Artigos sobre Cultura
Cultura e Resiliência em Cabo Verde
Cabo Verde tem vivido, nos últimos meses, um conjunto de eventos climáticos extremos que provocaram perdas humanas e destruição em várias ilhas.
Cuba quer reforçar cooperação com Cabo Verde nas áreas da agricultura, cultura e saúde
O embaixador de Cuba em Cabo Verde manifestou optimismo quanto ao futuro da cooperação entre os dois países, sublinhando o potencial para desenvolver projectos conjuntos nas áreas da agricultura, cultura, saúde, biotecnologia e preservação do património cultural.
Quo Vadis São Vicente: 15 anos após o Manifesto por um São Vicente Melhor
Um diagnóstico necessário sobre uma ilha à deriva socioeconómica, em busca de um norte.
O ego do músico cabo-verdiano
A música cabo-verdiana, na sua dimensão identitária e enquanto vigorosa ferramenta de integração, comunicação e expressão,é o resultado do encontro de culturas de diferentes grupos europeus e africanos nas ilhas então despovoadas e carateriza-se, essencialmente, pela sua dimensão sincrética, diversidade e plasticidade ditadas, aliás, pela vocação geográfica e atlântica do arquipélago, bem como pelas suas dinâmicas intrínsecas e extrínsecas, que interagem e confluem, em torno de um campo musical heterogéneo e expressivo.
O Silêncio de Romeu di Lurdis, provocado por uma partida prematura e dolorosa
Há silêncios que gritam. E há ausências que pesam mais do que montanhas. A morte precoce e repentina de Romeu di Lurdis deixou Cabo Verde em estado de luto cultural. Não foi apenas um músico que partiu, foi um símbolo, um pedaço vivo da alma crioula, arrancado do convívio de um povo que ainda o precisava ouvir, ver e sentir.
Praia recebe projecto musical e solidário “Ritmos no Borders”
A cidade da Praia vai acolher, no dia 7 de Novembro, o projecto musical e solidário “Ritmos no Borders”, que contará com actuação de diversos artistas nacionais e terá como director artístico o músico Jorge Pimpas.
Um diálogo entre Manuel Brito-Semedo e Rui Tavares
Vozes e Histórias é um podcast lançado pelo Expresso das Ilhas e dinamizado por Manuel Brito-Semedo e um convidado. Para este primeiro, o antropólogo, ensaísta e autor do livro Cabo Verde: Ilhas Crioulas – Da Cidade-Porto ao Porto-Cidade, chamou Rui Tavares, historiador, deputado do LIVRE e autor do livro Hipocritões e Olhigarcas – Passado e Futuro das Guerras Culturais. O objectivo é promover um diálogo esclarecedor entre dois autores que, partindo de geografias e experiências distintas, abordam temas convergentes: identidade, cultura, polarização e os desafios da convivência democrática.
Governo aprova proposta de lei que cria Estatuto do Profissional de Arte e Cultura
O governo aprovou em Conselho de Ministros a proposta de lei que cria o Estatuto do Profissional Criador e Produtor de Arte e Cultura, um instrumento que visa enquadrar formalmente os profissionais do sector no sistema de protecção social, no regime fiscal e nas políticas de valorização da cultura enquanto património vivo e activo da economia nacional.
Kiki Lima: Figura incontornável da cultura cabo-verdiana
Cabo Verde está mais pobre: faleceu no domingo, 20 de Julho, o pintor e compositor cabo-verdiano Euclides Eustáquio Lima, “Kiki Lima”, aos 72 anos. O artista encontrava-se em Portugal, a receber tratamento médico. Kiki Lima era uma figura incontornável da cultura cabo-verdiana, reconhecida tanto no campo das artes plásticas como na música.
Corsino Fortes: Dez Anos de Saudade do Poeta da Utopia
Assinala-se este mês o décimo aniversário da morte de Corsino Fortes, ocorrida a 24 de Julho de 2015. Poeta, diplomata e homem público cabo-verdiano, Corsino foi autor de uma obra literária marcante para a afirmação cultural pós-independência e ocupou cargos de destaque na diplomacia e na administração do país. Este artigo recorda a sua trajectória, as suas funções públicas e o legado que deixou nas letras e na cultura de Cabo Verde.
Leão Lopes participa nas Conversas Macaronésicas
O professor, escritor, realizador e artista Leão Lopes participará na primeira edição das Conversas Macaronésicas, um evento que decorrerá nas Canárias e que pretende reunir especialistas de Cabo Verde, Madeira, Açores e Canárias para debater questões culturais, educativas e políticas.
Repensar a Educação - Crioulo e Português: Pontes do Saber
A construção da cidadania em Cabo Verde está intrinsecamente ligada ao domínio da língua portuguesa, ao conhecimento da história nacional e à valorização da cultura crioula, elementos que definem a identidade do país. Nesse sentido, a herança cultural cabo-verdiana, resultante da confluência de influências africanas e europeias, não só enriquece essa identidade, como também representa um património singular que deve ser preservado e promovido.
Tété Alhinho lança novo single com a morna "Minduca" de B. Léza
Tété Alhinho lança, hoje, o seu mais recente trabalho com a morna "Minduca", do compositor cabo-verdiano B. Léza.
Gláucia Nogueira lança campanha de crowdfunding para continuidade do Museu Virtual
O projecto “Cabo Verde & a Música – Museu Virtual” completou esta quinta-feira seu quarto aniversário.
Dino D'Santiago estreia-se no Vodafone Paredes de Coura
O cantor português de ascendência cabo-verdiana, Dino D' Santiago vai actuar pela primeira vez no Vodafone Paredes de Coura. O festival decorre entre os dias 13 e 16 de Agosto.
Ailton Moreira lança três livros em Cabo Verde
O cabo-verdiano Ailton Moreira, residente no Brasil, irá lançar esta sexta-feira, 10, no Palácio da Cultura Ildo Lobo, na Cidade da Praia, três obras literárias produzidas no Brasil: “Pingu di Speransa” (2.ª edição), “Lírios no Quintal Assombrado” e “Incontido Ser(vo)” (conto, Penalux, 2024).
2024: Classificação do Funaná como Património Cultural Imaterial Nacional marca o ano
Mais um ano chega ao fim. Este ano ficou marcado pela classificação do Funaná como Património Cultural Imaterial Nacional. O Instituto do Património Cultural (IPC) registou “Fongo” como Património Imaterial de Fontainhas, no concelho de Ribeira Grande, Santo Antão. Já a Aldeia de Fontainhas, na ilha de Santo Antão, foi classificada como Património Cultural e Natural Nacional. O ano terminou com um aumento no Orçamento de Estado para 2025 para o sector da Cultura.
“Continuamos a esperar resultados diferentes, mas com os mesmos actores e as mesmas políticas”
Um mundo em ebulição, e um ano que se revela complicado para todos. Por cá, continuamos “a viver como se os problemas globais fossem algo distante” e a esperar resultados diferentes com os mesmos actores e práticas. A observação é de Manuel Brito-Semedo que escolhe a palavra incerteza para perspectivar 2025, numa entrevista em que também se passa em revista 2024.
Estatuto do artista submetido à Assembleia Nacional no primeiro trimestre de 2025 – ministro
O estatuto do artista será submetido à Assembleia Nacional no decorrer do primeiro trimestre de 2025 para ser aprovado, anunciou sexta-feira, na cidade do Porto Novo, o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas.
Orçamento para Cultura será superior a 800 mil contos
O Ministro da Cultura e das Industrias Criativas, Augusto Veiga anunciou na primeira sessão plenária de Dezembro que a verba prevista no Orçamento do Estado para 2025 para o sector da Cultura será 813.840.322 escudos.
mais
homepage






