Parlamento debate hoje Orçamento de Estado para 2024

PorExpresso das Ilhas, Lusa,8 nov 2023 7:51

O parlamento vai debater hoje o Orçamento de Estado para 2024, calculado com base numa perspectiva conservadora de crescimento económico, anunciou o Governo.

"É muito arriscado” fazer previsões que podem implicar um empolamento de receitas e despesas, explicou Olavo Correia, vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças quando há um mês apresentou os documentos.

A guerra na Ucrânia (e agora entre Israel e o Hamas) e as alterações climáticas são dois dos factores de incerteza que levam o documento a apontar para um crescimento da economia de 4,7%, abaixo dos 5,7% previstos para este ano.

O OE 2024 ascende a cerca de 86 mil milhões de escudos, um crescimento de 10% em relação ao OE deste ano.

Durante a apresentação do documento, "estabilidade" foi uma das palavras repetidas pelo ministro como alicerce da política governamental, a par de reformas apostadas na transformação digital e ambientalmente sustentável, para atrair investimento, e de um terceiro alicerce que passa por "proteger os mais vulneráveis".

O PAICV anunciou que vai propor aumentos salariais para todos os trabalhadores e isenção de Imposto Único sobre Rendimento até aos 50 mil escudos, considerando a proposta do Governo irrealista.

A UCID, terceira força parlamentar, considerou o OE 2024 como um “roteiro de ficção”, mas admitiu dar um “aval positivo”, consoante algumas das suas propostas sejam aprovadas na especialidade.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,8 nov 2023 7:51

Editado porAndre Amaral  em  27 abr 2024 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.