Edição 1024

PorExpresso das Ilhas,14 jul 2021 0:01

O Orçamento Rectificativo que o governo vai apresentar, em breve, na Assembleia Nacional faz a manchete desta semana.

A retoma não correu como esperado. Os turistas não vieram. A arrecadação fiscal está abaixo do projectado. A economia cresceu menos do que o previsto. Os apoios às famílias e às empresas continuam necessários. No fundo, as estimativas saíram furadas, como é explicado na proposta de Orçamento Rectificativo, que já foi aprovada em Conselho de Ministros e que, segundo fonte do ministério das finanças, deverá ser discutido no Parlamento no final deste mês.

Também a merecer um dos destaques principais desta edição está a entrevista com Luís Figueiredo, presidente da Cabo Verde Interilhas.

A aposta na chegada de navios para fazer a ligação interilhas, defende Luís Figueiredo, está a mudar a forma como as pessoas encaram as ligações marítima internas e dava sinais claros de crescimento antes da pandemia. O caminho da recuperação já começou e a chegada do navio Dona Tututa mostra a aposta feita no mercado nacional.

E já que falamos de transportes, esta semana o Expresso das Ilhas falou com Nuno Pereira, único accionista da BestFly Worldwide que dentro de dias passa a operar em Cabo Verde através da TICV. Nuno Pereira explica que a salvaguarda dos postos de trabalho da TICV é objectivo, mas despedimentos não estão excluídos. São Vicente e Sal voltam a ter voo directo. CVHandling interessa. CVA nem por isso.

A chegada do verão renova as esperanças dos agricultores relativamente ao aparecimento da sempre necessária chuva e, por consequência, renova a esperança num bom ano agrícola.

A preparação da campanha agrícola do Ministério da Agriculta e Ambiente (MAA) já está em curso e a sua efectivação acontecerá quando começarem as chuvas ou quando se detectar a sua ausência em todas as ilhas de vocação agrícola e pecuária. Em situação de escassez, a prioridade do Governo será garantir a disponibilidade de água potável às populações nas zonas rurais.

Na cultura, destaque para o lançamento de “Um bem dum Cavaquin”, o novo álbum da cantora Diva Barros.

Na opinião, destaque para Mário Silva com ‘As sete vidas do Estatuto dos Municípios’

Autoria:Expresso das Ilhas,14 jul 2021 0:01

Editado porAndre Amaral  em  14 jul 2021 12:49