Artigos sobre AGMVM
Pontapé de saída nas privatizações com a venda da Caixa Económica por parte do governo
É esta quarta-feira, a sessão especial do lançamento da Oferta Pública de Venda (OPV) “Alienação de 27,44% das Acções da CAIXA detidas pelo Estado”, destinadas a investidores nacionais e estrangeiros, realizada no âmbito do processo de venda da participação do Estado na Caixa Económica de Cabo Verde, no montante de 381.904 acções.
Edição 1140
Destaque de manchete para a abertura de mais um ano político.
“Ficarei satisfeito quando chegarmos às cem emissões por ano, com pequenas e médias empresas a financiarem-se na Bolsa”
Em 2022, a Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC) conseguiu emitir o dobro da média de emissões dos últimos anos. Viu os municípios regressarem. Pela primeira vez teve um produto financeiro derivado. Apresentou a plataforma Blu-X. Atingiu e ultrapassou, pela primeira vez na história da BVC, a cifra dos 100 mil milhões de CVE de Capitalização Bolsista. “Um ano quase extraordinário”, como diz o presidente do Conselho de Administração da BVC, ao Expresso das Ilhas. O balanço do ano que passou e as perspectivas para o que agora começa, são os temas principais desta entrevista com Miguel Monteiro.
Semana do Investidor
Caro Investidor, Nesta semana dedicada, a nível mundial, à tomada de consciência da importância da educação financeira e da proteção dos investidores, a Auditoria Geral do Mercado de Valores Mobiliários – AGMVM entendeu homenageá-lo.
O futuro dos investimentos na bolsa passa pela economia para o desenvolvimento – PCA da Bolsa de Valores de Cabo Verde
Os investidores, principalmente os institucionais, já não procuram só o retorno financeiro, mas também saber que a aplicação dos seus fundos vai resultar na melhoria das condições sociais e ambientais. O novo plano estratégico da Bolsa de Valores de Cabo Verde 2021-2025, aprovado no início deste mês, procura ir ao encontro deste novo perfil de investidores, mas não só. O plano pretende igualmente servir a economia real e apoiar o desenvolvimento sustentável, oferecendo alternativas de financiamento e investimento, em condições favoráveis, a emissores e investidores. O documento está estruturado em quatro eixos estratégicos e um enabler e divide-se em 17 iniciativas, com cinco a serem consideradas prioritárias. Miguel Monteiro, Presidente do Conselho de Administração da Bolsa de Valores de Cabo Verde explica ao Expresso das Ilhas como quer que instituição esteja dentro de três anos.
Reguladoras de mercados mobiliários de Cabo Verde e Portugal assinam protocolo de cooperação
A Auditoria Geral do Mercado de Valores Mobiliários assinou um protocolo de colaboração com a sua congénere de Portugal, com o objectivo de reforçar a prestação de assistência mútua na supervisão de actividades transfronteiriças, foi hoje anunciado.
mais