Artigos sobre Cultura
Até ao final do mandato, as nossas prioridades são a formalização e o financiamento do sector da cultura
Há pouco mais de dois meses como titular da pasta da Cultura, na sua primeira grande entrevista ao Expresso das Ilhas, Augusto Veiga expõe as suas prioridades para o sector cujas palavras-chave são a formalização e o financiamento. O ministro sublinha que vai dar especial atenção à inclusão na cultura e anunciou a construção de um novo edifício para o Arquivo Histórico Nacional e de um Data Center para efectivar a transição digital com vista à digitalização de todo o acervo do Arquivo Histórico. Pelo tempo que tem pela frente, Augusto Veiga diz sentir-se um pouco pressionado, “mas nós vamos responder com trabalho, com assertividade e tentar fazer a diferença para haver uma melhoria e uma sustentabilidade a nível do sector, mas, sobretudo, também trazer um bocadinho mais de dignidade e respeito pela classe da Cultura e das Indústrias Criativas”.
Verbas arrecadadas nas feiras do livro podem ser revertidas para apoiar iniciativas editoriais locais
O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas anunciou hoje, no Mindelo, a possibilidade de as verbas arrecadadas nas feiras do livro serem usadas para apoiar iniciativas editoriais, tanto de cariz público, como privado.
Chris Borges apresenta exposição “Gotas de Vida” na ilha do Sal
A fotógrafa cabo-verdiana Chris Borges apresenta no sábado, 7, na ilha do Sal, a exposição “Gotas de Vida”. A exposição ficará patente ao público na Kasa d’Arti, em Santa Maria, até 13 deste mês.
Cidade da Praia acolhe XII Encontro de Escritores de Língua Portuguesa
A cidade da Praia acolhe a partir desta quinta-feira,05, até sábado, 8, o XII Encontro de Escritores de Língua Portuguesa sob o lema «Literatura, Liberdade e Inclusão», em homenagem ao centenário do nascimento de Amílcar Cabral e ao V centenário de Luís Vaz de Camões.
Construção da Identidade Nacional Cabo-Verdiana
A construção da identidade nacional cabo-verdiana foi um processo progressivo iniciado pela elite letrada e pela imprensa, que divulgou ideias de uma identidade crioula. Desde meados do século XIX, a tipografia e a imprensa periódica tornaram-se vitais para os cabo-verdianos, facilitando a formação de uma consciência de pertença a uma “comunidade política imaginária”, na expressão de Benedict Anderson (1983). A distinção entre “filhos-da-terra” e “reinóis” já era evidente desde o século XVII, alimentando um sentimento de diferença e identidade entre locais e colonizadores.
Totinho (I): O Saxofonista da música como Sopro da Alma e respiração da Cultura (In Memoriam)
António Domingos Gomes Fernandes, de nome artístico Totinho, nasceu em Cabo Verde, ilha de Santiago, no ano de 1964, e viria a falecer a 02 de Julho de 2024, na sua ilha natal. Homem movido desde a tenra idade pelo ascensional sopro de Bondade e cujas safras de suas ações estético-musicais a cultura cabo-verdiana profundamente regozijaria, Totinho é (e será no desocultar da temporalidade) uma figura cimeira no campo da formação e inspiração da sensibilidade artística do Povo Cabo-verdiano. O seu esforço criativo em prol da persistência em arte e cultura resplandece(rá) vigoroso sentido do Belo na celebração da vida do Povo destas ilhas, no seu aturado processo de vir-a-ser com o Outro no mundo intercultural que contemporaneamente vivemos.
A paixão em viagem de uma Tokatina
Há anos atrás, quando havia aniversários, jantares ou simplesmente porque a lua estava bonita, quem sabia tocar, trazia os seus violões para as salas e quintais das casas e tocava-se pela música, pelo prazer de estar com ela, que na verdade era o prazer dos presentes estarem juntos e partilhar a música da forma mais bela que ela se oferece – a pureza.
Tiolino faz o primeiro show do álbum “100 % Kabrer” em casa
O artista boavistense Tiolino lançou, na noite de sexta-feira, 28, no Centro de Artes e Cultura da sua ilha natal, o seu segundo CD de originais, “100 % Kabrer”, num show que fez vibrar os seus conterrâneos.
Cidade Velha já tem Plano Detalhado de Salvaguarda
O Plano Detalhado de Salvaguarda (PDS) de Cidade Velha é uma ferramenta abrangente que propõe a protecção dos edifícios históricos e patrimoniais, bem como dos desenhos urbanos e paisagísticos. Financiado pelo Banco Mundial, foi feito por um consórcio que integra uma empresa pública do Governo das Canárias, a Gesplan; uma empresa das Canárias, especializada em gestão do património, a Cultania; uma empresa de Cabo Verde especializada em infra-estruturas, a Sistema; e o Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura de Cabo Verde, o M_EIA. É gerido pelo Ministério das Infraestructuras, do Ordenamento do Território e Habitação (MIOTH), através do Instituto Nacional de Ordenamento do Território (INGT), em conjunto com o Instituto do Património Cultural (IPC) e a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago.
“A música é a arte de que gosto e estou sempre nela a transmitir as minhas mensagens” - Morgadinho
O instrumentista, cantor e compositor Morgadinho define a música como uma arte de que gosta, que está “num bom caminho” com a nova geração, que “tão bem tem sabido” levar a cultura cabo-verdiana além-fronteiras.
Figuras incontornáveis da cultura cabo-verdiana serão homenageadas com silhuetas
A cidade da Praia acolhe esta quarta-feira, 12, a apresentação pública de um conjunto de silhuetas em homenagem a figuras incontornáveis da cultura cabo-verdiana. O acto será presidido pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente.
Matilde Santos satisfeita com a retoma da Grande Feira do Livro
Mais de 50 mil títulos estarão disponíveis na Grande Feira do Livro que retorna numa organização do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através da Biblioteca Nacional de Cabo Verde e com co-financiamento do Instituto Camões. A abertura esteve a cargo do Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, num momento que foi antecipado por uma homenagem ao escritor, investigador e linguista, Manuel Veiga.
Actores apelam para maior apoio ao teatro
Celebrou-se, na passada quarta-feira, 27, o Dia Internacional do Teatro, e para assinalar a data o Expresso das Ilhas foi saber junto de alguns actores qual é a situação do teatro no nosso país. A saúde do teatro em Cabo Verde divide a opinião dos amantes desta arte cénica: há actores que acham que o teatro está a evoluir e outros dizem que não.
2023, o ano do regresso à normalidade
O ano de 2023 já está no fim, mas antes a Cidade da Praia recebeu dois shows do ano: Do Kriol Kings, na praia da Gamboa e do artista angolano Matias Damásio, no espaço da FIC. Na ilha do Sal aconteceu o show do artista Dynamo e seus convidados. O ano ficou marcado pela retoma de vários eventos culturais, a começar pelo Carnaval que voltou às ruas de Cabo Verde, com muita força. Outro evento muito aguardado que também voltou é o Kriol Jazz Festival.
Cabo Verde chora Sara Tavares
“O país está de luto”, “Cabo Verde acaba de perder uma ilustre figura”, “A tua luz alumiar-nos-á o caminho”, são algumas das frases das figuras cabo-verdianas que lamentam a morte da cantora e compositora luso-cabo-verdiana, Sara Tavares, nas redes sociais. Em Portugal, país onde nasceu, Sara Tavares foi lembrada por muitos amigos, colegas e nos programas da televisão.
Sugestões para fim-de-semana
Este fim-de-semana temos algumas sugestões. No interior da ilha de Santiago, um leque variado de actividades estão programadas entre esta sexta-feira e sábado, no quadro das comemorações da festa do Município de São Miguel. O Palácio da Cultura Ildo Lobo acolhe a abertura oficial da Recriação Histórica com “Espetáculo Folclórico Afro-Diáspora” no âmbito da comemoração dos 50 anos de independência da Guiné-Bissau.
XIV Conferência de Chefes de Estado e de Governo: o reforço de um roteiro para o IILP e outras considerações
A Declaração Final da XIV Conferência de Chefes de Estado e Governo da CPLP, na qual, a convite da Presidência santomense, que se saúda, tivemos a honra de participar, para além de evidenciar a ampla e renovada dinâmica de concertação e de cooperação entre os países da CPLP, encerra para o Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) uma relevância particular, ao dedicar-lhe 4 dos seus pontos.
O potencial só tem valor se for transformado em desenvolvimento
Ficou conhecido por ser o rosto do programa Na Roça com os Tachos, transmitido pela RTP-África, sempre gravado em diferentes roças de São Tomé e Príncipe e onde se apresentava receitas feitas com ingredientes da terra. Famosa é também a frase com que terminava sempre: “Façam o favor de ser felizes” – Mas João Carlos Silva é muito mais, é empreendedor, é artista plástico e é um dos coordenadores da transformação que se espera na roça de Água Izé, juntamente com Leão Lopes, reitor do M_EIA. Partindo da realidade social e cultural de São Tomé e Príncipe e de Cabo Verde, foi criado o projecto Entreposto das Artes, traduzido num amplo programa de troca de saberes e de consolidação de práticas culturais geradoras de futuro e com renda sustentável para pessoas e comunidades, financiado pela União Europeia e gerido pelo Instituto Camões,
Morreu Daniel Monteiro
Morreu Daniel Monteiro, produtor e agente associativo mindelense. A informação foi avançada esta tarde, na página de Facebook da Associação Artística e Cultural, Mindelact.
Indira Lima considera que o balanço do BA-Cultura é positivo, pela sua evolução de ano para ano
Lançado em 2017, o programa Bolsa de Acesso à Cultura (BA-Cultura) completa este ano seis anos de existência. Neste sentido, o Expresso das Ilhas conversou com a coordenadora do BA-Cultura, Indira Lima, para saber da evolução do programa e dos ganhos conseguidos durante todos esses anos. As candidaturas para o programa BA-Cultura que se destinam às escolas, associações e ONGs de cariz cultural, estão abertas até 31 deste mês. O orçamento para este ano, conforme Indira Lima é de 26.651.503 escudos.
mais