Artigos sobre desemprego

Plano de estímulo é teste para Joe Biden
O Governo de Joe Biden tem pela frente o seu primeiro teste de fogo político com a tentativa de aprovação no Senado, na sexta-feira, do plano de recuperação da economia norte-americana, dizem analistas.

Covid-19: Ilha do Sal com 40% dos desempregados durante a pandemia em Cabo Verde
Mais de 40% dos trabalhadores que perderam o emprego a nível nacional em 2020, durante a pandemia de covid-19, são da ilha do Sal, segundo dados do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) consultados hoje pela Lusa.

Sem Carnaval o Rio de Janeiro registará perdas económicas nunca vistas
O Rio de Janeiro está vazio e sem turistas, com os hotéis a funcionarem condicionados, nas vésperas do Carnaval. A pandemia levou ao cancelamento da festa mais icónica do Brasil e deixou sem sustento milhares de pessoas.

Saúde e desemprego são os maiores riscos a curto prazo - relatório Fórum Económico Mundial
Doenças infecciosas e problemas de subsistência são as ameaças mais imediatas que inquietam líderes económicos e políticos, um resultado da pandemia covid-19, de acordo com relatório anual sobre riscos globais do Fórum Económico Mundial divulgado hoje.

Desemprego bate recorde e afecta 14,3% da população do Brasil
O desemprego no Brasil afetou 14,3% da população economicamente ativa em agosto, percentagem que aumentou devido à pandemia de covid-19, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No total, já são 13,7 milhões de pessoas desempregadas no Brasil, a maior taxa registada desde maio, quando o Governo passou a medir o desemprego com base nos efeitos da crise provocada pela covid-19.

COVID-19: Cabo Verde com 150 mil empregos em risco devido à pandemia – Vice-PM
O ministro das Finanças, Olavo Correia, admitiu hoje que a pandemia de COVID-19 está a colocar “em risco” 150 mil empregos no arquipélago, sendo necessária uma intervenção “muito forte” do Estado para travar o desemprego “em massa”.

Cabo Verde perde 20 mil empregos e taxa de desemprego dispara para os 20% - Previsão
A crise económica provocada pela pandemia de COVID-19 deverá levar à perda de 19.800 empregos em Cabo Verde este ano, com a taxa de desemprego a disparar para perto de 20%, prevê o Governo.

Destaques da edição 970
Nesta edição, o Expresso das Ilhas destaca o orçamento rectificativo: Mais 2 milhões de contos e prioridade para a saúde. A crise sanitária traduziu-se num choque negativo para a actividade económica global e Cabo Verde não ficou imune à crise.

Desemprego a 11,3% em 2019
Dados foram divulgados, esta manhã, pelo Instituto Nacional de Estatística. Em 2019 a taxa de desemprego foi de 11,3%. Desemprego jovem e subemprego diminuíram no segundo semestre.

COVID-19 já deixou 10 milhões de americanos no desemprego
Só na última semana cerca de 6,6 milhões de pessoas nos EUA pediram subsídio de desemprego, diz o The New York Times que cita fontes da administração norte-americana.

Emprego cresceu 5,8% no primeiro semestre de 2019. Sub-emprego também cresceu
Números avançados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) apontam para a criação de mais 11.300 empregos no primeiro semestre de 2019, em comparação com o mesmo período de 2018.

“Desemprego continua a ser a grande preocupação da câmara” – Augusto Neves
O presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, considerou o desemprego “a grande preocupação” da autarquia, mas lembrou que desde o primeiro orçamento o objectivo foi sempre a sua redução.

Uma década em números
Numa década muito muda e os números ajudam a perceber as mudanças que ocorrem. Compilámos algumas estatísticas que mostram a evolução de Cabo Verde ao longo dos últimos 10 anos, do PIB ao número de empresas, passando pela Incidência da Pobreza, a confiança e satisfação que os cabo-verdianos em relação à democracia ou a taxa de acesso à internet.

PAICV questiona se estagiários estão nas estatísticas do emprego, MpD mostra caminho certo
O PAICV questionou hoje se os estagiários estão contemplados nas estatísticas do emprego, enquanto o MpD aponta os dados como prova de que o governo está no "caminho certo", com a redução da taxa de desemprego para 10,7% no primeiro semestre.

Desemprego diminui, subemprego aumenta
A taxa de desemprego diminuiu de 12,2%, em 2018, para 10,7%, no primeiro semestre de 2019, representando uma redução de 1,4 pontos percentuais relativamente ao ano passado. Em sentido contrário, a taxa de subemprego aumentou 7,0 pontos percentuais (p.p.).

Governo quer reduzir para 20 mil o número de jovens desempregados até 2021
O Governo pretende reduzir para 20.000, em 2021, o número de jovens sem Emprego, sem Educação e sem Formação, correspondendo a 10% do total dos jovens do país, com investimentos nos programas de formação e de estágios profissionais, nas políticas de acesso e inclusão à educação, nas políticas de promoção e incentivos ao empreendedorismo jovem e na dinâmica do crescimento económico.

FIDEL DE PINA: Quem se abstem, depois não pode reclamar
Desemprego, precariedade laboral, habitação, educação. Estes são os principais constrangimentos que os jovens enfrentam em Cabo Verde, na análise do líder da JPAI, Fidel de Pina. Licenciado em Direito e Ciências Jurídicas e presidente da Juventude do Partido Africano para a Independência há dois anos, Fidel de Pina chama ainda a atenção para o possível aparecimento de movimentos populistas no país, fenómeno global que pode chegar ao arquipélago a qualquer momento.

Vendedores driblam desemprego e garantem renda na praia de Kebra Canela
Durante o Verão, o areal da Praia de Kebra Canela, na cidade da Praia, está quase sempre cheio, lotado de banhistas. De domingo a domingo. Esta enchente tem sido aproveitada por quem esteja desempregado, ou ainda queira ter uma renda extra. Enfim, uma boa oportunidade para ganhar dinheiro, vendendo gelados, água de côco, pão com doce, por exemplo.

Brava em números
Comemora-se hoje, 24 de Junho, o dia do município da Brava. Para assinalar a data o Instituto Nacional de Estatística (INE), apresenta alguns dados sobre a ilha.

José Luís Neves propõe entidade independente para regular concursos públicos laborais
O economista e secretário-geral da Câmara de Comercio do Sotavento (CCS), José Luís Neves, defende a criação de uma entidade independente para regular os concursos públicos de acesso ao trabalho.
mais