Destaques da edição 912

PorExpresso das Ilhas,22 mai 2019 0:00

Nesta edição, o Expresso das Ilhas destaca a entrevista com Isaías Barreto: "Não devemos criar demasiadas barreiras à inovação". Equilíbrio é a palavra-chave para o responsável da ARME.

Qual o papel do regulador na criação de um ecossistema virado para a inovação? Que regulação para áreas onde as mudanças acontecem de um dia para o outro? Como regular a indústria 4.0, cada vez mais multifuncional, conectada e imaterial? Que mudanças vai sentir Cabo Verde com a entrada do 4G e para quando o avanço para o 5G? Estas são alguns dos temas abordados nesta entrevista ao Expresso das Ilhas.

Também neste número, o Dia de África: Contagem decrescente para a maior mudança estrutural desde o fim do colonialismo. Em Julho, a Zona de Livre Comércio em África (AfCFTA, na sigla em inglês) começa a ser operacionalizado. O tiro de partida deste momento, considerado histórico, vai acontecer já em Junho em Kampala, Uganda, onde os ministros africanos com a tutela do comércio vão ter um encontro preliminar que lançará a Cimeira Extraordinária de Chefes de Estado, que decorrerá um mês depois e onde se passará à fase seguinte: a operacionalização do mercado comum. Cabo Verde foi um dos signatários do Acordo de Kigali, em 2018, o documento que pôs em marcha todo o processo e, segundo fonte do Ministério da Indústria, está agora no processo de ratificação para ser aprovado no Parlamento.

Caixa Económica vai lançar app para acesso a Microcrédito. O tecido económico cabo-verdiano vive em grande medida de micro e pequenas empresas, muitas vezes sem acesso ao crédito formal. Vive também de pequenas actividades geradoras de rendimento, unipessoais, que dificilmente se podem enquadrar no mundo empresarial e para quem o referido acesso a financiamento “tradicional” é também vedado. Assim, e tal como os estudos comprovam, as Micro-finanças, mais concretamente a sua vertente de Microcrédito são um universo de imenso potencial e importante no país. É neste contexto que a Caixa Económica, banco comercial que desde 2001 incorporou no seu domínio o Microcrédito, faz uma nova aposta para este tipo de empréstimos, que passa pela inovação tecnológica. Em breve será lançada a App Microcrédito da Caixa, que vem permitir acesso rápido, fácil e abrangente ao crédito, via telemóvel.

Estado recompra 40% de acções da CVTelecom à PT Ventures. Com a assinatura do acordo entre o Estado e a PT Ventures e a consequente compra das acções da CVTelecom pelo INPS e pela ASA fica encontrada "a solução possível para pôr fim a um contencioso que já durava desde 2014", apontou Olavo Correia durante a cerimónia que teve lugar, hoje, no Ministério das Finanças.

Nobel da Paz em Cabo Verde: Muhammad Yunus vem ao CV Next. “A paz duradoura não pode ser atingida a menos que grandes grupos da população encontrem formas de sair da pobreza”. Foi com esse objectivo de possibilitar ao máximo de pessoas saírem da pobreza que o economista fundou o banco vocacionado para o microcrédito que com taxas de juros baixíssimas financiava pequenos negócios locais.

Na cultura: Documentário sobre Chã das Caldeiras em estreia absoluta nas Canárias. O filme relata o processo de reconstrução da comunidade após a erupção vulcânica ocorrida em 2014 e foi co-dirigido pelo cineasta cabo-verdiano Leão Lopes e pelo espanhol Miguel Miralles.

No interior, a opinião de Eurídice Monteiro, Europeias e a imigração; e de Lígia Dias Fonseca, Carta aberta por uma Praia , cidade capital, mais inclusiva e inteligente. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,22 mai 2019 0:00

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  14 fev 2020 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.