Artigos sobre Bolsa de Valores
Edição 1166
Manchete, na edição desta semana, para o tema da mobilidade eléctrica em Cabo Verde.
OPV da participação do Estado no capital social da Caixa com mais de 400 ordens dadas – BVC
A oferta pública de venda (OPV) na Bolsa de Valores para a venda dos 27,44% das acções do Estado no capital da Caixa Económica de Cabo Verde (Caixa), aberta desde 11 de Janeiro, já conta com mais de 400 ordens dadas.
Governo quer fechar privatizações até à primeira metade de 2025
Caixa Económica deu o tiro de partida, as outras empresas públicas na calha incluem a CV Handling, a ENAPOR, Emprofac/Inpharma, Electra, Cabnave, TACV, Água e Energia de Boa Vista e a alienação da participação detida pela Empresa Nacional de Aeroportos e Segurança Aérea (ASA) e Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) na Cabo Verde Telecom.
“É fundamental fazer renascer o processo de atracção do investimento directo estrangeiro”
Economista, consultor e investidor, Victor Fidalgo, falou com o Expresso das Ilhas sobre o que esperar em 2024 em termos de crescimento, turismo, aviação, privatizações, ambiente de negócios, estabilidade/instabilidade geopolítica global e também sobre a instituição que poderá acabar por marcar fortemente o ano que agora começa: o INPS.
“A imprevisibilidade continua. Vai ser um ano tenso”
Com a volatilidade a persistir nas relações internacionais, a incerteza económica deverá continuar em 2024. Para o presidente da Câmara de Comércio de Barlavento, Jorge Maurício, tal obriga a uma gestão atenta e dinâmica. Do Estado, espera uma administração mais célere, capaz de acompanhar o tempo dos negócios. A aguardar mexidas no Código Laboral, deseja que estas tragam mais produtividade e menos absentismo. Sobre o programa de privatizações, o líder associativo realça a necessidade de se chamarem parceiros internacionais, capazes de dar escala, e destaca o papel que pode estar reservado aos empresários nacionais.
Começa hoje a primeira emissão de Obrigações Verdes em Cabo Verde
A partir de hoje, até 27 de Dezembro de 2023, os investidores terão a oportunidade de participar da primeira emissão de Obrigações Verdes no país, por meio de uma oferta pública, da Bolsa de Valores de Cabo Verde , com o International Investment Bank (IIB) como emitente. Essa iniciativa promete impulsionar não apenas o desenvolvimento do mercado, mas também avanços em direcção à sustentabilidade e responsabilidade ambiental em Cabo Verde.
Acções da ENACOL e da SCT voltam ao mercado
Comportamento de dois investidores esteve na base da suspensão da negociação das acções da ENACOL e da Sociedade Cabo-Verdiana de Tabacos (SCT) na Bolsa de Valores. Ao final desta terça-feira as acções das duas empresas continuam a ser negociadas em alta. Investigação ainda decorre e acção legal não está posta de parte.
Edição 1140
Destaque de manchete para a abertura de mais um ano político.
Emissões municipais em Cabo Verde alcançam 1,7 milhões de contos em investimentos
As emissões municipais de obrigações em Cabo Verde atingiram o montante total de 1,7 milhões de contos. Desde o início de 2022, essas emissões ultrapassaram a marca de 1 milhão de contos, sinalizando uma crescente dinâmica e interesse no mercado de capitais como fonte de financiamento para o desenvolvimento local, segundo o presidente da Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC).
Câmara de Ribeira Grande recorre à Bolsa para sanear dívidas e fazer novos investimentos
A Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santo Antão recorreu à Bolsa de Valores de Cabo Verde para obter um financiamento de 130 mil contos que permitirá sanear as dívidas do município e fazer novos investimentos.
Bolsa angolana recolhe experiências inovadoras em Cabo Verde e Moçambique
A Bolsa de Dívida e Valores de Angola (Bodiva) tem trocado experiências com congéneres africanas, entre as quais Cabo Verde e Moçambique, admitindo que podem vir a replicar algumas das iniciativas consideradas mais inovadoras, referiu o presidente-executivo da instituição.
BVC conclui a emissão de obrigações seniores do iiB no montante de 2,4 milhões contos em menos de 10 dias
A Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC) concluiu em menos de 10 dias a oferta particular de subscrição de obrigações seniores do Internacional Investiment Bank (iiB) que resultou no montante de 2,4 milhões de contos.
BVC destaca facilidade de investimento em projectos da economia azul com Plataforma Blu-X
Cabo Verde dispõe de todas as condições para que a plataforma Blu-X funcione na plenitude. Trata-se de uma plataforma tecnológica e de mercado, criada para facilitar investimentos em instrumentos financeiros orientados para a capitalização de projectos inovadores e sustentáveis na economia azul, disse hoje o PCA da Bolsa de Valores.
Bolsa de Valores apresenta soluções de financiamento às câmaras municipais
O presidente do Conselho da Administração da Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC) reafirma a possibilidade de os municípios realizarem investimentos através da emissão de empréstimos obrigacionistas.
Por que é tão difícil poupar dinheiro em Cabo Verde?
No terceiro trimestre de 2020, no inquérito de conjuntura às famílias realizado pelo INE, 93,2% dos inquiridos considerava que a actual situação económica do país não permite poupar dinheiro.
IFH pede moratória a empréstimo de 850 mil contos
A imobiliária estatal IFH alegou dificuldades financeiras e problemas de tesouraria devido à pandemia de covid-19 para pedir uma moratória de seis meses ao pagamento do empréstimo de 850 milhões de escudos contraído em 2015.
BVC propõe soluções de capitalização para apoiar empresas na nova normalidade
A Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC) vai propor um conjunto de soluções de capitalização, via bolsa, para apoiar as empresas cabo-verdianas a relançarem-se “com força” e mais rapidamente ultrapassar a crise provocada pela pandemia.
Venda das acções da Enacol rende 87 mil contos ao Estado
A procura, no processo de alienação das 21 mil acções da Empresa Nacional de Combustíveis (Enacol) foi 6 vezes mais do que a oferta dos 2,1% que o Governo detinha na distribuidora de combustíveis.
Governo lança oferta pública de venda das acções da Enacol
O Governo lançou sexta-feira,22, a Oferta Pública de Venda das acções do Estado de Cabo Verde na Enacol, numa cerimónia presidida pelo secretário de Estado das Finanças, Gilberto Barros, na sede da Bolsa de Valores, na Praia.
Poucas empresas cotadas em Bolsa provocou queda na competitividade, diz governo
A queda de Cabo Verde para a 137ª posição no ranking Doing Business deve-se à escassez de empresas cotadas na Bolsa de Valores, explicou o Ministro de Estado, dos Assuntos Parlamentares e da Presidência do Conselho de Ministros, que reagia à queda de Cabo Verde no ranking de competitividade elaborado pelo Banco Mundial.
mais