Artigos sobre investimento

Canal do Panamá prevê investir nos próximos cinco anos em novos negócios
O Canal de Panamá prevê investir durante os próximos cinco anos três mil milhões de dólares em novos negócios, incluindo um gasoduto, informou na quarta-feira a sua administração.

Joseph Carasso, CEO iibCV: “Nenhum banco sobreviverá se não tiver como pilar fundamental a preocupação com as gerações futuras”
Joseph Carasso é, desde Julho de 2024, o CEO do iibCV. Conta com vasta experiência de gestão no sector bancário, tendo passado a maior parte da sua carreira a trabalhar nas subsidiárias do Citibank no Brasil e em países africanos como a Africa do Sul (onde tinha responsabilidade por 30 países e pelo negócio de Instituições Financeiras), o Uganda, o Gana, e, mais recentemente, a Tanzânia, cuja subsidiária liderou entre 2013 e 2019. Trabalhou também na Ásia Central, à frente do Afghanistan International Bank (2019-2024), onde posicionou o banco como peça fundamental em acções humanitárias. A primeira entrevista desde que assumiu o cargo em Cabo Verde, em exclusivo, ao Expresso das Ilhas.

“O Sal já é um destino de excelência”
Cabo Verde recebeu em 2024 uma fasquia histórica de turistas, 1,2 milhões, cerca de metade dos quais no Sal. Com o número em tendência crescente e a diversificação a ganhar força, este é um momento de muitas oportunidades, mas também vários desafios para a ilha mais turística do arquipélago, que é já um destino conhecido “a nível mundial”. Em entrevista ao Expresso das Ilhas, o presidente da Câmara Municipal do Sal fala dos investimentos em curso, dos novos hotéis e novos tipos de turismo. Fala ainda desafios habitacionais existentes, que tendem a agravar-se, e a que se junta o “novo” fenómeno do alojamento local, bem como da carência de mão-de-obra, que poderá modificar as tabelas salariais. Júlio Lopes sublinha ainda o desafio do desenvolvimento sustentável nas suas três vertentes (ambiental, social e económica) e, optimista quanto ao futuro, deixa, no entanto, um aviso: "É preciso cuidar do Sal, porque, se não, poderá haver impactos negativos para todo o país no futuro."

Governo autoriza compra de equipamentos para aterro controlado em São Vicente
O Governo autorizou a realização de despesas no valor de 30.434.783 escudos para a aquisição de novos equipamentos destinados ao aterro controlado da ilha de São Vicente, segundo o Boletim Oficial desta quinta-feira, 27.

EUA reforçam restrições ao investimento chinês em sectores estratégicos
O Presidente norte-americano, Donald Trump, assinou na sexta-feira à noite um memorando destinado a travar o investimento chinês em sectores estratégicos dos EUA, incluindo tecnologia e infraestruturas críticas.

“O empresário tem de ser optimista, mas com os pés assentes no chão”
Planear numa época de incertezas é um dos desafios que os empresários cabo-verdianos enfrentam, mas não é único, como explica o presidente da ACEC nesta entrevista ao Expresso das Ilhas. Perspectivas, macroeconomia, a subida das taxas de juro, a fuga da mão-de-obra qualificada, mas também as oportunidades de investimento e a melhoria das ligações aéreas internas, são alguns dos temas desta conversa com Paulo Figueiredo.

“Não precisamos de candidatos para fazer casas de banho. Precisamos de candidatos com visão para um desenvolvimento estrutural do território”
A 1 de Dezembro, Cabo Verde vai a votos nas nonas eleições autárquicas, que marcam 33 anos de poder local democrático no país. Numa reflexão sobre a evolução do sistema autárquico e os desafios enfrentados pelos municípios, Jacinto Santos, primeiro presidente da câmara da Praia e especialista em desenvolvimento local, analisa a transformação do municipalismo, advogando a necessidade de um papel mais activo na promoção do desenvolvimento e criação de riqueza. Em entrevista ao Expresso das Ilhas, passam-se também em revista os resultados de eleições passadas e acontecimentos que marcaram os últimos quatro anos nos municípios, a nível político, como a fragmentação política em São Vicente e os problemas de governabilidade na Praia. Antevendo as eleições que se avizinham, e se adivinham duras, Jacinto Santos refere ainda o efeito psicológico das vitórias (e derrotas) nestes dois maiores centros urbanos, refutando, entretanto, com base nos dados, qualquer contágio entre eleições municipais e legislativas. E insiste: “o desenvolvimento em Cabo Verde passa inevitavelmente por criar as condições de desenvolvimento nos territórios”.

Central de Palmarejo é o primeiro projeto de troca de dívida com Portugal
A ministra do Ambiente e Energia de Portugal disse hoje que os primeiros dois projectos de troca de dívida de Cabo Verde a Portugal são o aumento de uma central fotovoltaica e à dessalinização e tratamento de água.

Economia deve abrandar no último trimestre de 2023
Os Indicadores Económicos e Financeiros, publicados este mês pelo Banco de Cabo Verde, apontam para uma desaceleração da actividade económica nacional no quarto trimestre de 2023. Os dados mostram uma procura interna ainda fraca. O investimento deverá reduzir. O consumo deverá manter-se moderado.

Múltiplas crises estão a impedir desenvolvimento socioeconómico de África
Cabo Verde cresce acima da média continental, mas há 24 economias com melhor desempenho. A dinâmica da recuperação económica de África abrandou, com o crescimento médio real do PIB a diminuir para cerca de 3,2% em 2023 (4,1% em 2022). Este declínio é o resultado de variados choques e de pressões inflacionistas elevadas que afectam as principais economias africanas.

Cabo Verde deve continuar reformas face à menor taxa de investimento e emigração
O representante residente do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Cabo Verde disse, esta segunda-feira em entrevista à Lusa, que o Estado precisa de continuar reformas para enfrentar uma menor taxa de investimento no país e limitações impostas pela saída de população para o estrangeiro. Rodrigo Garcia-Verdu anunciou igualmente que o FMI espera começar a entregar a Cabo Verde, no primeiro semestre de 2024, as verbas ao abrigo novo Fundo Fiduciário para a Resiliência e Sustentabilidade (RST, sigla inglesa).

CV Interilhas espera acordo sobre dívida do Estado para investir mais
A CV Interilhas, concessionária do transporte marítimo em Cabo Verde, espera chegar a acordo para liquidação da dívida estatal, que pode ascender a 10 milhões de euros, para planear novos investimentos, disse à Lusa o administrador Fernando Braz de Oliveira.

Agência Internacional de Energia pede investimento urgente nas renováveis
A Agência Internacional de Energia (AIE) considera que o mundo pode alcançar o objectivo de "emissões zero" no sector da energia em 2050, triplicando para 2030, a capacidade de produção das energias renováveis.

Investimentos nos PALOP continuam muito voláteis e pouco diversificados – OCDE
Os investimentos privados nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) continuam voláteis e centrados nas indústrias extrativas de Angola e Moçambique, constata a OCDE, que recomenda a cooperação com instituições financeiras de desenvolvimento para diversificar e superar obstáculos.

Investimento em energia solar deve ultrapassar extracção petrolífera
O investimento mundial em energia solar deverá ultrapassar, pela primeira vez este ano, os montantes investidos na extracção de petróleo, anunciou hoje a Agência Internacional da Energia (AIE).

Fundo Soberano com 100 milhões de euros para financiar investimentos nacionais
O Fundo Soberano de Garantia do Investimento Privado (FSGIP) tem disponível 100 milhões de euros para servir de garantia a financiamentos de investimentos de empresas nacionais.

Associação Mar e Terra propõe investimento no turismo e desporto para impulsionar a economia de São Miguel
A Associação Mar e Terra, no concelho de São Miguel, Calheta, aponta os sectores do desporto e do turismo como referências para impulsionar a economia local e desencravar o empreendedorismo jovem.

“Governo tem privilegiado a criação das zonas económicas especiais, para atracção de investimentos privados”
A afirmação é da Secretária de Estado do Fomento Empresarial, Adalgisa Barbosa Vaz, no seu discurso de abertura, hoje, na Cidade da Praia, na conferência “Investimento em Cabo Verde: que desafios?

Relatório e Contas da CVTelecom: Os lucros e as críticas ao regulador
Palavras duras dirigidas à ARME no último relatório e contas de 2021 da empresa de comunicações. CVT diz que o regulador é um travão à inovação, mas esta não é a única queixa referida no documento. A incapacidade do regulador em acabar com os prestadores ilegais de serviços de televisão é igualmente sublinhada pela operadora. Sobre a evolução dos negócios, a empresa aumentou o número de clientes de Internet fixa, expandiu a rede de fibra óptica e viu as vendas crescer, apesar da pandemia.

Bancos de Macau preparam aliança com bancos lusófonos
A Associação de Bancos de Macau (ABM) quer criar uma aliança com os bancos dos países de língua portuguesa, disse à Lusa o vice-presidente da ABM, Sam Tou.
mais