Artigos sobre Miguel Monteiro
Bolsa de Valores premiada em Londres
Bolsa de Valores de Cabo Verde foi galardoada com dois prémios internacionais pela sua actuação “no âmbito da promoção da sustentabilidade por via da emissão de instrumentos financeiros sustentáveis”, anunciou, esta terça-feira, o Presidente da Bolsa de Valores, Miguel Monteiro.
Governo lança Oferta Pública de Venda de 27,44% das acções da Caixa Económica detidas pelo Estado
O governo lançou hoje, através da Bolsa de Valores, a Oferta Pública de Venda (OPV) de 27,44% da participação estatal na Caixa Económica, com o período de venda a decorrer de 11 de Janeiro a 23 de Fevereiro de 2024. As acções serão comercializadas a 4.080 escudos cada e podem ser adquiridas através da plataforma Blu-X ou dos bancos intermediários, designadamente BAI, BCA, BCN, BI, CAIXA e IIB.
Oferta Pública de Green Bonds com procura 1,53 vezes maior que a oferta inicial
A Oferta Pública de Subscrição e Admissão à Cotação de Green Bonds, com um montante inicial de 400 mil contos, alcançou um total subscrito de 610,47 mil contos devido à alta procura, representando um aumento de 1,53 vezes superior à oferta inicial. Teve um total de 79 ordens de subscrição válidas distribuídas entre África, Europa e América.
Acções da ENACOL e da SCT voltam ao mercado
Comportamento de dois investidores esteve na base da suspensão da negociação das acções da ENACOL e da Sociedade Cabo-Verdiana de Tabacos (SCT) na Bolsa de Valores. Ao final desta terça-feira as acções das duas empresas continuam a ser negociadas em alta. Investigação ainda decorre e acção legal não está posta de parte.
AGMVM investiga subida de preços de acções da ENACOL e SCT
Em pouco tempo as acções da ENACOL e da Sociedade Cabo Verdiana de Tabacos viram o seu valor disparar no mercado bolsista. Acções da empresa petrolífera subiram dos 6.500$00 para 13.680$00 enquanto as da empresa tabaqueira valorizaram dos 7.200$00 para os 14.950$00. Subida abrupta dos preços levou a Bolsa de Valores a suspender a negociação dos títulos das duas empresas. Presidente da BVC diz que a confidencialidade imposta pela investigação que está a ser realizada pela Auditoria Geral do Mercado de Valores Mobiliários o impede de dar melhores esclarecimentos.
BVC realizou seis séries de emissões de empréstimos obrigacionistas em cerca de 2 mil milhões de escudos
A Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC) emitiu seis séries de empréstimos obrigacionistas diversos, que até o momento ascenderam a cerca de 2,03 mil milhões de escudos. Informação avançada, hoje, pelo presidente do Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC), no acto de apresentação dos resultados da Oferta Particular de Obrigações Verdes (‘Green Bonds’) por parte da Águas de Ponta Preta (APP), realizada pela BVC, na cidade da Praia.
1ª emissão de Blue Bonds com uma procura de 1,5 vezes superior à oferta
O presidente da Bolsa de Valores de Cabo Verde informou hoje, que a 1ª emissão de Blue Bonds no mercado de Cabo Verde, que decorreu de 23 de Janeiro a 28 de Fevereiro, contou com uma procura de 1,5 vezes superior à oferta, rendendo assim o valor máximo previsto, de 350 milhões de escudos.
“Ficarei satisfeito quando chegarmos às cem emissões por ano, com pequenas e médias empresas a financiarem-se na Bolsa”
Em 2022, a Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC) conseguiu emitir o dobro da média de emissões dos últimos anos. Viu os municípios regressarem. Pela primeira vez teve um produto financeiro derivado. Apresentou a plataforma Blu-X. Atingiu e ultrapassou, pela primeira vez na história da BVC, a cifra dos 100 mil milhões de CVE de Capitalização Bolsista. “Um ano quase extraordinário”, como diz o presidente do Conselho de Administração da BVC, ao Expresso das Ilhas. O balanço do ano que passou e as perspectivas para o que agora começa, são os temas principais desta entrevista com Miguel Monteiro.
BVC conclui a emissão de obrigações seniores do iiB no montante de 2,4 milhões contos em menos de 10 dias
A Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC) concluiu em menos de 10 dias a oferta particular de subscrição de obrigações seniores do Internacional Investiment Bank (iiB) que resultou no montante de 2,4 milhões de contos.
Edição 1101
A manchete da edição desta semana é feita com a situação da segurança nas escolas.
O futuro dos investimentos na bolsa passa pela economia para o desenvolvimento – PCA da Bolsa de Valores de Cabo Verde
Os investidores, principalmente os institucionais, já não procuram só o retorno financeiro, mas também saber que a aplicação dos seus fundos vai resultar na melhoria das condições sociais e ambientais. O novo plano estratégico da Bolsa de Valores de Cabo Verde 2021-2025, aprovado no início deste mês, procura ir ao encontro deste novo perfil de investidores, mas não só. O plano pretende igualmente servir a economia real e apoiar o desenvolvimento sustentável, oferecendo alternativas de financiamento e investimento, em condições favoráveis, a emissores e investidores. O documento está estruturado em quatro eixos estratégicos e um enabler e divide-se em 17 iniciativas, com cinco a serem consideradas prioritárias. Miguel Monteiro, Presidente do Conselho de Administração da Bolsa de Valores de Cabo Verde explica ao Expresso das Ilhas como quer que instituição esteja dentro de três anos.
Edição 1073
A entrevista com o PCA da Bolsa de Valores de Cabo Verde, Miguel Monteiro, faz a manchete da edição desta semana do Expresso das Ilhas.
Bolsa de Valores chega a 100 mil milhões de escudos de capitalização
A capitalização da Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC) ultrapassou no final de Abril, pela primeira vez na sua história, os 100 mil milhões de escudos, impulsionada pelo crescimento das emissões bolsistas.
Fretson Rocha da Rádio Morabeza é o vencedor do Prémio de Jornalismo Financeiro
O jornalista Fretson Rocha, da Rádio Morabeza, foi o vencedor da primeira edição do Prémio de Jornalismo Financeiro, da Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC), com a reportagem “Instituições financeiras de autorização restrita”
Bolsa de Valores mobiliza recorde de 25 milhões de contos em 2021 para financiar economia
O mercado de capitais mobilizou um recorde de 25 mil milhões de escudos em 2021 para financiar a economia, aumento de 68% face ao ano anterior, avançou hoje o presidente da Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC).
A sustentabilidade como arma de combate às alterações climáticas
Cabo Verde, através da Bolsa de Valores, apresentou, na Conferência sobre Clima e Desenvolvimento, a plataforma Blue X.
Bolsa de Valores apresenta soluções de financiamento às câmaras municipais
O presidente do Conselho da Administração da Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC) reafirma a possibilidade de os municípios realizarem investimentos através da emissão de empréstimos obrigacionistas.
Miguel Monteiro é o novo presidente da BVCV
Miguel Monteiro é o novo presidente da Bolsa de valores de Cabo Verde (BVCV), substituindo Manuel Lima.
PAICV solicita ao governo informações sobre os contratos com a empresa do deputado Miguel Monteiro
O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) solicitou hoje ao Governo, informações sobre os contratos existentes entre o executivo e a empresa do deputado Miguel Monteiro, bem como dos eventuais concursos que terão levado à sua contratação. Miguel Monteiro refutou acusações, advogando que a criação da empresa foi legal e que os contratos ocorreram a partir de concursos.
PAICV acusa Governo de gerir dinheiro fora do Orçamento. MpD diz que o executivo cumpre a lei
O PAICV acusa do Governo de estar a fazer gestão de elevados montantes fora do quadro do Orçamento do Estado e de estar a esconder a dívida e o défice através do mesmo instrumento de gestão, posicionou-se hoje o partido, no Parlamento.
mais