Artigos sobre PCFR

Ministério da Educação publica lista provisória de transição do pessoal docente
O Ministério da Educação divulgou, este sábado, 10, a lista provisória de transição do pessoal docente, documento que visa a regularização das pendências de promoção e o consequente novo enquadramento salarial dos professores.

Subsídio de elaboração das provas nacionais será regularizado, garante PM
O Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, assegurou hoje que o subsídio pago pela elaboração das provas nacionais está regularizado até 2023 e garantiu que a situação referente ao ano letivo 2023/2024 será também resolvida.

Ministro garante integração de 2 mil trabalhadores precários do sistema nacional de Saúde até Julho
O ministro da Saúde, Jorge Figueiredo, assegurou hoje, no Parlamento, que o processo de integração dos trabalhadores com vínculo precário no Sistema Nacional de Saúde está “extremamente avançado” e deverá estar concluído até Julho deste ano.

MpD defende que novo PCFR responde às expectativas dos professores
O Secretário-Geral do MpD considera que, dentro dos limites das finanças públicas, o novo Plano de Carreiras, Funções e Remunerações (PCFR) do pessoal docente responde às expectativas da classe.

PCFR do pessoal docente já vigora e com efeitos retroativos
O diploma que estabelece o Plano de Carreira, Funções e Remunerações (PCFR) do pessoal docente e o seu estatuto foi publicado e entrou oficialmente em vigor, permitindo o avanço para a sua implementação. A medida traz uma nova tabela salarial e prevê efeitos retroactivos a 1 de Janeiro de 2025.

PM fala ao país quinta-feira sobre PCFR
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, faz esta quinta-feira, 06, uma comunicação ao país sobre o Plano de Carreiras, Funções e Remunerações (PCFR) do pessoal docente.

PR promulga PCFR do pessoal docente
O Presidente da República, José Maria Neves, promulgou, na passada sexta-feira, 28, o Plano de Carreiras, Funções e Remunerações (PCFR) do Pessoal Docente, bem como o respectivo Estatuto, após aprovação pela Assembleia Nacional.

PM diz que processo legislativo do PCFR dos professores tem sido “turbulento” mas já está na fase final
O primeiro-ministro sublinhou hoje que o processo legislativo do PCFR tem sido “turbulento”, mas já está na final, tendo em conta a decisão do Tribunal Constitucional de que não há inconstitucionalidade nos artigos referenciados pelo Presidente da República.

SINDPROF acata decisão do Tribunal Constitucional, mas reforça continuidade da luta dos professores
O Sindicato Nacional dos Professores (SINDPROF) afirmou hoje que respeita e acata com naturalidade a decisão do Tribunal Constitucional (TC) que considerou não haver inconstitucionalidade nas normas do Plano de Carreira, Função e Remuneração (PCFR) dos professores, mas, assegurou que a luta dos docentes por melhores condições de trabalho e salariais continua.

Siprofis saúda decisão do Tribunal Constitucional e insta professores a defender implementação efectiva do PCFR
O Sindicato dos Professores (Siprofis) saudou hoje a decisão do Tribunal Constitucional “que confirmou a total legalidade do Estatuto do Pessoal Docente (PCFR)” e considera fundamental que todos os docentes se comprometam a defender sua implementação efectiva.

Tribunal Constitucional decide que não há inconstitucionalidade na lei do PCFR dos professores
O Tribunal Constitucional (TC) rejeitou o pedido de inconstitucionalidade de alguns artigos da lei que aprova o Plano de Carreiras, Funções e Remunerações (PCFR) e o Estatuto do Pessoal Docente, apresentado pelo Presidente da República.

ME aguarda decisão do Tribunal Constitucional sobre PCFR do Pessoal docente após pedido do PR
O Ministério da Educação (ME) recebeu, nesta terça-feira, 11, um despacho do Tribunal Constitucional informando que o Presidente da República solicitou a apreciação preventiva da constitucionalidade do diploma que aprova o Plano de Carreiras, Funções e Remunerações (PCFR) e estabelece o Estatuto do Pessoal Docente. Apesar desse novo desenvolvimento, o Ministério garante que se mantém firme no compromisso de valorizar os professores e de criar condições para a implementação da nova Tabela Remuneratória, que prevê um aumento salarial médio de 16%.

PAICV considera que PCFR dos professores representa “mais perdas do que ganhos”
O secretário-geral do PAICV, Julião Varela, afirmou hoje que o PCFR dos professores aprovado no parlamento na sexta-feira, 24, representa “mais perdas, retrocessos e retiradas dos direitos do que ganhos em vários aspectos”.

Novo PCFR do pessoal docente com impacto orçamental superior a 1,2 milhões de contos anuais - deputada
O novo Plano de Carreiras, Funções e Remunerações (PCFR), aprovado sexta-feira no parlamento, terá um impacto orçamental anual superior a 1,2 milhões de contos, e promete estabilizar o sistema educativo, melhorias salariais e regularização da precariedade de vínculos.

Siprofis congratula-se com aprovação do PCFR
O Sindicato dos Professores de Santiago (Siprofis) celebrou com "enorme satisfação" a votação global final da proposta do PCFR – Estatuto do Pessoal Docente, destacando o consenso unânime alcançado entre os deputados na Assembleia Nacional, no Dia Internacional da Educação.

PCFR dos professores cabo-verdianos aprovado na globalidade
O parlamento aprovou na tarde desta sexta-feira, na globalidade, a proposta do Plano de Carreira, Funções e Remunerações (PCFR) dos professores, com maioria dos votos dos deputados do MpD, enquanto o PAICV e a UCID se abstiveram.

Sindep apela à reflexão sobre a Educação e à valorização da classe docente
No Dia Internacional da Educação, assinalado hoje, o presidente do Sindicato Nacional dos Professores (SINDEP), Jorge Cardoso, apelou à reflexão sobre a situação da educação, especialmente em Cabo Verde, por considerar que a mesma não vai bem devido à desvalorização da classe docente.

UCID reconhece ganhos no PCFR dos professores, mas aponta desafios por superar
A União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID) reconhece os avanços do Plano de Carreira, Cargos e Remunerações (PCFR) para a classe docente, mas defende a necessidade de um trabalho contínuo na valorização da classe. Para os democratas-Cristãos a questão salarial está entre os principais ganhos do diploma.

“Divisão entre docentes com e sem licenciatura é ilegal, desnecessária e inadequada” – PAICV
O grupo parlamentar do PAICV considerou hoje, na cidade da Praia, que a divisão entre docentes com e sem licenciatura é “ilegal, desnecessária e inadequada”.

Parlamento: MpD classifica PCFR como “excelente diploma” que reconhece formação dos professores e regulariza precariedades
O MpD classificou hoje o Plano de Cargos, Funções e Remunerações (PCFR) da classe docente como um “excelente diploma” que reconhece a formação dos professores, o desenvolvimento na carreira, e a regularização da precariedade.
mais