Artigos sobre Cultura

Indira Lima considera que o balanço do BA-Cultura é positivo, pela sua evolução de ano para ano
Lançado em 2017, o programa Bolsa de Acesso à Cultura (BA-Cultura) completa este ano seis anos de existência. Neste sentido, o Expresso das Ilhas conversou com a coordenadora do BA-Cultura, Indira Lima, para saber da evolução do programa e dos ganhos conseguidos durante todos esses anos. As candidaturas para o programa BA-Cultura que se destinam às escolas, associações e ONGs de cariz cultural, estão abertas até 31 deste mês. O orçamento para este ano, conforme Indira Lima é de 26.651.503 escudos.

Nhonhô Hopffer Almada morre aos 66 anos
O arquitecto e homem da cultura cabo-verdiana, Nhonhô Hopffer Almada, morreu este sábado, na sua residência na Cidade da Praia, vítima de doença prolongada, confirmou à Inforpress a sua sobrinha Janira Hopffer Almada.

Abraão Vicente diz que este orçamento é o mais alto no sector da cultura
O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas disse hoje que este é o orçamento mais alto que se tem memória no sector da cultura e das indústrias criativas. Abraão Vicente fez essa declaração, durante a apresentação do orçamento para o sector da sua tutela, na 5ª Comissão Especializada de Educação, Cultura, Saúde, Juventude, Desporto e Questões Sociais.

PR considera que a cultura cabo-verdiana é uma “pedra preciosa” que liga o País ao mundo
O Presidente da República disse hoje que a cultura cabo-verdiana é uma “pedra preciosa e um traço de união” que liga o arquipélago ao mundo e que as remessas dos emigrantes têm sido “importantes” para o desenvolvimento do País.

Dia Nacional da Cultura e das Comunidades celebrado em São Vicente, Fogo e Santiago
Celebra-se a 18 de Outubro, o Dia Nacional da Cultura e das Comunidades. Para assinalar a data, o Governo realiza, nas ilhas de São Vicente, Fogo e Santiago, um leque de conferências à volta da migração.

Paulo Lobo Linhares diz que faltam produtores musicais para termos mais artistas mirins em Cabo Verde
Cabo Verde é um país de vários talentos no mundo da música. Mas não se tem verificado muitas crianças a investir nessa área, porque o país não dispõe de uma conservatória, nem existem produtores musicais voltados para esta faixa etária e, por último, pela insegurança dos pais em deixar os filhos seguir essa caminhada sendo ainda crianças.

“A minha visão é que o CNAD inspire uma nova dinâmica a nível criativo”
Lidera o Centro Nacional de Arte Artesanato e Design (CNAD) desde 2015 e foi o grande impulsionador da remodelação do antigo edifício e construção do novo espaço. Gestor, programador e curador, Irlando Ferreira quer promover diálogos entre a arte, o artesanato e o design, de Cabo Verde para o mundo.

CNAD abre-se à cidade, ao país e ao mundo
Marco cultural e arquitectónico do Mindelo e de Cabo Verde foi inaugurado no último fim-de-semana, depois de três anos de obras e com a promessa de fazer convergir tradição e modernidade.

Luciény Kaabral: Sonhava ser médica, mas a dança falou mais alto
Luciény Kaabral é bailarina, a licenciar-se em dança na Escola Superior de Dança, em Lisboa, com o apoio do programa Procultura. Terminou os seus estudos secundários e estava à procura de bolsa e vaga para estudar medicina fora do país, mas acabou por seguir a dança.

O Liberalismo nos Costumes em Cabo Verde: entre a Tolerância Tácita e a Revolta conveniente!
“… a morabeza, a nossa morabeza, tinha uma espiritualidade muito própria da alma crioula; uma forma de ser e de estar que transmitia generosidade e inspirava confiança; um estilo peculiar que presenteava amabilidade e cativava quem a descobria.

Cerimónias fúnebres de Titina Rodrigues acontecem hoje em Portugal
As cerimónias fúnebres da cantora cabo-verdiana Titina Rodrigues estão marcadas para as 13:30 de hoje no Complexo Fúnebre de Setúbal (Cemitério da Paz), com celebração de missa de corpo presente às 13:45.

Para uma linha de investigação sobre a música cabo-verdiana (I)
Da independência a esta parte e, particularmente, desde a década de 90 do século XX, a música cabo-verdiana, enquanto sistema dinâmico, aberto e marcado, cada vez mais, pela diversidade, é um produto da interculturalidade, isto é, das relações interculturais, e, igualmente, da troca de influências de todo o tipo, graças às quais ela se tem conseguido afirmar e consolidar, a despeito dos constrangimentos de vária ordem que os próprios processos de globalização encerram.

Estatuto do Artista será uma realidade em Cabo Verde
O Estatuto do Artista será uma realidade em Cabo Verde, graças ao financiamento da UNESCO, no valor de mais de 600 mil dólares, para apoiar a sua materialização e implementação, no quadro do inquérito sobre o peso das artes e da cultura no PIB e capacitar a classe artística.

TARRAFAL de SANTIAGO: 25 abril 1917 – 25 de abril de 2022 105 anos de História: contributo para o presente e Futuro!
O Concelho do Tarrafal, com uma superfície de 112,4 km2, fica situado no extremo norte da ilha de Santiago, possui 16.620 mil habitantes, que corresponde a 3,4% população de Cabo Verde, segundo o resultado do V recenseamento geral da População e 81% da taxa de urbanização.

Cabo Verde recebe 600 mil dólares da UNESCO para implementação do Estatuto do Artista
Cabo Verde recebeu da UNESCO um financiamento de 600 mil dólares para apoiar o país na implementação do Estatuto do Artista, no inquérito sobre o peso das artes e da cultura no PIB e capacitar a classe artística.

Mano Preto diz que Raiz di Polon está a atravessar a sua melhor fase
A companhia de dança Raiz di Polon completa este ano 31 anos de existência. O Expresso das Ilhas conversou com Mano Preto, director e fundador da companhia de dança Raiz di Polon, que também é bailarino e coreógrafo. A nossa conversa aconteceu no âmbito de Abril, Mês da Dança, onde falamos da companhia e da dança em Cabo Verde.

Ministro da Cultura celebra protocolo com ACI para promover série “Mindelo Convida”
O ministro da Cultura, Abraão Vicente, rubricou hoje um protocolo no valor de 1.200 contos com a Agência Cabo-verdiana de Imagens para a realização do programa “Mindelo Convida”, na cidade do Mindelo, para promover a música cabo-verdiana.

Situação e oposição com visões diferentes quanto ao desenvolvimento dos sectores cultural e do mar
O PAICV considera que o Ministério do Mar tem a pior percentagem de realizações da IX legislatura. Para o MpD a implementação das políticas definidas no programa do governo, permite o desenvolvimento de estratégias que impulsiona a economia azul e o aproveitamento responsável dos recursos naturais, e na cultura. Já a UCID sugere a criação de condições para que o mar seja realmente fonte de riqueza para as famílias.

“Para que a (co-) oficialização da língua cabo-verdiana ocorra, é necessário que ela seja considerada e assumida como parte integrante de um projecto político mais vasto”, Dulce Lush
Colóquios, conferências, workshops, conversas abertas, encontros com estudantes e professores assinalaram um pouco por todo o país mais um Dia Internacional da Língua Materna.

Edição 1055
Os primeiros 100 dias de José Maria Neves como Presidente da República são o principal destaque da edição desta semana do Expresso das Ilhas.
mais