Artigos sobre CVTelecom

O ano de todas as perdas
Éramos felizes e não sabíamos. As regras ditam que não se devem usar frases feitas num texto jornalístico, mas nenhuma é mais certeira para iniciar um balanço económico de 2020. O ano passado, por esta altura, a maior parte de nós desconhecia conceitos como “confinamento”, “máscara obrigatória” e “distanciamento social”. A crise económica de 2008/2009 era uma memória longínqua e em Cabo Verde havia um optimismo suportado por anos de crescimento acima dos 4 por cento e pela perspectiva de se atingir o milhão de turistas. Depois… Depois veio a pandemia.

Electra e CVTelecom com perdas de centenas de milhares de contos : Os danos colaterais do desaparecimento do turismo
Com a pausa das viagens internacionais e da vinda de turistas, desde Março deste ano, acumulam-se os prejuízos na maior empresa de telecomunicações e na maior produtora e distribuidora de energia e água em Cabo Verde. Nestes últimos seis meses, 90% das perdas da CVTelecom têm origem no fecho dos hotéis e a Electra viu cair as suas receitas em mais de um milhão de contos. A retoma é esperada, mas ainda com muitas incertezas, por parte de ambos os conselhos de administração.

Destaques da edição 980
Nesta edição, o Expresso das Ilhas destaca a abertura do ano lectivo: As regras para o regresso às aulas. As aulas estão à porta. As escolas públicas começam as aulas a 1 de Outubro, mas no sector educativo privado existem escolas onde as actividades lectivas têm início já na próxima semana. Um regresso com alterações.

CV Telecom multada por impedir acesso de Unitel T+ a cabo submarino
A estatal Cabo Verde Telecom (CVTelecom) foi multada em cinco milhões de escudos por não permitir o acesso da operadora Unitel T+ à estação de cabos submarinos, segundo decisão da Agência Reguladora Multisectorial da Economia (ARME).

PAICV exige “mercado aberto e concorrencial” no domínio das telecomunicações
O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) exigiu hoje que o Governo ponha fim o “monopólio de facto” da CVTelecom para que exista um “mercado aberto e concorrencial” no domínio das telecomunicações.

ARME sobre a falha nos serviços da CVTelecom : Situação que não deve repetir-se
Um incêndio, sábado à noite, nas instalações da CVTelecom, provocou a paralisação de todos os serviços de telecomunicações a nível nacional. Neste momento, já estão a funcionar a Internet fixa e móvel, sistema intercâmbio e serviço de voz fixa. Os serviços de voz móvel, até ao final desta terça-feira, ainda não tinham sido repostos.

Destaques da edição 972
Nesta edição, o Expresso das Ilhas destaca a época das Azáguas: Só a chuva poderá evitar “uma desgraça” no mundo rural. Previsões são animadoras, mas as gentes do campo preferem ‘esperar para ver’. Situação social e económica é crítica.

CVTelecom não descarta mão criminosa no incêndio
O presidente do conselho de administração da Cabo Verde Telecom não descarta a hipótese de mão criminosa na origem do incêndio nas instalações da empresa, tendo lembrado que a mesma tem sido alvo de atentados e vários ataques.

Comunicações de voz ainda em baixo
Depois do incêndio que, no sábado, deixou o país num 'blackout' de telecomunicações, esta segunda-feira os telefones, fixos ou móveis, ainda se mantêm 'mudos'.

Novo PCA da CVTelecom aposta no reforço do processo de transformação digital de Cabo Verde
O novo presidente do conselho administrativo da CVTelecom, João Domingos Correia, garantiu hoje que durante o se mandato vai apostar no reforço do processo de transformação digital de Cabo Verde.

"Acompanhamos o que de mais inovador se faz lá fora" - José Luís Livramento
A CVTelecom nasceu da cisão dos CTT-EP, em 1994, originando a separação dos negócios correios e telecomunicações, resultando na sociedade anónima, a Cabo Verde Telecom. Seguiu-se, em 1995, a privatização da CVTelecom com a entrada do parceiro estratégico, a Portugal Telecom.

Destaques da edição 951
Nesta edição, o Expresso das Ilhas destaca o Carnaval do Mindelo: Todos os caminhos vão dar à Rua de Lisboa. A poucos dias da maior festa da ilha de São Vicente, ultimam-se detalhes para o desfile de terça-feira. Este ano, cinco grupos vão percorrer as ruas do centro histórico.

“Não queremos jovens de mãos estendidas, queremos que as usem para programar” - Pedro Lopes
O Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável – PEDS 2017/2021, tem como um dos objectivos transformar Cabo Verde numa plataforma digital, ancorada numa visão estratégica de Hub ICT, com alicerces sólidos de conectividade, desenvolvimento de capacidades e plataforma de serviços.

Avaria no provedor de internet deixou país sem comunicações electrónicas
Segundo explicações do PCA da CVTelecom, José Luís Livramento, problemas técnicos na empresa provedora de internet à CVT terão estado na origem do 'blackout' da internet em todo o território nacional.

Promessas da economia digital
O conflito com a empresa Oi terminou formalmente no dia 22 com a “recompra” dos 40% das acções que detinha na CVTelecom.

UCID quer INPS na CV Telecom a longo prazo
A UCID aplaude a compra da participação da PT Ventures na CV Telecom, pelo INPS e ASA. O partido defende, contudo, que estas acções devem “ser mantidas” para lá do curto prazo.

Destaques da edição 912
Nesta edição, o Expresso das Ilhas destaca a entrevista com Isaías Barreto: "Não devemos criar demasiadas barreiras à inovação". Equilíbrio é a palavra-chave para o responsável da ARME.

INPS e ASA compram participação da PTVentures na CVTelecom
Os 40% do capital da CVTelecom que até agora estavam nas mãos da PTVentures foram adquiridos pela ASA e pelo INPS chegando assim ao fim o conflito que opunha o Estado e a empresa portuguesa que tinha tido início em 2014, com a suspensão unilateral do contrato parassocial assinado em Março de 2000 com a PT Ventures.

Destaques da edição 891
Nesta edição, o Expresso das Ilhas dá destaque à venda do BCA por parte da CGD: “A opção tranquila que mantém os postos de trabalho e assegura todas as garantias aos depositantes”, diz Paulo Macedo, presidente da Caixa Geral de Depósitos.

MCIC e CVMóvel renovam parceira
No âmbito da 2ª edição da “Morabeza, Festa do Livro”, que este ano acontece na cidade do Mindelo, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e a CVMóvel, do grupo CVTelecom, renovaram esta quarta-feira, o protocolo de parceria.
mais