Artigos sobre caixa económica
Cabo Verde tem quatro bancos de importância sistémica
Cabo Verde tem quatro bancos de importância sistémica, sujeitos à constituição de reservas de conservação para absorver impactos, de acordo com a sua importância, segundo a avaliação feita pela primeira vez pelo Banco de Cabo Verde (BCV).
Estado coloca 13.535 acções da CAIXA disponíveis no Mercado Secundário
O Estado de Cabo Verde coloca no mercado secundário, 13.535 ações da CAIXA, ao preço de 4.079$/acção, no seguimento da Oferta Pública de Venda.
Começa uma nova era com a venda de 27,44% de acções do Estado na Caixa Económica – Governo
O Governo afirmou hoje que a venda de 27,44% de acções do Estado na Caixa Económica representa uma nova era e é um “sinal inequívoco” de que Cabo Verde vive um bom momento de confiança das famílias e dos operadores económicos.
OPV da participação do Estado no capital social da Caixa com mais de 400 ordens dadas – BVC
A oferta pública de venda (OPV) na Bolsa de Valores para a venda dos 27,44% das acções do Estado no capital da Caixa Económica de Cabo Verde (Caixa), aberta desde 11 de Janeiro, já conta com mais de 400 ordens dadas.
“A imprevisibilidade continua. Vai ser um ano tenso”
Com a volatilidade a persistir nas relações internacionais, a incerteza económica deverá continuar em 2024. Para o presidente da Câmara de Comércio de Barlavento, Jorge Maurício, tal obriga a uma gestão atenta e dinâmica. Do Estado, espera uma administração mais célere, capaz de acompanhar o tempo dos negócios. A aguardar mexidas no Código Laboral, deseja que estas tragam mais produtividade e menos absentismo. Sobre o programa de privatizações, o líder associativo realça a necessidade de se chamarem parceiros internacionais, capazes de dar escala, e destaca o papel que pode estar reservado aos empresários nacionais.
Edição 1154
Na edição desta semana continuamos a tentar perceber como vai ser 2024 e, desta vez falamos sobre as expectativas do sector privado.
Caixa Económica de Cabo Verde com novo lucro recorde de 1,2 milhões de contos em 2022
A Caixa Económica de Cabo Verde, estatal e um dos maiores bancos do país, registou um novo lucro recorde de 1,2 milhões de contos no ano passado, um aumento de 27% face a 2021, segundo a instituição.
“É a digitalização que permite ao sector financeiro satisfazer as novas exigências”
Dinheiro digital, criptomoedas, fintech, blockchain, NFTs, e-commerce. Os conceitos que juntam dinheiro, tecnologia, investimento, compras online e formas de pagamento não são novidade, mas tendem a dar saltos evolutivos em momentos de crise. As Bitcoins foram criadas no seguimento da crise financeira de 2008 e mais recentemente a pandemia teve um papel acelerador nos meios de pagamento por aproximação. Para perceber como funciona a tecnologia financeira e quais os desafios e as potencialidades de Cabo Verde, o Expresso das Ilhas falou com Antão Chantre, administrador executivo da Caixa Económica e antigo director-geral da SISP – Sociedade Interbancária e Sistemas de Pagamentos.
Visão e perseverança
Os efeitos da guerra na Ucrânia já se fazem sentir terrivelmente nos preços de todos os produtos a começar pelos combustíveis e bens alimentares. Inaugura-se um novo período de preços voláteis em produtos essenciais devido a tensões geopolíticas e a escassez no mercado a ponto de ruptura de stocks por razões que têm a ver com a diminuição da oferta na origem e por constrangimentos logísticos no transporte e na distribuição.
Prisão preventiva para suspeito do assalto à agência bancária em São Vicente
O Tribunal da Comarca de São Vicente decretou prisão preventiva ao suspeito de roubar mais de mil contos durante um assalto, à mão armada, a uma agência da Caixa Económica em São Vicente, anunciou hoje a Polícia Judiciária.
Homem invade agência bancária em São Vicente
Um homem invadiu na manhã de hoje as instalações da agência da Caixa Económica, em Fonte Cónego, arredores de Mindelo.
Um mês de trabalho e de polémicas
Em pouco mais de um mês a Cabo Verde Interilhas já transportou mais de 60 mil passageiros e 4 mil veículos em 500 viagens completas entre as diversas ilhas do país e os dados a que o Expresso das Ilhas teve acesso mostram ainda que a empresa quer chegar ao final do ano com mais de 200 mil passageiros transportados nas diferentes linhas marítimas.
Destaques da edição 919
Nesta edição, o Expresso das Ilhas destaca a entrevista com o Ministro das Finanças, Olavo Correia, no rescaldo do Cabo Verde Investment Forum 2019: É preciso fazer mais e falar menos.
Estado compra participação da Geocapital na Caixa Económica
O Estado vai adquirir as acções da sociedade macaense Geocapital na Caixa Económica de Cabo Verde, cuja aquisição pela International Holding Cabo Verde, do empresário espanhol Enrique Bañuelos de Castro, chegou a ser aprovada pelo banco central.
Ponta Belém de cara lavada
A Câmara Municipal da Praia inaugurou, na tarde desta segunda-feira, a primeira fase das obras de reabilitação urbana e a rua pedonal de Ponta Belém. O bairro está de cara lavada.
Caixa Económica vai lançar app para acesso a Micro-crédito
O tecido económico cabo-verdiano vive em grande medida de micro e pequenas empresas, muitas vezes sem acesso ao crédito formal. Vive também de pequenas actividades geradoras de rendimento, unipessoais, que dificilmente se podem enquadrar no mundo empresarial e para quem o referido acesso a financiamento “tradicional” é também vedado. Assim, e tal como os estudos comprovam, as Micro-finanças, mais concretamente a sua vertente de Micro-crédito são um universo de imenso potencial e importante no país.
Destaques da edição 912
Nesta edição, o Expresso das Ilhas destaca a entrevista com Isaías Barreto: "Não devemos criar demasiadas barreiras à inovação". Equilíbrio é a palavra-chave para o responsável da ARME.
Doze anos de cadeia para ex-subgerente da Caixa Económica
O juiz Manuel Andrade, considerou ter ficado provado um crime de burla informática e um outro de abuso de confiança agravado, pelo qual Heriberto foi condenado ao mesmo número de anos de cadeia.
Geocapital sai da Caixa mas já pensa em novos investimentos, "inclusivamente em Cabo Verde"
De saída da Caixa Económica, Geocapital quer novos investimentos, inclusive em Cabo Verde. Empresa de Santley Ho e Ferro Ribeiro mantém-se na banca de Guiné-Bissau e Moçambique.
Crédito às empresas aumentou 30% na Caixa Económica
A Caixa Económica de Cabo Verde (CECV) registou em 2017 um aumento de 31,43 por cento (%), no crédito às empresas, tendo aumentado dos 13.382.382 contos em 2016, para os 17.588.992 contos, em 2017.
mais