Artigos sobre Auditoria Geral do Mercado de Valores Mobiliários
Acções da ENACOL e da SCT voltam ao mercado
Comportamento de dois investidores esteve na base da suspensão da negociação das acções da ENACOL e da Sociedade Cabo-Verdiana de Tabacos (SCT) na Bolsa de Valores. Ao final desta terça-feira as acções das duas empresas continuam a ser negociadas em alta. Investigação ainda decorre e acção legal não está posta de parte.
AGMVM investiga subida de preços de acções da ENACOL e SCT
Em pouco tempo as acções da ENACOL e da Sociedade Cabo Verdiana de Tabacos viram o seu valor disparar no mercado bolsista. Acções da empresa petrolífera subiram dos 6.500$00 para 13.680$00 enquanto as da empresa tabaqueira valorizaram dos 7.200$00 para os 14.950$00. Subida abrupta dos preços levou a Bolsa de Valores a suspender a negociação dos títulos das duas empresas. Presidente da BVC diz que a confidencialidade imposta pela investigação que está a ser realizada pela Auditoria Geral do Mercado de Valores Mobiliários o impede de dar melhores esclarecimentos.
“Dificilmente o regulador está à frente no que diz respeito às inovações, mas deve acompanhar e regular toda a inovação”
A supervisão do sistema financeiro efetuada pelo Banco de Cabo Verde é prudencial e comportamental. Esta monitorização abarca o macroprudencial; o microprudencial; o mercado de capitais; a conduta das instituições financeiras dos sectores bancário e segurador, no âmbito da oferta e comercialização de produtos e serviços financeiros junto ao público; a lavagem de capitais e o financiamento do terrorismo. Neste cenário económico e financeiro cheio de desafios, a conversa com o Governador do Banco de Cabo Verde sobre as várias áreas da supervisão sob a responsabilidade do BCV.
A história da Bolsa de Valores de Cabo Verde
O mercado de bolsa em Cabo Verde surgiu no final da década de 90 com a criação da Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC), por decisão governamental, através da Lei n.º 51/V/98 e, após uma reforma financeira profunda no que de mais moderno existe em termos de legislação financeira, com o propósito de transformar Cabo Verde numa atrativa e competitiva plataforma financeira, retomou em pleno a sua atividade em dezembro de 2005.
Reguladoras de mercados mobiliários de Cabo Verde e Portugal assinam protocolo de cooperação
A Auditoria Geral do Mercado de Valores Mobiliários assinou um protocolo de colaboração com a sua congénere de Portugal, com o objectivo de reforçar a prestação de assistência mútua na supervisão de actividades transfronteiriças, foi hoje anunciado.
mais