Artigos sobre BCN

BCN distinguido como Melhor Banco Comercial em Cabo Verde pela International Banker
O Banco Caboverdiano de Negócios (BCN) foi distinguido como o Melhor Banco Comercial em Cabo Verde pela revista International Banker, no âmbito dos International Banker Awards 2025.

Luís Vasconcelos Lopes, PCE do BCN: “Não se chega a esta indústria e se cresce de forma desmesurada, cresce-se de forma sustentada”
O Banco Cabo-verdiano de Negócios foi recentemente considerado pela International Banker o melhor banco comercial em Cabo Verde. Na semana em que foram apresentados os resultados financeiros e operacionais, o Expresso das Ilhas falou com Luís Vasconcelos Lopes, Presidente da Comissão Executiva do BCN.

BCN atinge marcos históricos em 2024 e ultrapassa 40 milhões de contos em ativos
O Banco Cabo-verdiano de Negócios (BCN) consolidou-se como um dos principais actores do sector bancário nacional. A instituição financeira atingiu marcos históricos em 2024, com destaque para a triplicação do volume de depósitos, que ascenderam a 31,4 milhões de contos, e a ultrapassagem da fasquia dos 40 milhões de contos em activos totais.

Edição 1128
Destaque de manchete nesta edição para a entrevista com o ministro da Saúde, Jorge Figueiredo.

BCN inaugura agência em Sucupira
Na passada sexta-feira, dia 14 de fevereiro, o BCN – Banco Caboverdiano de Negócios, S.A., o único banco privado com 100% de capital nacional a operar em Cabo Verde, inaugurou a sua nova agência na Cidade da Praia, no Centro Comercial “Shopping Cidades" localizada em Sucupira, um dos pontos mais dinâmicos e emblemáticos da capital cabo-verdiana.

BCN reforça proximidade com clientes com nova agência no Sucupira
O Banco Caboverdiano de Negócios (BCN) inaugura hoje a sua nova agência na Cidade da Praia, localizada no Centro Comercial Shopping Cidades, em Sucupira, um dos pontos comerciais mais movimentados da capital. A nova agência do BCN pretende proporcionar maior acessibilidade, comodidade e eficiência aos seus clientes, permitindo-lhes realizar operações bancárias com segurança, conveniência e agilidade.

Turismo puxa pela economia no segundo trimestre
Economia cabo-verdiana cresceu, entre Abril e Junho deste ano, mas menos do que nos primeiros três meses de 2024, referem os indicadores económicos e financeiros, publicados pelo Banco Central. Entretanto, segundo o relatório de supervisão comportamental, o BCV recebeu, em 2023, 211 reclamações dos consumidores financeiros – 197 relacionadas com o sector bancário e 14 com o segurador.

Actividade económica moderada no primeiro trimestre do ano
Relatório publicado pelo Banco Central – de Maio – mostra que a dinâmica económica interna foi mais fraca, com pouca procura e o investimento a encolher. O consumo deve também permanecer regrado e há ainda um abrandamento do turismo.

Cabo Verde tem quatro bancos de importância sistémica
Cabo Verde tem quatro bancos de importância sistémica, sujeitos à constituição de reservas de conservação para absorver impactos, de acordo com a sua importância, segundo a avaliação feita pela primeira vez pelo Banco de Cabo Verde (BCV).

Ministro enaltece robustez do sistema financeiro, após suspensão do leilão do INPS
O ministro do Estado, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social assegurou que apesar da suspensão do leilão do INPS proposta pelo Banco de Cabo Verde, o sistema está operando normalmente, demonstrando a robustez do sistema financeiro e sua regulamentação.

BCN inaugura nova agência em Santa Cruz
O Banco Cabo-verdiano de Negócios (BCN) celebra um marco significativo com a inauguração de sua nova agência em Santa Cruz, Santiago, reafirmando seu compromisso com a comunidade e o desenvolvimento e serviço de excelência.

“Em 2023 concedemos à economia cabo-verdiana mais de 26 milhões de contos”
A história do BCN remonta a Fevereiro de 1996 altura em que o Banco Totta & Açores, de Portugal, abriu uma sucursal na Cidade da Praia. A sucursal passou a Banco de direito cabo-verdiano, com a denominação de BTCV – Banco Totta de Cabo Verde, em Janeiro de 2003, abrindo mais duas agências no Mindelo e na Assomada. Com a criação do BTCV começa uma nova fase do Banco que viria a culminar com a aquisição, em Outubro de 2004, da totalidade do seu capital, pela empresa cabo-verdiana SEPI – Sociedade de Estudos e Promoção de Investimentos, S.A. Com essa negociação surge assim o primeiro Banco privado e 100% cabo-verdiano em toda a história do sistema financeiro nacional. Em Fevereiro de 2005, por razões de ordem estratégica, a SEPI, decide alterar a denominação do Banco passando, a partir dessa data a chamar-se BCN – Banco Caboverdiano de Negócios. Em Fevereiro de 2007, o BCN e o Banif estabeleceram uma parceria estratégica, que vai contribuir para um reposicionamento do BCN no mercado cabo-verdiano da banca. A 24 de Março de 2017, a ÍMPAR adquire a posição accionista que o Banif detinha no BCN, correspondente a 51,7% das acções, concluindo assim as negociações que já vinham decorrendo desde Dezembro de 2016, voltando a colocar o BCN como o único Banco em Cabo Verde com capital e gestão 100% cabo-verdianos. Esta entrevista com o PCE do Banco não é para falar do passado, mas sim do futuro, de fora só ficou a questão INPS porque o BCN diz que nessa matéria “aguardará serenamente as conclusões do inquérito instaurado pelo Banco Central e que acatará sem reservas as orientações que lhe vierem a ser comunicadas pela Autoridade de Regulação do Sistema Financeiro”.

Todos contra um que só tem o apoio do sindicato
Leilão do INPS provocou três dias frenéticos, com comunicados atrás de comunicados – e uma conferência de imprensa da secretária-geral da UNTC-CS pelo meio, que não ajudou a acalmar a situação. Banca não gostou, BCV também não, INPS garante que só quer melhorar a rentabilidade da sua carteira. Agora, o Banco Central quer alterar as regras para evitar instabilidade financeira da banca cabo-verdiana.

Governo aguarda parecer sobre leilões da previdência “nos próximos dias”
O ministro das Finanças, Olavo Correia disse esta quinta-feira que espera receber “nos próximos dias” as conclusões do banco central sobre a averiguação aos leilões de depósitos do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).

Omissões pagam-se caro
Na quinta-feira passada, dia 18 de Janeiro, a secretária geral da UNTC-CS e membro do conselho directivo do INPS, em entrevista à rádio pública, defendeu que o INPS tinha toda a legitimidade para promover o leilão dos depósitos.

Edição 1156
Na edição desta semana do Expresso das Ilhas fazemos manchete como a entrevista a Luís Vasconcelos, Presidente da Comissão Executiva (PCE) do BCN.

BCN diz que cumpriu orientação do Banco de Cabo Verde
Administração do Banco Caboverdiano de Negócio repudia declarações da Secretária-Geral da UNTC-CS, “só poderão ter resultado uma ignorância profunda sobre os factos deveras ocorridos, revelando não ter capacidade para opinar sobre esta matéria de relevância nacional, ou pior ainda, de clara má-fé”, afirma em comunicado.

BCN termina 2022 com resultado líquido superior a 519 milhões de escudos
O Banco Cabo-Verdiano de Negócios (BCN) registou lucros superiores a 519 milhões de escudos em 2022, um crescimento de quase 17% face ao ano anterior, indica o relatório e contas da instituição, consultado hoje pela Lusa.

BCN inaugura agência e espaço do emigrante em São Filipe
O Banco Cabo-verdiano de Negócios (BCN), inaugurou na passada sexta-feira, 21, um edifício na ilha do Fogo, onde irão funcionar a Agência de São Filipe e o Espaço do Emigrante.

BCN inaugura nova agência na Praia
Banco Cabo Verdiano de Negócios inaugurou uma nova agência em Achada Santo António.
mais