Artigos sobre Amílcar Spencer Lopes
“O saudoso Presidente Mascarenhas Monteiro terá sempre, segura, indiscutivelmente e por mérito próprio, um lugar cativo, na galeria das grandes figuras históricas de Cabo Verde”
O primeiro Presidente da II República completaria na próxima sexta-feira, 16 de Fevereiro, 80 anos de idade. Esta efeméride deu o mote à entrevista com Amílcar Spencer Lopes que foi o Presidente da Assembleia Nacional que conferiu posse ao antigo Presidente da República. Spencer Lopes recorda o estadista como um democrata convicto e coerente e um exemplo de rigor, exigência, visão de longo prazo e solidariedade social e institucional. “Ele era um homem de grandes qualidades: era inteligente, ponderado, discreto e, de mais a mais, uma pessoa bem formada e culta. Tinha, por isso, uma grande autoridade moral”, acentua Amílcar Spencer Lopes.
Edição 1159
Os festejos do Carnaval ocupam, naturalmente, a manchete desta edição do Expresso das Ilhas.
Edição 1146
A manchete da edição desta semana do Expresso das Ilhas é feita com a entrevista a Nilton Santos, Presidente do Conselho de Administração da empresa Águas de Santiago.
“O Exemplo de Baltasar Lopes”, apresentado por Amílcar Spencer Lopes
Para celebrar o dia do nascimento do seu patrono e integrado nas comemorações do Dia do Professor Cabo-verdiano, a Escola Secundária Baltasar Lopes, na Ribeira Brava, São Nicolau, convidou Amílcar Spencer Lopes, para fazer uma palestra sobre Baltasar Lopes (BL). Spencer Lopes elegeu “O Exemplo de Baltasar Lopes”, como tema da sua comunicação. Com a devida autorização do autor, o Expresso das Ilhas transcreve dois extractos dessa comunicação, feita no dia 21 de Abril, como forma de relembrar esse ilustre professor, jurista e literato, que nasceu em 23 de Abril de 1907 e faleceu a 28 de Maio de 1989. Note-se que os números citados no texto ora publicado referem-se à lista bibliográfica do autor.
Amílcar Spencer Lopes apresenta “Ilha Formose e outras mornas” em Portugal
O autor, Amílcar Spencer Lopes, apresenta esta sexta-feira, 03, o seu livro intitulado “Ilha Formose e outras mornas", no Centro Cultural de Cabo Verde, em Portugal. A obra foi apresentada em Março do ano passado, na Cidade da Praia.
“Páginas de um Tempo Pretérito” da autoria de Lopes Talaia é apresentado esta sexta-feira na Biblioteca Nacional
Depois da sua ilha natal São Nicolau é a vez da Cidade da Praia receber o lançamento do primeiro livro de poemas de Lopes Talaia, pseudónimo do diplomata, político, jurista e compositor Amilcar Spencer Lopes. A apresentação estará a cargo de Antonieta Lopes e de Carlos Bellino Sacadura.
Edição 1071
Manchete para o regresso das Festas Juninas a Cabo Verde.
Para uma linha de investigação sobre a música cabo-verdiana (II)
Os primeiros artigos publicados, no passado, em periódicos nacionais sobre a música cabo-verdiana, no domínio da investigação, não representam mais do que pronunciamentos circunstanciais e dispersos e podem enquadrar-se nalguma forma de “pioneirismo”, na ausência de melhores antecedentes históricos.
Lançamento de livro : “Ilha Formose e outras mornas”, da autoria de Miquinha apresentado esta quinta-feira na Praia
O livro “Ilha Formose e outras mornas”, de Amilcar Spencer Lopes, “Miquinha”, uma compilação de 19 mornas, terá a primeira apresentação pública esta quinta-feira, no Auditório do BCA/Garantia/A Promotora, na Praia.
Destaques da edição 954
Nesta edição, o Expresso das Ilhas destaca a entrevista com Carlos Santos, Ministro do Turismo e Transportes: Não podemos continuar a ter turismo sem o sector empresarial nacional.
Dia Nacional dos Direitos Humanos: As conquistas e os desafios à dignidade das pessoas
Há datas que se juntam sem ser por acaso. É o que acontece com o Dia Nacional dos Direitos Humanos, este ano comemorado pela primeira vez em Cabo Verde. O dia escolhido, 25 de Setembro, é o mesmo que assinala a entrada em vigor da Constituição de 1992, quando os direitos humanos foram efectivamente integrados na Lei Magna do país.
Recomendação para ouvir: “Cântico da Liberdade” nas cordas de um violão
Diz o dicionário que a palavra hino significa canto, música em louvor de um país.
mais