Artigos sobre cultura

Repensar a Educação - Crioulo e Português: Pontes do Saber
A construção da cidadania em Cabo Verde está intrinsecamente ligada ao domínio da língua portuguesa, ao conhecimento da história nacional e à valorização da cultura crioula, elementos que definem a identidade do país. Nesse sentido, a herança cultural cabo-verdiana, resultante da confluência de influências africanas e europeias, não só enriquece essa identidade, como também representa um património singular que deve ser preservado e promovido.

Tété Alhinho lança novo single com a morna "Minduca" de B. Léza
Tété Alhinho lança, hoje, o seu mais recente trabalho com a morna "Minduca", do compositor cabo-verdiano B. Léza.

Gláucia Nogueira lança campanha de crowdfunding para continuidade do Museu Virtual
O projecto “Cabo Verde & a Música – Museu Virtual” completou esta quinta-feira seu quarto aniversário.

Dino D'Santiago estreia-se no Vodafone Paredes de Coura
O cantor português de ascendência cabo-verdiana, Dino D' Santiago vai actuar pela primeira vez no Vodafone Paredes de Coura. O festival decorre entre os dias 13 e 16 de Agosto.

Ailton Moreira lança três livros em Cabo Verde
O cabo-verdiano Ailton Moreira, residente no Brasil, irá lançar esta sexta-feira, 10, no Palácio da Cultura Ildo Lobo, na Cidade da Praia, três obras literárias produzidas no Brasil: “Pingu di Speransa” (2.ª edição), “Lírios no Quintal Assombrado” e “Incontido Ser(vo)” (conto, Penalux, 2024).

2024: Classificação do Funaná como Património Cultural Imaterial Nacional marca o ano
Mais um ano chega ao fim. Este ano ficou marcado pela classificação do Funaná como Património Cultural Imaterial Nacional. O Instituto do Património Cultural (IPC) registou “Fongo” como Património Imaterial de Fontainhas, no concelho de Ribeira Grande, Santo Antão. Já a Aldeia de Fontainhas, na ilha de Santo Antão, foi classificada como Património Cultural e Natural Nacional. O ano terminou com um aumento no Orçamento de Estado para 2025 para o sector da Cultura.

“Continuamos a esperar resultados diferentes, mas com os mesmos actores e as mesmas políticas”
Um mundo em ebulição, e um ano que se revela complicado para todos. Por cá, continuamos “a viver como se os problemas globais fossem algo distante” e a esperar resultados diferentes com os mesmos actores e práticas. A observação é de Manuel Brito-Semedo que escolhe a palavra incerteza para perspectivar 2025, numa entrevista em que também se passa em revista 2024.

Estatuto do artista submetido à Assembleia Nacional no primeiro trimestre de 2025 – ministro
O estatuto do artista será submetido à Assembleia Nacional no decorrer do primeiro trimestre de 2025 para ser aprovado, anunciou sexta-feira, na cidade do Porto Novo, o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas.

Orçamento para Cultura será superior a 800 mil contos
O Ministro da Cultura e das Industrias Criativas, Augusto Veiga anunciou na primeira sessão plenária de Dezembro que a verba prevista no Orçamento do Estado para 2025 para o sector da Cultura será 813.840.322 escudos.

MpD apresenta ganhos conseguidos e PAICV questiona o estado do sector da Cultura
O MpD, partido que sustenta o Governo apresentou esta quarta-feira, na primeira sessão plenária de Dezembro, alguns ganhos conseguidos no sector da Cultura. Já o PAICV questiona o estado em que o sector se encontra.

Biblioteca Nacional: 25 Anos de História e Transformação
O Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde (BNCV), sediado na cidade da Praia, com uma delegação na cidade do Mindelo, na ilha de São Vicente, foi criado em 1999 com o objectivo de “recolher, catalogar, conservar e enriquecer, nos domínios do conhecimento, o património escrito-literário nacional”.

Músicas de Sperança pa Cabo Verde
Norberto Tavares, nascido a 6 de Junho de 1956, em Assomada, Santa Catarina, na ilha de Santiago, e falecido a 26 de Dezembro de 2010, em New Bedford, Massachusetts, nos Estados Unidos, é uma das figuras mais emblemáticas da música e cultura cabo-verdiana.

Até ao final do mandato, as nossas prioridades são a formalização e o financiamento do sector da cultura
Há pouco mais de dois meses como titular da pasta da Cultura, na sua primeira grande entrevista ao Expresso das Ilhas, Augusto Veiga expõe as suas prioridades para o sector cujas palavras-chave são a formalização e o financiamento. O ministro sublinha que vai dar especial atenção à inclusão na cultura e anunciou a construção de um novo edifício para o Arquivo Histórico Nacional e de um Data Center para efectivar a transição digital com vista à digitalização de todo o acervo do Arquivo Histórico. Pelo tempo que tem pela frente, Augusto Veiga diz sentir-se um pouco pressionado, “mas nós vamos responder com trabalho, com assertividade e tentar fazer a diferença para haver uma melhoria e uma sustentabilidade a nível do sector, mas, sobretudo, também trazer um bocadinho mais de dignidade e respeito pela classe da Cultura e das Indústrias Criativas”.

Verbas arrecadadas nas feiras do livro podem ser revertidas para apoiar iniciativas editoriais locais
O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas anunciou hoje, no Mindelo, a possibilidade de as verbas arrecadadas nas feiras do livro serem usadas para apoiar iniciativas editoriais, tanto de cariz público, como privado.

Chris Borges apresenta exposição “Gotas de Vida” na ilha do Sal
A fotógrafa cabo-verdiana Chris Borges apresenta no sábado, 7, na ilha do Sal, a exposição “Gotas de Vida”. A exposição ficará patente ao público na Kasa d’Arti, em Santa Maria, até 13 deste mês.

Cidade da Praia acolhe XII Encontro de Escritores de Língua Portuguesa
A cidade da Praia acolhe a partir desta quinta-feira,05, até sábado, 8, o XII Encontro de Escritores de Língua Portuguesa sob o lema «Literatura, Liberdade e Inclusão», em homenagem ao centenário do nascimento de Amílcar Cabral e ao V centenário de Luís Vaz de Camões.

Construção da Identidade Nacional Cabo-Verdiana
A construção da identidade nacional cabo-verdiana foi um processo progressivo iniciado pela elite letrada e pela imprensa, que divulgou ideias de uma identidade crioula. Desde meados do século XIX, a tipografia e a imprensa periódica tornaram-se vitais para os cabo-verdianos, facilitando a formação de uma consciência de pertença a uma “comunidade política imaginária”, na expressão de Benedict Anderson (1983). A distinção entre “filhos-da-terra” e “reinóis” já era evidente desde o século XVII, alimentando um sentimento de diferença e identidade entre locais e colonizadores.

Totinho (I): O Saxofonista da música como Sopro da Alma e respiração da Cultura (In Memoriam)
António Domingos Gomes Fernandes, de nome artístico Totinho, nasceu em Cabo Verde, ilha de Santiago, no ano de 1964, e viria a falecer a 02 de Julho de 2024, na sua ilha natal. Homem movido desde a tenra idade pelo ascensional sopro de Bondade e cujas safras de suas ações estético-musicais a cultura cabo-verdiana profundamente regozijaria, Totinho é (e será no desocultar da temporalidade) uma figura cimeira no campo da formação e inspiração da sensibilidade artística do Povo Cabo-verdiano. O seu esforço criativo em prol da persistência em arte e cultura resplandece(rá) vigoroso sentido do Belo na celebração da vida do Povo destas ilhas, no seu aturado processo de vir-a-ser com o Outro no mundo intercultural que contemporaneamente vivemos.

A paixão em viagem de uma Tokatina
Há anos atrás, quando havia aniversários, jantares ou simplesmente porque a lua estava bonita, quem sabia tocar, trazia os seus violões para as salas e quintais das casas e tocava-se pela música, pelo prazer de estar com ela, que na verdade era o prazer dos presentes estarem juntos e partilhar a música da forma mais bela que ela se oferece – a pureza.

Tiolino faz o primeiro show do álbum “100 % Kabrer” em casa
O artista boavistense Tiolino lançou, na noite de sexta-feira, 28, no Centro de Artes e Cultura da sua ilha natal, o seu segundo CD de originais, “100 % Kabrer”, num show que fez vibrar os seus conterrâneos.
mais