Edição 1140

PorExpresso das Ilhas,4 out 2023 0:00

Destaque de manchete para a abertura de mais um ano político.

Com o início, hoje, de mais um ano político, os líderes das bancadas parlamentares partilham as suas expectativas, prioridades e também desafios previstos para 2023/2024. Os partidos insistem na necessidade da criação de consensos em áreas fundamentais para o desenvolvimento de Cabo Verde, mas também tendo em conta vários diplomas legislativos fundamentais para o país, que necessitam de aprovação por dois terços.

Também em destaque está a entrevista com Joaquim Coimbra, Presidente do Conselho de Administração da Inpharma.

Numa altura em que se assinalam 30 anos de actividade da Inpharma, o PCA da única empresa produtora de medicamentos em Cabo Verde anuncia investimento na remodelação das instalações na Praia. Retoma das exportações para África vai ser feita depois de a Inpharma ter adquirido empresa de distribuição na Guiné-Bissau.

Na capa desta semana do Expresso das Ilhas falamos, igualmente, sobre o Orçamento do Estado para 2024.

Três objectivos, cinco prioridades, quase 86 milhões de contos – já são conhecidas as principais directrizes do Orçamento de Estado para o próximo ano. Durante a apresentação do documento, em conferência de imprensa, o ministro das finanças, Olavo Correia, garantiu subida do ordenado mínimo, descida da dívida pública, queda da inflação, aumento do número de beneficiários da pensão social, mais dinheiro para os municípios e subsídio de desemprego para os trabalhadores domésticos.

O Turismo de Natureza também merce chamada à primeira página desta semana.

Membros do governo, diplomatas, autarcas e outros parceiros discutiram em Santo Antão o que o país tem para oferecer em matéria de turismo de natureza.

Falamos também sobre a Bolsa de Valores e a retoma da negociação das acções da ENACOL e da Sociedade Cabo-Verdiana de Tabacos.

Comportamento de dois investidores esteve na base da suspensão da negociação das acções da ENACOL e da Sociedade Cabo-Verdiana de Tabacos (SCT) na Bolsa de Valores. Ao final desta terça-feira as acções das duas empresas continuam a ser negociadas em alta. Investigação ainda decorre e uma acção legal não está posta de parte.

Na Cultura damos destaque ao lançamento do novo livro de Jorge Carlos Fonseca.

"Escritos Ucranianos", a mais recente obra do poeta e ex-Presidente da República é lançada esta quarta-feira, na Biblioteca Nacional. A apresentação estará a cargo de Hermano Lopes da Silva e de Manuel Varela Neves. O livro de 220 páginas já foi apresentado no Sal, no mês de Junho, no âmbito do “Festival de Literatura Mundo” pelo escritor e jornalista Joaquim Arena e depois em Lisboa pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa e por José Eduardo Cunha, crítico literário e poeta cabo-verdiano. Depois da Praia, o autor manifestou o interesse em apresentar o seu livro em outras ilhas de Cabo Verde.

A ler igualmente os artigos de opinião ‘Universidades Públicas, Regimes Diferentes’ de Brito-Semedo e ‘Gestão dos riscos naturais na Sociedade do Conhecimento’ de João Fonseca.

Autoria:Expresso das Ilhas,4 out 2023 0:00

Editado porAndre Amaral  em  26 abr 2024 23:28