Artigos sobre Leão Lopes
“A educação é a única possibilidade de mudança”
Criado em 1979, em São Vicente, o Atelier Mar é uma escola, não como as outras, mas onde se experimenta e se ensina, onde se estimula a auto-realização e se apoia o desenvolvimento comunitário. Desenvolve formação em serigrafia, pequena carpintaria, vídeo e diaporama, design gráfico e de equipamentos, design de habitação e fabricação de materiais de construção com tecnologias adaptadas, bem como tecnologias alternativas para a actividade agrícola. Destacam-se os programas de cerâmica, madeira e pedra. Ao mesmo tempo, procura contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades e grupos com quem trabalha, valorizando o artesanato, o design e a cultura como pilar de desenvolvimento. Por trás do Atelier Mar há um nome, Leão Lopes, que guiou o Expresso das Ilhas por estas quatro décadas e meia.
Edição 1191
Destaque de manchete para a entrevista com o jurista Simão Monteiro no dia em que se assinala o 32º aniversário da Constituição da República de Cabo Verde e também o Dia Nacional dos Direitos Humanos.
25 anos da Rádio Morabeza: De São Vicente, com morabeza
Há 25 anos a fazer jus ao seu nome, a Rádio Morabeza tem-se afirmado como uma voz de Cabo Verde, a partir de São Vicente, próxima das pessoas e acessível a todos os seus ouvintes. Uma rádio “de microfone aberto”, que atravessou momentos bons e outros menos bons, mas que tem conseguido crescer e adaptar-se às mudanças sem perder a sua identidade.
Cabo Verde e São Tomé precisam seriamente um do outro
O consórcio Entreposto das Artes, das organizações Roça Mundo, de São Tomé e Príncipe, e M_EIA, de Cabo Verde, realizou, entre os dias 23 de Julho e 3 de Agosto, em S. Tomé, o Seminário Internacional reInventar as roças: Água Izé. Uma equipa multidisciplinar de são-tomenses, cabo-verdianos, portugueses e espanhóis, em interação com a comunidade, trabalhou o tema no terreno, recolhendo, processando e produzindo um considerável conjunto de informação, ferramentas e recomendações, que reuniram num dossier e sintetizaram numa exposição. A evolução do título do Seminário para o da exposição e dossier vinca o salto conceptual produzido e, essencialmente, um desejo sustentado: reinventar Água Izé como cidade à cabeça de um território que outrora foi roça. Uma Água Izé reinventada em cidade que se baseia no reconhecimento das suas potencialidades e recursos e cujo planeamento deverá projectá-la como centralidade do território que outrora foi uma Roça. O desafio principal é despertar o desejo de mudança nas pessoas, e o móbil da causa reside no íntimo da comunidade, que precisa ser inspirada a sonhar e vislumbrar um futuro próspero e transformador para sua cidade. Com engajamento colectivo, as potencialidades serão aproveitadas, os recursos optimizados e Água Izé afirmar-se-á como exemplo de desenvolvimento sustentável. Leão Lopes, Reitor do M_EIA – Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura, falou com o Expresso das Ilhas sobre esta experiência que aponta um caminho para a cooperação Sul-Sul entre pequenos estados insulares.
Edição 1136
O início do novo ano lectivo faz a manchete da edição desta semana do Expresso das Ilhas.
O caminho deixou de ser longo entre Cabo Verde e São Tomé e Príncipe
Começou com a amizade, continuou com um sonho e deixou alicerces reais no território. Depois de 10 dias no terreno, o seminário internacional reInventar as roças: Água Izé – organizado pelo consórcio Entreposto das Artes formado pela Roça Mundo, de São Tomé e Príncipe, e o M_EIA, de Cabo Verde – deixa em São Tomé, para além de um dossier que já está nas mãos das autoridades nacionais, acções já a começar a ser implementadas e outras a realizar a curto prazo.
Leão Lopes conclui viagem de circum-navegação pelas ilhas
O iate Blackfish deverá ancorar esta manhã o Porto de Tarrafal de São Nicolau depois de um périplo de 17 dias pelas ilhas de Cabo Verde. Para o reitor do M_EIA (Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura) esta viagem além de lhe ter proporcionado uma nova forma de descobrir e aprofundar o conhecimento das ilhas do arquipélago, permitiu-lhe recolher vasto material que pretende compartilhar com outras instituições seja para publicação de vídeo, livro, ou em outros suportes.
Edição 1038
Cabo Verde terminou este domingo o ciclo eleitoral iniciado em Outubro do ano passado. José Maria Neves venceu as eleições presidenciais e tornou-se o quinto Presidente da República desde a independência.
M_EIA vai criar gabinete técnico para prestar assessoria técnica e científica à Câmara de São Filipe
O protocolo assinado no início do mês de Agosto entre o Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura (M_EIA) e a Câmara Municipal de São Filipe prevê acções específicas e um cronograma para a execução dos compromissos assumidos no protocolo.
Chã das Caldeiras e Preguiça e os caminhos do futuro
São duas comunidades em recuperação por motivos diferentes: uma engolida pelas lavas, a outra consumida pelo tempo até cair no esquecimento. Chã das Caldeiras e Preguiça, 186 quilómetros entre uma ilha, Fogo, e a outra, São Nicolau, cada uma com os seus desafios, mas com um projecto em comum de retoma. A exposição Reconstruindo Chã, Reerguendo Preguiça está patente na Assembleia Nacional, de 24 a 26 deste mês.
Livro “Desenhar Chã” é apresentado hoje no Mindelo
“Desenhar Chã”, que será apresentado hoje na Galeria Alternativa no Mindelo, resulta de desenhos realizados por Leão Lopes, por dois professores e estudantes universitários portugueses e crianças de Chã das Caldeiras.
O estado de emergência visto por Beto Alves, Fausto do Rosário e Leão Lopes
A pandemia do novo coronavírus impôs uma mudança drástica no dia-a-dia dos cabo-verdianos. Ao Expresso das Ilhas um autarca, um professor e um académico falaram da sua visão da nova situação e do impacto da vida dos cabo-verdianos. Todos são unânimes em que as medidas do estado de emergência são para aplaudir, mas divergem em alguns aspectos da aplicação das medidas.
Maria de Lurdes Caldas, historiadora : “Na Praia viveu-se acaloradamente o fim do Antigo Regime e as lutas entre facções liberais”
Segunda e última parte da entrevista à historiadora portuguesa Maria de Lurdes Caldas, autora do livro Os Medina e Vasconcelos - História de uma Família, galardoado no ano passado com o Prémio Fundação Calouste Gulbenkian de História. Trata-se de uma obra de carácter histórico, pela qual se acompanha o percurso de uma Família oriunda da Madeira que se instalou, na ilha do Fogo, na segunda metade do século XVIII e que deu a Cabo Vede e Portugal inúmeras personalidades que se distinguiram nos mais variados domínios – político, intelectual, científico e académico.
“Tempo de John”, de Pitt Reitmaier e António Pedro Delgado
O romance histórico relata o encalhe do cargueiro John Schmeltzer a Sul de Santo Antão, em 1947, no auge da fome dos anos 40. “Tempo de John – Encalhe do navio SS John Schmeltzer em Cabo Verde, 1947” será lançado esta quinta-feira, 30, na Assembleia Nacional e a apresentação estará a cargo de Leão Lopes.
Leão Lopes defende políticas públicas voltadas para formação e profissionalização
O cineasta Leão Lopes considera que o cinema não é visto, em Cabo Verde, como a área de expressão "importantíssima" do ponto de vista educativo, cultural, de indústria criativa, profissional e económico, que é. Por isso defende políticas públicas voltadas para formação e profissionalização.
Destaques da edição 885
Nesta edição, o Expresso das Ilhas dá destaque ao último Diagnóstico do Banco Mundial: Plano de negócios com a IcelandAir obriga governo a comprar aviões.
Falucho: Sereias, Tritões & Piratas das Ilhas
Em homenagem a Valentim Lucas, Vula, 87 anos, Capitão de Ernestina
mais