Artigos de Jorge Montezinho no nosso arquivo

Carlos Monteiro, Presidente do Conselho de Administração do TechParkCV: “O TechPark é um centro de trabalho para Cabo Verde e principalmente para o mundo”
Apesar de estar a funcionar desde 2023, o Parque Tecnológico da Praia – e o de São Vicente – foi inaugurado oficialmente esta semana. Empresa pública, nascida como SA, poderá no futuro abrir à participação privada.

Pragmatismo e valorizar o que já existe
Gunter Pauli, o economista belga conhecido como o "Steve Jobs da sustentabilidade", e visionário fundador do conceito de Economia Azul, esteve em Cabo Verde – para uma conversa com o Primeiro-Ministro – e o principal conselho que deixou pode traduzir-se por: menos lirismo e mais acção.

Joseph Carasso, CEO iibCV: “Nenhum banco sobreviverá se não tiver como pilar fundamental a preocupação com as gerações futuras”
Joseph Carasso é, desde Julho de 2024, o CEO do iibCV. Conta com vasta experiência de gestão no sector bancário, tendo passado a maior parte da sua carreira a trabalhar nas subsidiárias do Citibank no Brasil e em países africanos como a Africa do Sul (onde tinha responsabilidade por 30 países e pelo negócio de Instituições Financeiras), o Uganda, o Gana, e, mais recentemente, a Tanzânia, cuja subsidiária liderou entre 2013 e 2019. Trabalhou também na Ásia Central, à frente do Afghanistan International Bank (2019-2024), onde posicionou o banco como peça fundamental em acções humanitárias. A primeira entrevista desde que assumiu o cargo em Cabo Verde, em exclusivo, ao Expresso das Ilhas.

Líderes financeiros mundiais discutem a incerteza económica nos encontros de Primavera do FMI
São os encontros que moldam o futuro da economia mundial. As Reuniões de Primavera do FMI e do Banco Mundial desta semana, em Washington, são das mais instáveis de que há memória, com uma guerra comercial progressiva, uma perspectiva global insegura, orçamentos de ajuda em declínio e uma administração dos EUA a redefinir a postura global. Preocupações com as disputas comerciais, a inflação iminente, os altos níveis de dívida global e o impacto da inteligência artificial na economia mundial serão os temas principais em cima da mesa dos decisores políticos.

Pedro Gomes Soares, CEO do Banco Interatlântico: “O contexto actual obriga a uma constante adaptação”
Vivem-se novos tempos, que também mexem com os bancos, como refere o CEO do Banco Interatlântico ao Expresso das Ilhas. Da viagem pela história da instituição, até aos desafios e às oportunidades que para o sector bancário cabo-verdiano, a entrevista com Pedro Gomes Soares, Presidente da Comissão Executiva do Banco Interatlântico, S.A.

Por mares nunca dantes mergulhados
Entre 24 de Março e 1 de Abril a expedição OceanX esteve nos mares de Cabo Verde para uma série de pesquisas nunca antes feitas. A "Around Africa Expedition", uma expedição pioneira de quatro meses liderada pela OceanX em colaboração com a OceanQuest, foi lançada, na África do Sul, a 30 de Janeiro, e a bordo do navio de investigação e media de última geração, OceanXplorer, pretende ampliar os limites da exploração e investigação científica dos oceanos ao longo da costa africana.

Cabo Verde entre os PALOP menos penalizados
Temos de agradecer aos falantes de português do outro lado do Atlântico (aos brasileiros) a brilhante palavra 'tarifaço' – uma mistura entre tarifa e tiraço – que está a atingir o mundo, país a país (nem os pinguins se safam). Os PALOP também não escaparam às tarifas recíprocas. Angola será taxada em 32%, Moçambique em 16%. Já a Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde vão ser taxados em 10%.

“Novo avião da Guarda Costeira vai ser vital para a segurança marítima em Cabo Verde” - ministra da Defesa
Já chegou o novo avião da Guarda Costeira. O King Air 360 ER vem com a configuração de Evacuação Médica e vai cumprir também missões de fiscalização, busca e salvamento e de patrulhamento marítimo. Um salto qualitativo no posicionamento de Cabo Verde como um provedor regional de segurança marítima, como considera a Ministra da Defesa Janine Lélis, em entrevista ao Expresso das Ilhas.

Nuias Silva: “Quero ser o rosto da transformação do partido e do país”
Primeiro vice-presidente do partido e presidente da câmara de São Filipe, com um percurso político que começou nos pioneiros Abel Djassi, e que passou pela liderança da JPAI, ou pela Assembleia Nacional, onde foi deputado da nação. Agora quer conquistar o PAICV e depois o país. Nesta entrevista ao Expresso das Ilhas, Nuias Silva explica a sua estratégia e o que o motiva nestas eleições internas.

Daniel Innerarity: “A democracia não pode funcionar com base em sucessos passados, tem de oferecer um futuro”
Filósofo político espanhol considerado um dos 25 grandes pensadores do mundo pelo Le Nouvel Observateur, autor de obras como A Liberdade Democrática, Uma Teoria da Democracia Complexa, O Futuro e os Seus Inimigos, ou Inteligência Artificial e Cultura, Daniel Innerarity esteve em Cabo Verde – Praia e Mindelo – onde foi orador nas conferências: Inteligência Artificial e Democracia, As “fragilidades” e o Futuro da Democracia e Os Desafios da Democracia nos Tempos Actuais, temas para esta conversa com o Expresso das Ilhas.

Carbonatito no Fogo: Terras raras em Cabo Verde
O arquipélago aparece sinalizado no mapa global de terras raras – carbonatito na ilha do Fogo – mas há jazidas em mais ilhas. São minérios vitais para a transição para energias limpas e usadas em indústrias e produtos como smartphones, televisores ou turbinas eólicas. A China domina mercado de metais usados em diversos produtos, incluindo os considerados cruciais para a segurança nacional dos países.

Economia abranda no terceiro trimestre de 2024
Os dados do Banco de Cabo Verde mostram uma evolução moderada, em Julho, Agosto e Setembro do ano passado. A procura interna em queda contribuiu para este resultado. Entretanto, para o quarto trimestre de 2024, os indicadores disponíveis já apontam para um crescimento da actividade económica nacional.

Maioria dos americanos apoia cortes a ajuda externa
A campanha de intoxicação da opinião pública está a dar resultado, pesquisa revela que mais de 60% dos norte-americanos afirma que o financiamento para ajuda humanitária é “desperdiçado em corrupção ou taxas administrativas”. Mas os Estados Unidos não são caso único, em Portugal, um dos principais parceiros de Cabo Verde no apoio público ao desenvolvimento, um estudo mostra que apesar de considerarem que ajudar os países mais pobres é importante, a maioria dos portugueses quer alguma coisa em troca.

Um mundo de ofendidos desconfiados
Os tempos para a economia são incertos, mas para a sociedade o cenário não é diferente, como mostra o último Barómetro de Confiança Edelman, que avalia, há 25 anos, a confiança das pessoas. E em quem confiamos afinal? Não é nos governos, nem nas instituições; nestes tempos inconstantes, confiamos em marcas e em empresas. Por outro lado, indica também esta recolha que aconteceu em 28 países, há um crescente sentimento de injustiça e desigualdade e isso leva às queixas. Um cenário global já espelhado também em Cabo Verde, como revelou, há pouco tempo, um estudo da Afrosondagem.

Dívida das empresas estatais ultrapassa os 8% do PIB
As empresas públicas são um dos riscos assinalados pelo Fundo Monetário Internacional o documento que resultou da quinta avaliação da Linha de Crédito Ampliada (ECF) e a segunda avaliação do Financiamento para a Resiliência e Sustentabilidade (RSF). Cabo Verde é vulnerável a choques externos e internos e as reformas das empresas estatais (SOE) continuam a ser essenciais, diz o FMI, para melhorar o desempenho financeiro e reduzir os riscos fiscais e do sector financeiro.

“O empresário tem de ser optimista, mas com os pés assentes no chão”
Planear numa época de incertezas é um dos desafios que os empresários cabo-verdianos enfrentam, mas não é único, como explica o presidente da ACEC nesta entrevista ao Expresso das Ilhas. Perspectivas, macroeconomia, a subida das taxas de juro, a fuga da mão-de-obra qualificada, mas também as oportunidades de investimento e a melhoria das ligações aéreas internas, são alguns dos temas desta conversa com Paulo Figueiredo.

“Se tudo correr como o previsto, poderá haver uma estabilização das taxas de juro no segundo semestre do ano” - Governador do BCV
Os juros, o crescimento económico esperado, os riscos que a economia cabo-verdiana enfrenta, a inflação, a situação internacional, os impactos nos bolsos nacionais. Os temas desta primeira grande entrevista do governador do Banco de Cabo Verde sobre o ano que agora começa.

“Sou candidato à presidência do PAICV”
As recordações mais recentes são do Spencer Lima empresário, presidente da Câmara de Comércio Indústria e Serviços de Sotavento, ou presidente da Câmara de Turismo de Cabo Verde. Mas o seu percurso político é muito anterior, começou em 1974, e desde aí foi responsável pelo partido no Sal e na Boa Vista, foi Secretário de Estado do Comércio e Turismo, secretário-geral do PAICV, membro do Conselho Nacional e membro da Comissão Política do PAICV. E agora regressa com o objectivo de tomar as rédeas do partido.

“Estamos contentes com as nossas taxas de crescimento e isso não é bom”
Economista e consultor internacional, especialista na área do turismo, Victor Fidalgo falou com o Expresso das Ilhas sobre a economia para este ano que agora começa. Os cenários interno e externo, a atração de investimento directo estrangeiro – ou a falta de – o aumento das taxas de juros, a diversificação e, claro, o turismo.
mais