Artigos de Jorge Montezinho no nosso arquivo
Novo modelo estratégico para mais impacto no desenvolvimento
A arquitectura da ajuda global transformou-se nas últimas duas décadas, com os fluxos financeiros oficiais a aumentar e a beneficiar os países de rendimento baixo – Cabo Verde, apesar de ser considerado país de rendimento médio-alto continua a usufruir do apoio ao desenvolvimento. No entanto, esta mudança tornou a arquitectura de ajuda complexa, fragmentada e com menos recursos concessionais
PIB por ilhas: A montra das assimetrias
Dados do PIB por ilhas, publicados pelo INE, mostram que Santiago, São Vicente e Sal são responsáveis pela criação de 81,8% da riqueza nacional. Os restantes 18,2% dividem-se pelas outras seis ilhas. As ilhas com menor peso são Brava (0,9%), Maio (1,2%) e São Nicolau (2,2%).
Major Brigadeiro Luiz Ricardo Nascimento, Director da Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil: “Uma aviação forte vai contribuir para o desenvolvimento social”
O Decreto-Lei n.º 16/2025 criou a Autoridade Aeronáutica Militar (AAM), uma entidade pública para regular, fiscalizar e supervisionar as actividades aeronáuticas de carácter militar em Cabo Verde. Para reflectir sobre as convergências entre a aeronáutica militar e a aeronáutica civil, o Ministério da Defesa organizou o Seminário "Aeronáutica Integrada: Sinergias entre a Aviação Militar e Aviação Civil para o Desenvolvimento Sustentável e a Segurança Nacional “. Um dos oradores, o Major Brigadeiro Luiz Ricardo Nascimento, Director da Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil (ANAC), falou com o Expresso das Ilhas sobre as vantagens e os desafios desta cooperação entre aviação militar e civil.
João Santos Luís, Presidente da UCID: “Há uma crescente insatisfação”
O presidente da União Cabo-verdiana Independente e Democrática, e deputado, João Santos Luís aponta como principais desafios a justiça, a descentralização, as desigualdades sociais e a dependência em sectores limitados, como o turismo.
João Baptista Pereira, Líder GPPAICV: “O país vive um paradoxo”
O líder da bancada parlamentar do Partido Africano da Independência de Cabo Verde, João Baptista Pereira, está preocupado com a falta de rendimentos dos cabo-verdianos, com a elevada percentagem de jovens que quer emigrar e com a falta de acção na promoção da transparência, no combate à corrupção e no fortalecimento das instituições.
Celso Ribeiro, Líder do GPMPD: “O país está no caminho seguro”
Antes do debate sobre o estado da Nação, no fim do mês, o Expresso das Ilhas foi ouvir os líderes das bancadas parlamentares do MpD e do PAICV e o presidente da UCID. Para o líder da bancada do Movimento para a Democracia, Celso Ribeiro, Cabo Verde está mais resiliente, dinâmico e competitivo e vive um momento de afirmação no contexto africano e mundial.
Estratégia ESG: “A grande arte é simplificar”
José Crespo de Carvalho, presidente da Comissão Executiva do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa – esteve em Cabo Verde, onde participou na 2ª conferência Environment Sustainability and Governance (ESG) promovida pelo Banco Interatlântico. ESG, sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança, refere-se a um conjunto de critérios utilizados para avaliar o desempenho de sustentabilidade de uma empresa ou investimento. É uma abordagem que considera não apenas os aspectos financeiros, mas também o impacto ambiental, social e a forma como a empresa é gerida. O professor catedrático falou com o Expresso das Ilhas sobre a estratégia ESG.
Rodrigo García-Verdú, representante residente do FMI em Cabo Verde: “Crescimento económico de 2024 surpreendeu-nos a todos”
O Conselho de Administração do FMI concluiu a sexta revisão no âmbito do acordo de Facilidade de Crédito Alargado (ECF) e aprovou uma extensão de quinze meses e um aumento equivalente a trinta por cento da quota no âmbito do acordo ECF. O Conselho de Administração também aprovou uma extensão de quinze meses do acordo de Facilidade de Resiliência e Sustentabilidade (RSF) e o reescalonamento das datas de disponibilidade no âmbito do acordo RSF. A perspectiva económica de médio prazo de Cabo Verde continua favorável, mas sujeita a riscos. De Washington, onde esteve a participar na reunião, o economista mexicano Rodrigo García-Verdú, representante residente do FMI em Cabo Verde, falou com o Expresso das Ilhas sobre estes e outros temas.
Capitalização das empresas cotadas em bolsa foi a mais elevada de sempre
O mercado mobiliário esteve mais dinâmico no ano passado, como refere o relatório anual da Auditoria Geral do mercado de Valores Mobiliários (AGMVM). Este desempenho positivo teve por trás, principalmente, o aumento das emissões do Estado e a subida de transacções no mercado secundário. Por outro lado, a AGMVM emitiu recomendações às supervisionadas para aperfeiçoarem a formação de preços de valores mobiliários e procedeu à averiguação preliminar de transacções com indícios de manipulação de mercado e de abuso de informação.
Carlos Lopes, economista: “A ideia da diversificação é nobre, mas tem que ser estratégica”
O economista guineense esteve em Cabo Verde no final do mês passado, onde foi um dos oradores no XII Diálogo Estratégico do Instituto Pedro Pires. Carlos Lopes é Professor na Nelson Mandela School of Public Governance da Universidade do Cabo e Honorary Fellow da Academia Africana de Ciências. Com uma vasta obra publicada, integrou comissões globais de alto nível sobre clima, trabalho e financiamento do desenvolvimento. Foi Secretário-Geral Adjunto das Nações Unidas, Director Político do Secretário-Geral Kofi Annan, e liderou a UNECA, o UNITAR e o UN System Staff College.
Indira Campos, Representante Residente do GBM: “Manter este progresso exigirá esforços ainda maiores”
Desde esta terça-feira, 1 de Julho, Cabo Verde passou a ser classificado como país de rendimento médio-alto, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Grupo Banco Mundial (GBM). Esta classificação tem fins essencialmente analíticos, baseia-se exclusivamente na evolução do rendimento per capita e não implica, por si só, mudanças na elegibilidade para acesso a recursos do GBM, como explica ao Expresso das Ilhas Indira Campos, Representante Residente do Grupo Banco Mundial Cabo Verde.
José Sá Nogueira, Ministro do Turismo e Transportes: No turismo não há lugar para o acaso
São duas tutelas fundamentais para o país. Uma a correr melhor – o turismo – outra a provocar dores de cabeça – os transportes aéreos e marítimos. Nesta última, o governante acredita que é possível resolver os problemas das ligações irregulares; já no turismo, Sá Nogueira diz ao Expresso das Ilhas que o sol e mar continuará a ser a principal aposta, mas que há cada vez mais oportunidades para diversificar e desconcentrar.
Luís Vasconcelos Lopes, PCE do BCN: “Não se chega a esta indústria e se cresce de forma desmesurada, cresce-se de forma sustentada”
O Banco Cabo-verdiano de Negócios foi recentemente considerado pela International Banker o melhor banco comercial em Cabo Verde. Na semana em que foram apresentados os resultados financeiros e operacionais, o Expresso das Ilhas falou com Luís Vasconcelos Lopes, Presidente da Comissão Executiva do BCN.
Cabo Verde e Comores lideram construção de economias resilientes
Dois projectos-piloto, dois arquipélagos – um do lado de cá do continente, no Atlântico, outro do lado de lá, no Índico. Cabo Verde e Comores são considerados modelos a seguir por outros países africanos na construção de economias resilientes ao clima, inclusivas e sustentáveis. No entanto, nem tudo está bem, como alerta a UNECA.
Bruno Castro, CEO VisionWare: “Para um cibercriminoso, atacar nos Estados Unidos, ou em Cabo Verde é exatamente a mesma coisa”
Criada em 2005, a VisionWare é uma empresa portuguesa altamente especializada em segurança de informação: cibersegurança, TI, investigação forense, compliance, privacidade, formação e intelligence e a primeira a estar presente nos dois TechPark de Cabo Verde: Praia e Mindelo. Com o escritório de São Vicente quase a ser inaugurado – abertura está prevista para Junho – o Expresso das Ilhas falou com Bruno Castro, fundador e CEO da VisionWare.
IA entre o aumento da produtividade e o alargar do gap tecnológico entre países ricos e pobres
A Inteligência Artificial (IA) pode agravar a desigualdade tanto dentro dos países como entre os países. Pessoas e regiões de onde o rendimento é alto terão um benefício desproporcional, enquanto trabalhadores menos qualificados e regiões com poucos recursos correm o risco de ficar para trás. Nações com capacidades avançadas de IA avançam cada vez mais, aprofundando a desigualdade global. No entanto, o futuro não está definido. Se a IA vai aumentar ou reduzir a desigualdade global dependerá das escolhas políticas que se fizerem agora.
Carlos Monteiro, Presidente do Conselho de Administração do TechParkCV: “O TechPark é um centro de trabalho para Cabo Verde e principalmente para o mundo”
Apesar de estar a funcionar desde 2023, o Parque Tecnológico da Praia – e o de São Vicente – foi inaugurado oficialmente esta semana. Empresa pública, nascida como SA, poderá no futuro abrir à participação privada.
Pragmatismo e valorizar o que já existe
Gunter Pauli, o economista belga conhecido como o "Steve Jobs da sustentabilidade", e visionário fundador do conceito de Economia Azul, esteve em Cabo Verde – para uma conversa com o Primeiro-Ministro – e o principal conselho que deixou pode traduzir-se por: menos lirismo e mais acção.
Joseph Carasso, CEO iibCV: “Nenhum banco sobreviverá se não tiver como pilar fundamental a preocupação com as gerações futuras”
Joseph Carasso é, desde Julho de 2024, o CEO do iibCV. Conta com vasta experiência de gestão no sector bancário, tendo passado a maior parte da sua carreira a trabalhar nas subsidiárias do Citibank no Brasil e em países africanos como a Africa do Sul (onde tinha responsabilidade por 30 países e pelo negócio de Instituições Financeiras), o Uganda, o Gana, e, mais recentemente, a Tanzânia, cuja subsidiária liderou entre 2013 e 2019. Trabalhou também na Ásia Central, à frente do Afghanistan International Bank (2019-2024), onde posicionou o banco como peça fundamental em acções humanitárias. A primeira entrevista desde que assumiu o cargo em Cabo Verde, em exclusivo, ao Expresso das Ilhas.
Líderes financeiros mundiais discutem a incerteza económica nos encontros de Primavera do FMI
São os encontros que moldam o futuro da economia mundial. As Reuniões de Primavera do FMI e do Banco Mundial desta semana, em Washington, são das mais instáveis de que há memória, com uma guerra comercial progressiva, uma perspectiva global insegura, orçamentos de ajuda em declínio e uma administração dos EUA a redefinir a postura global. Preocupações com as disputas comerciais, a inflação iminente, os altos níveis de dívida global e o impacto da inteligência artificial na economia mundial serão os temas principais em cima da mesa dos decisores políticos.
mais
homepage



