Artigos sobre Jovens

Governo aumenta bonificação dos juros para crédito habitacional de 2% para 50%
O Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, anunciou hoje que a bonificação de juros de crédito para aquisição e construção de casa própria vai aumentar de 2 para 50% de modo a incentivar a habitação jovem e reforçar o apoio à população com créditos habitacionais.

Jovens adiam independência devido ao custo de vida
Aos 30 anos, muitos jovens cabo-verdianos ainda vivem com os pais – não por escolha, mas por necessidade. Estes apontam que o alto custo de vida, os baixos salários ou até mesmo o desemprego geram dificuldades em garantir habitação própria, ou alugado. Mesmo aqueles que já constituíram família enfrentam obstáculos para sair da casa dos pais, criando um cenário social onde diferentes gerações partilham o mesmo teto por mais tempo do que o esperado.

Edição 1212
Destaque de manchete para a entrevista com Lawrence Gonzi, antigo primeiro ministro de Malta que esteve em Cabo Verde a convite do governo.

Jovens da UE queixam-se de custo de vida e de desinformação
A maior parte dos jovens da União Europeia (UE 40%) considera o aumento do custo de vida como uma preocupação de futuro e 76% dizem já ter sido expostos a desinformação, divulga o Eurobarómetro.

Casa Lata: Jovens criam projecto que visa transformar o bairro de marginalizado em inspirador
Casa Lata, um bairro da capital, outrora visto como um espaço marginalizado, está agora no centro de uma mudança impulsionada pela força e pelo sonho das suas próprias crianças e jovens.

Lançado estudo para alinhar políticas às aspirações dos jovens
Estudo apresentado hoje vai identificar as competências e aspirações dos jovens, no país e na diáspora, com o objectivo de alinhar as políticas públicas e projectos para o crescimento económico e redução da pobreza.

Uso de estimulantes sexuais por parte dos jovens preocupa especialistas
O uso de estimulantes sexuais sem prescrição médica na camada mais jovem da população cabo-verdiana tem sido motivo de alerta e preocupação de especialistas que lidam com este assunto.

Governo inicia construção de habitações sociais em Palha Sé para jovens e famílias
A Ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, anunciou o arranque iminente de 66 novas habitações sociais em Palha Sé, projectadas para jovens e famílias dos grupos 1 e 2.

O Cabo Verde que os jovens esperam em 2025: mais oportunidades, menos desigualdades
Saúde pública, educação, emprego e segurança são os principais desejos dos jovens cabo-verdianos para 2025. Em meio a desafios como o alto custo de vida, falta de oportunidades e desinteresse na política, esperam maior inclusão nas decisões do país, melhores condições para empreender e mudança no sistema educativo.

Edição 1206
No primeiro número de 2025 o Expresso das ilhas faz manchete com três entrevistas que procuram lançar um olhar sobre o ano que agora começa.

“Promessas não cumpridas fazem-nos sentir que o voto não faz diferença”
A poucos dias das eleições autárquicas, marcadas para este domingo, dia 1, muitos jovens mostram-se desmotivados a participar no processo eleitoral. A razão apresentada é frequente: o ceticismo em relação às promessas feitas por políticos e não cumpridas ao longo dos anos. Para muitos, a sensação de que o seu voto não tem impacto tem levado ao aumento da abstenção entre as novas gerações.

Taxa de desemprego desce para 8,8% no 2.º trimestre de 2024
Dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) revelam que, no segundo trimestre de 2024, a taxa de desemprego em Cabo Verde foi de 8,8%, enquanto a taxa de sub-utilização do trabalho atingiu 28,8%.

Taxa de desemprego fica em 8,8% no 2.º trimestre de 2024
Dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) revelam que, no segundo trimestre de 2024, a taxa de desemprego em Cabo Verde foi de 8,8%, enquanto a taxa de subutilização do trabalho atingiu 28,8%.

PM reconhece necessidade de se criar condições para fixar jovens
Ulisses Correia e Silva reconheceu hoje a necessidade de se criar condições para fixar os jovens no país, numa altura em que muitos estão a ir para o exterior, sobretudo para Portugal.

Retrato social de um país ainda demasiado pobre
Cabo Verde é um país deprimido, onde muitas famílias não têm comida em casa, e onde a pobreza, aliada à falta de oportunidades, está a exacerbar problemas antigos, trazendo comportamentos desviantes para idades cada vez mais jovens. É também um país em debandada, com uma emigração de contornos diferentes da de outras épocas, e onde, dos gabinetes, não se ouve as vozes das ruas. Estes são alguns traços do retrato pintado pelo psicólogo Jacob Vicente e o líder comunitário Gerson Pereira, na Praia, a quem se junta Salvador Mascarenhas, do movimento Sokols, em São Vicente. Mas há também algumas notas positivas…

Suspeita de overdose levanta questionamento sobre acesso às drogas
12 jovens do bairro de Calabaceira deram entrada no passado dia 9 no Hospital Universitário Agostinho Neto com um quadro clínico que apontava como suspeita de overdose, alegadamente por cocaína. Embora este tipo de caso não seja recorrente, o incidente levanta questionamentos sobre o “acesso” a substâncias ilícitas entre os jovens.

Edição 1159
Os festejos do Carnaval ocupam, naturalmente, a manchete desta edição do Expresso das Ilhas.

As expectativas dos jovens para 2024
Envolvidos por anseios e aspirações, os jovens cabo-verdianos reflectem sobre as vivências de 2023 e antecipam com esperança as possibilidades de 2024. Confrontados com desafios como desigualdade social, falta de emprego e questões de segurança, esta geração anseia por mudanças significativas e oportunidades que impulsionem um futuro promissor em Cabo Verde.

Edição 1153
Na edição desta semana o Expresso das Ilhas lança um olhar sobre o que pode vir a ser o ano que agora começa ao entrevistar Jacintos Santos, ex-presidente da Câmara Municipal da Praia, o economista João Estêvão e o embaixador Fernando Whanon.

Para o primeiro-ministro, OE 2024 é realista e que responde ao contexto actual
Chefe do Governo iniciou, esta segunda-feira, o Ciclo de Conferências sobre o Orçamento do Estado para 2024, que tem como objectivo apresentar os detalhes sectoriais – o ciclo vai decorrer até ao dia 7 do próximo mês. Para o primeiro-ministro, este é um orçamento focado na recuperação e dinamização da economia; no rendimento das famílias e na inclusão e proteção social; na formação, qualificação e empregabilidade dos jovens e no desenvolvimento local, que aposta no aumento da resiliência do país e em transformações estruturais de médio e longo prazo.
mais