Artigos sobre Afrosondagem
Cabo Verde com resultados positivos no combate à Covid-19 – Afrosondagem
Os dados da Afrosondagem referentes ao nono round do inquérito sobre a qualidade da democracia e da governação em Cabo Verde, sobre o tema Covid-19, apontaram que 86% dos cabo-verdianos avaliaram positivamente o Governo no combate à pandemia da Covid-19 e a nível dos PALOP o país se destaca com 90% da população com duas doses de vacina.
Uma leitura da Democracia Cabo-Verdiana com base em indicadores
“As democracias estão em declínio ou estagnadas diante de um contexto global em rápida mudança. Mesmo os países anteriormente considerados democracias ‘estabelecidas’ têm vulnerabilidades que não podem ser ignoradas. Ao mesmo tempo, os regimes democráticos não defenderam de forma convincente que podem oferecer o que as pessoas precisam” O Estado Global da Democracia 2022 - Instituto Internacional para Democracia e Assistência Eleitoral (IDEA)
Cresce a confiança nas instituições em Cabo Verde
Inquérito realizado pela Afrosondagem e divulgado esta segunda-feira, mostra que a confiança dos cabo-verdianos nas instituições aumentou.
PAICV diz que aumento da percepção da corrupção é preocupante
Para o PAICV, o aumento considerável de percepção da corrupção e a avaliação negativa do seu combate no país é muito preocupante uma vez que mexe com a liberdade, com a democracia e mexe com o estado de direito democrático.
Desempenho do governo é apenas um dos factores que pesam na intenção de voto
Não há uma relação directa entre a avaliação do desempenho do governo e as intenções de voto. Isto porque a avaliação do desempenho do governo é apenas uma das variáveis que o eleitor tem em consideração no momento em que pensa em que partido vai votar.
A pandemia afectou a todas. Mas a umas mais do que a outras
Primeiro foi o medo, a incerteza do que a doença trazia. Logo a seguir, o encerramento do país e o confinamento. Uma situação completamente nova que alterou a arte de malabares das famílias, na conjugação trabalho-casa-estruturas de apoio social. Deu-se, depois, a “abertura” tímida e o retorno de uns a um pouco de “normalidade”. Outros continuam no limbo, à espera que os locais de trabalho reabram. Muitos parados. Demasiados ainda sem rendimento. Homens e mulheres. Elas mais do que eles. E entre elas, umas mais do que outras.
Elas, eles e o trabalho em tempos de pandemia
A COVID-19 trouxe um aumento das desigualdades de género, em várias vertentes. Com a ruptura do tecido de apoio ao cuidado e escolarização das crianças, há uma dupla jornada sobreposta nas famílias, em que elas são as mais prejudicadas. Contudo, nem tudo são más notícias. Em Cabo Verde, nos centros urbanos, assistiu-se a um aumento da participaçao dos homens nesses cuidados, um aspecto positivo a potencializar.
ESTUDO AFROSONDAGEM : Maioria dos cabo-verdianos aprova medidas do governo
O estudo teve como objectivo dotar o Governo de informações credíveis sobre o impacto das medidas de prevenção da COVID-19 em Cabo Verde. Para efeitos do inquérito, foi calculado uma amostra aleatória de 1.352 indivíduos com idade superior aos 18 anos, distribuídos por cinco grandes domínios geográficos: Praia e interior de Santiago na Ilha de Santiago, S. Vicente, Sal e Boa Vista.
Destaques da edição 965
Nesta edição, o Expresso das Ilhas destaca o estudo da Afrosondagem: Maioria dos cabo-verdianos aprova medidas do governo. Os dados do inquérito da Afrosondagem revelam que em média, 91% dos cabo-verdianos concordam com as medidas implementadas pelo Governo durante este período.
92% dos cabo-verdianos considera medidas de prevenção à propagação da COVID-19 apropriadas
92% dos cabo-verdianos considera apropriadas ou totalmente apropriadas as medidas de prevenção à propagação da COVID-19 adoptadas pelo Governo. Os dados são de um estudo realizado no mês de Maio, pela Afrosondagem.
Encruzilhada
Na semana passada foi apresentado ao público um inquérito às empresas nacionais realizado pela Afrosondagem sobre os efeitos da covid-19 na actividade empresarial e sobre sua satisfação em relação às medidas adotadas pelo Governo para minimizar a crise económica. Foi uma boa iniciativa. Devia-se dar continuidade com um inquérito similar que recaísse sobre o universo das gentes nas ilhas numa outra perspectiva. Seria para compreender o impacto que os estados de emergência têm tido sobre as populações no aspecto económico, familiar e até emocional.
UCID não ficou surpreendida com resultados do estudo da Afrosondagem
O líder da UCID, António Monteiro, disse quinta-feira que não ficou surpreendido com os dados avançados pela Afrosondagem sobre a qualidade da democracia e governação em Cabo Verde.
MpD reconhece necessidade de aprofundar contactos com a população
O secretário-geral do Movimento para a Democracia, Miguel Monteiro, reconheceu hoje que há necessidade de o seu partido intensificar os contactos com a população, porque, diz, o “povo tem sempre razão”.
PAICV diz que dados da Afrosondagem confirmam “desnorte do Governo”
A presidente do PAICV, Janira Hopffer Almada, considera “muito preocupante” o facto de, apenas dois anos depois, os cabo-verdianos considerarem que a governação do país vai no sentido errado.
José Maria Neves aconselha desgovernamentalização dos órgãos dirigentes da Comunicação Social
Desgovernamentalizar a nomeação dos órgãos dirigentes da comunicação social pública é para José Maria Neves uma das iniciativas que deve ser retomada pelo executivo do seu sucessor na promoção da liberdade de imprensa.
Três em cada quatro cabo-verdianos estão descontentes com a democracia no país
Um total de 76% dos cabo-verdianos diz estar pouco ou nada satisfeito com o funcionamento da democracia em Cabo Verde. Um descontentamento que tem vindo a aumentar desde os anos anteriores, sendo que em 2014 essa insatisfação era expressada por 65% da população.
mais