Artigos sobre Roça Mundo
Cabo Verde e São Tomé precisam seriamente um do outro
O consórcio Entreposto das Artes, das organizações Roça Mundo, de São Tomé e Príncipe, e M_EIA, de Cabo Verde, realizou, entre os dias 23 de Julho e 3 de Agosto, em S. Tomé, o Seminário Internacional reInventar as roças: Água Izé. Uma equipa multidisciplinar de são-tomenses, cabo-verdianos, portugueses e espanhóis, em interação com a comunidade, trabalhou o tema no terreno, recolhendo, processando e produzindo um considerável conjunto de informação, ferramentas e recomendações, que reuniram num dossier e sintetizaram numa exposição. A evolução do título do Seminário para o da exposição e dossier vinca o salto conceptual produzido e, essencialmente, um desejo sustentado: reinventar Água Izé como cidade à cabeça de um território que outrora foi roça. Uma Água Izé reinventada em cidade que se baseia no reconhecimento das suas potencialidades e recursos e cujo planeamento deverá projectá-la como centralidade do território que outrora foi uma Roça. O desafio principal é despertar o desejo de mudança nas pessoas, e o móbil da causa reside no íntimo da comunidade, que precisa ser inspirada a sonhar e vislumbrar um futuro próspero e transformador para sua cidade. Com engajamento colectivo, as potencialidades serão aproveitadas, os recursos optimizados e Água Izé afirmar-se-á como exemplo de desenvolvimento sustentável. Leão Lopes, Reitor do M_EIA – Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura, falou com o Expresso das Ilhas sobre esta experiência que aponta um caminho para a cooperação Sul-Sul entre pequenos estados insulares.
O caminho deixou de ser longo entre Cabo Verde e São Tomé e Príncipe
Começou com a amizade, continuou com um sonho e deixou alicerces reais no território. Depois de 10 dias no terreno, o seminário internacional reInventar as roças: Água Izé – organizado pelo consórcio Entreposto das Artes formado pela Roça Mundo, de São Tomé e Príncipe, e o M_EIA, de Cabo Verde – deixa em São Tomé, para além de um dossier que já está nas mãos das autoridades nacionais, acções já a começar a ser implementadas e outras a realizar a curto prazo.
“São Tomé e Príncipe é um país que tem uma política de sobrevivência”
O Seminário Internacional reINVENTAR as Roças: Roça Água-Izé propõe a reinvenção da ideia e vida das e nas comunidades, que não só construíram parte fundamental do imaginário de São Tomé e Príncipe, como são hoje a estrutura da paisagem e território e a memória da história.
mais