2019.
Transportes marítimos de passageiros com queda de mais de 60% de Janeiro a Junho
O número de passageiros transportados via marítima em Cabo Verde caiu de 50 mil em Janeiro para 19 mil em Junho, com uma quebra de 62%, conforme dados apresentados quarta-feira pelo ministro da Economia Marítima, Paulo Veiga.
Transportes marítimos retomados com máscaras obrigatórias e menos lotação
O governo anunciou hoje um conjunto de medidas de protecção sanitária para o reinício do transporte marítimo de passageiros, na segunda-feira, entre as ilhas que já saíram do estado de emergência. Entre as medidas está a obrigatoriedade do plano de controlo sanitário em todos os navios e portos, controlo da lotação e permanência de passageiros nas gares marítimas, além da utilização obrigatória de máscara pelos passageiros e tripulantes. Nos portos, existirá um espaço de isolamento para eventuais casos suspeitos de COVID-19.
Ex-imediato desmente CVI e pede provas sobre alegado mau desempenho no navio Sotavento
André David desmente a Cabo Verde Interilhas (CVI) e acusa a companhia marítima de denegrir a sua imagem. O ex-imediato do navio Sotavento pede a apresentação pública de provas concretas da avaliação do seu desempenho.
CV Interilhas nega acusações de violação de direitos dos trabalhadores
A Cabo Verde Interilhas (CVI) refuta as acusações do sindicato dos trabalhadores e fala em esforço adicional voluntário, por motivos técnicos. É a reacção da concessionária às denúncias do Simetec, que na quarta-feira acusou a CVI de violação dos direitos dos trabalhadores da CVI, alegadamente, devido a excessiva carga horária.
Simetec denuncia alegada violação de direitos de trabalhadores da CVI
O Simetec denuncia aquilo que considera de violação dos direitos dos trabalhadores da Cabo Verde Interilhas (CV). Em causa, alegadamente, carga horária excessiva.
Ilhas do norte prejudicadas com o novo serviço público de transporte inter-Ilhas - PAICV
O deputado do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), João do Carmo, afirmou quarta-feira que as ilhas do norte estão a ser prejudicadas com o novo serviço público de transporte inter-Ilhas.
CVI reforça ligação São Vicente/Santo Antão
A Cabo Verde Interilhas (CVI), nova empresa concessionária do transporte marítimo, aumentou para quatro o número de viagens diárias de (ida e volta) na linha São Vicente/Santo Antão. A informação é confirmada pela empresa, que indica que “este aumento do número de viagens abrange também o mês de Setembro”.
mais