Artigos sobre MpD

MpD quer pacto para fortalecimento da democracia
O MpD quer um pacto para a proteção e fortalecimento da democracia, que tem sido alvo de ataques. A decisão resultou da reunião da Comissão Política Nacional do partido, realizada esta quinta-feira, na Praia.

Partidos defendem mais políticas para fortalecer igualdade de género
O PAICV defendeu a ratificação de convenções internacionais e a implementação de políticas concretas para melhorar as condições de vida e de trabalho das mulheres. Na mesma linha, a UCID apelou à necessidade de políticas públicas eficazes para promover a igualdade de género e o fortalecimento das mulheres na sociedade cabo-verdiana. Já o MpD exortou os deputados à criação de uma base de consenso para a revisão da Lei da Paridade.

Banco Jovem e Mulher aprovou 1.680 créditos dos quais 85% para projectos femininos
O Banco Jovem e Mulher já aprovou 1.680 créditos, sendo que 85% correspondem a projectos de iniciativa feminina, conforme anunciou hoje o Primeiro-ministro.

Governo vai investir mais de 400 mil contos em projectos para mulheres das zonas rurais
O Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, anunciou hoje que, nos próximos dois anos, o Governo irá investir mais de 400 mil contos na implementação de projectos hidroagrícolas e em acções de formação dirigidas essencialmente às mulheres que vivem nas zonas rurais.

PM admite que ainda há um longo caminho para a paridade nos cargos de liderança
O Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, reconheceu hoje que, apesar dos avanços registados com a Lei da Paridade, aprovada em 2019, ainda há um longo caminho a percorrer para garantir a igualdade de género nos cargos de liderança e reconheceu a necessidade de reforçar a presença feminina na administração pública e no sector privado.

MpD enaltece “avanços nas políticas para mulheres” em Cabo Verde
O Movimento para a Democracia (MpD) destacou hoje avanços nas políticas para mulheres em Cabo Verde, declarando que o Governo suportado por este partido sempre promoveu políticas de protecção social e empoderamento económico às mulheres.

MpD “aguarda” pelo PAICV para eleger órgãos externos ao Parlamento. UCID responsabiliza os dois partidos
O MpD afirma que o processo eleitoral interno do PAICV está a atrasar a eleição dos órgãos externos à Assembleia Nacional, alguns dos quais têm mandatos caducados há cinco anos. A UCID responsabiliza os dois principais partidos e defende que o país não pode parar. Posições expressas na noite de segunda-feira, durante o programa “Plenário” da Rádio Morabeza. O PAICV não compareceu ao debate.

Porto Novo: Elisa Pinheiro garante que orçamento para 2025 dá resposta aos anseios dos munícipes
A edil do Porto Novo, Elisa Pinheiro, assegurou hoje que o orçamento municipal para este ano económico, na ordem dos 705 mil contos, vai satisfazer os anseios dos porto-novenses.

MpD inicia ciclo de Encontros Democráticos a 21 de Março
A partir de 21 de Março e até Janeiro de 2026, o MpD vai realizar os Encontros Democráticos do Partido. De acordo com o vice-presidente do partido, Luís Tavares, com estes encontros pretende-se ouvir a população para que, juntos, se encontrem soluções para os desafios que o país tem pela frente.

Março, mês da Mulher - Helena Semedo: olhar para lá do horizonte
Gerada e nascida no Planalto Leste, Santo Antão, Helena Semedo não conhece amarras de género nem as limitações de nenhum horizonte. Economista de formação, foi membro fundador do Movimento para a Democracia (MpD), criado a 14 de Março de 1990, de cujo primeiro governo foi membro: a segunda mulher ministra de Cabo Verde. Do arquipélago e seu horizonte marítimo, partiu para o encravado Níger, onde iniciou a sua carreira na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Um percurso de mais de 20 anos, cerca de metade dos quais como Directora Geral-Adjunta, que lhe deu um olhar amplo sobre o mundo. E tudo o que fez – governação, projectos, liderança e forma de estar -, fê-lo em tom feminino, com a certeza da força diferente e transformadora da mulher.

Completam-se hoje 35 anos da Declaração Política do MpD que marcou a história de Cabo Verde
Celebram-se hoje 35 anos desde que um grupo de cidadãos, opositores ao regime monopartidário em Cabo Verde, pôs a circular pelo país inteiro e pela emigração a Declaração Política do MpD, que marcou a história do arquipélago.

35 anos da Declaração Política do MpD: A Transição Política na Imprensa da Época
Nos últimos anos da década de 1980, enquanto os ventos da Perestroika sopravam sobre a Europa de Leste e regimes outrora inabaláveis começavam a ruir, Cabo Verde vivia o seu próprio momento de transição. O modelo de partido único mostrava sinais de desgaste, a sociedade civil revelava inquietação e a necessidade de um debate sobre o futuro do país tornava-se cada vez mais premente. Foi nesse contexto que Humberto Cardoso, sob os pseudónimos de Péricles Miranda e Tácito Monteiro, fez do jornal Terra Nova (Mindelo, 1975 –) a sua tribuna.

Parlamento debate alteração à lei do regime de emprego público em regime de urgência
O Parlamento vai debater na próxima sexta-feira, 14, uma alteração à lei do regime de emprego público que visa permitir a contratação de profissionais a curto prazo sem concurso público, mas apenas a título excepcional.

Oposição quer mais benefícios e sustentabilidade no Acordo de Pesca
O PAICV manifestou-se a favor do acordo de pesca entre Cabo Verde e a União Europeia, mas defendeu que o mesmo deve ser acompanhado por estudos que comprovem a sustentabilidade dos recursos haliêuticos e garantam que não haja impacto negativo nas actividades dos pescadores nacionais. A UCID, por seu turno, afirmou que o país poderia obter mais benefícios se fossem implementadas medidas para fortalecer a frota nacional. Já o MpD defendeu que õ acordo baseia-se nos princípios de transparência, sustentabilidade e partilha equitativa dos benefícios.

Ministro esclarece limites da soberania marítima no acordo de pesca com a UE
O Ministro dos Negócios Estrangeiros, José Filomeno Monteiro, negou que o acordo de pesca com a UE prejudique Cabo Verde, explicando que a ZEE não equivale a águas territoriais e que a passagem de navios estrangeiros é permitida pelo direito internacional. Conforme ressaltou, o acordo abrange espécies migratórias e garante compensação financeira para o sector das pescas e comunidades costeiras.

Acordo de pesca com UE com impacto positivo directo na economia - MpD
O MpD reforça que o acordo de pesca entre Cabo Verde e a União Europeia tem tido um impacto positivo no país. Posição expressa pelo vice-presidente da Direcção do Grupo Parlamentar do MpD, Euclides Silva, em conferência de imprensa realizada esta manhã, em antevisão da primeira sessão plenária de Março, que arranca esta quarta-feira, na Assembleia Nacional.

Oposição pede mais apoio internacional para Cabo Verde no combate a crimes transnacionais
O PAICV e a UCID defendem que Cabo Verde deve ser melhor compensado pelo seu papel como “força tampão” numa das principais rotas de tráfico de droga entre a América e a Europa. Posições expressas na noite de segunda-feira, durante o programa “Plenário” da Rádio Morabeza. O MpD faltou ao debate.

Vitória de Fábio Vieira causa desconforto no PAICV
Vitória de Fábio Vieira nas eleições para a presidência da Associação Nacional dos Municípios Cabo-Verdianos (ANMCV) está a causar desconforto e troca de acusações dentro do PAICV. Autarca dos Mosteiros avançou para a eleição à revelia do partido que tinha escolhido Isaías Varela, presidente da Câmara Municipal de São Domingos, para suceder a Herménio Fernandes.

Oposição defende crescimento e desenvolvimento económico inclusivo. MpD fala em crescimento sem precedentes
O PAICV alertou hoje para a discrepância entre o crescimento económico de Cabo Verde e o agravamento das dificuldades enfrentadas pelas famílias e sugeriu a implementação de medidas para garantir um desenvolvimento mais inclusivo. Na mesma linha, a UCID reforçou a necessidade de um desenvolvimento económico que chegue a todos os cidadãos. Já o MpD defendeu que o país está a viver um período de crescimento económico sem precedentes, o qual tem um impacto directo na vida das pessoas.

MpD defende Governo como o mais social e humano da história de Cabo Verde
O MpD afirma que o actual Governo é o mais social e humano que já existiu em Cabo Verde. Esta posição foi expressa pelo deputado Damião Medina, em conferência de imprensa de antevisão da segunda sessão parlamentar de Fevereiro, que arranca esta quarta-feira na Assembleia Nacional.
mais