Artigos sobre Justiça

Bastonário dos Advogados defende digitalização e formação contínua para maior eficiência do sistema judicial
O bastonário da Ordem dos Advogados de Cabo Verde (OACV), Júlio Martins, instou hoje à urgência da transformação digital e da formação contínua dos profissionais para conferir maior eficiência e celeridade ao sistema judicial do país.

Justiça para o futuro
O sector da Justiça é, por excelência, o pilar de qualquer Estado de Direito, sendo o seu desempenho um reflexo directo da confiança e da estabilidade de uma Nação. Em Cabo Verde, o Ministério da Justiça, sob a liderança da Dra. Joana Rosa, tem vindo a traçar uma trajectória de registo e desempenho notável, marcada por uma prestação sem precedentes que combina uma visão estratégica com a execução rigorosa de reformas estruturais.

"A modernização já chegou à Justiça e já há resultados" - Ministra da Justiça
De há anos a esta parte, o sector da Justiça tem vindo a passar por uma reforma e modernização que se acelerou desde 2021. O muito esperado Sistema de Informação da Justiça deixou de ser promessa e tornou-se realidade: há sete meses, o Sistema de Informação de Processo Penal está operacional em todas as comarcas, à excepção da Brava. Em breve, o Processo Civil deverá também entrar em funcionamento, concluindo assim uma das maiores revoluções na justiça em Cabo Verde.

Confiança Institucional - O Compromisso que Cabo Verde Precisa Renovar
A confiança nas instituições, esse cimento invisível que sustenta a nossa democracia, tem sido alvo de sucessivos ataques. É cada vez mais urgente enfrentá-los com coragem e lucidez. Porque, sem confiança institucional, não há democracia que resista. E Cabo Verde merece resistir, merece renovar-se, merece acreditar.

Presidente da Assembleia Nacional diz que não há falta de consenso no Parlamento
A sessão legislativa, última desta legislatura, começa hoje e prevê-se que, com as eleições de 2026, este seja um ano intenso. Num momento em que o hemiciclo se prepara para iniciar trabalhos, o presidente da Assembleia Nacional lançou um apelo às forças políticas: o debate aceso que se avizinha com a proximidade das legislativas não deve fragilizar as instituições cabo-verdianas. Esta é uma das principais mensagens da entrevista concedida à Lusa, na qual Austelino Correia pede que se preservem os ganhos democráticos do país.

Instalado Juízo de Instrução Criminal no Tribunal da Comarca da Praia
Foi hoje oficialmente instalado o Juízo de Instrução Criminal do Tribunal da Comarca da Praia, conforme resolução publicada no Boletim Oficial.

Tribunal da comarca de São Miguel inicia funções a 1 de Outubro
A ministra da Justiça, Joana Rosa, anunciou hoje que o Tribunal da comarca de São Miguel, começará a funcionar a partir do dia 1 de Outubro.

Pacote legislativo da reforma da Justiça: autoridades esperam reforço da eficácia e modernização do sistema
Hoje, durante a abertura do ano judicial 2025-2026, as autoridades consideraram o pacote legislativo aprovado em Junho uma oportunidade para consolidar o sector da Justiça, reforçar o desempenho dos tribunais, reduzir a morosidade processual e tornar o sistema mais moderno, certo e próximo dos cidadãos.

CSMJ faz balanço positivo do funcionamento dos tribunais
Mais de 25 mil processos tramitaram pela primeira vez – ou seja, estão no andamento regular – nos Tribunais e Juízos de Cabo Verde, um aumento de 520 processos em relação ao ano judicial anterior. Dados do relatório sobre o funcionamento dos tribunais Judiciais do Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ).

226 profissionais da Justiça iniciam formação em Inteligência Artificial
Iniciou-se hoje, uma formação intensiva em Inteligência Artificial (IA) para 226 profissionais da Justiça, numa aposta para melhorar a eficiência, transparência e acessibilidade do sistema judicial, avançou, em comunicado o Instituto da Modernização e Inovação da Justiça (IMIJ)

Babilónia: para lá da mentira e da corrupção
Na tradição bíblica e histórica, Babilónia ficou como um símbolo da corrupção e da decadência. Foi a cidade do esplendor e da arrogância, onde a opulência convivia com a injustiça e onde o poder se julgava acima da lei divina e humana.

Praia: Suspeitos de homicídio em Calabaceira ficam em prisão preventiva
Cinco jovens, com idades entre os 18 e os 21 anos, ficaram em prisão preventiva por suspeita de envolvimento no homicídio de um jovem de 20 anos, ocorrido no passado dia 14 de Setembro, no bairro de Calabaceira, na cidade da Praia.

PR promulga diplomas para aprofundar reforma da Justiça
O Presidente da República, José Maria Neves, promulgou ontem um conjunto de diplomas aprovados pelo parlamento destinados a aprofundar a reforma no setor da Justiça, reforçando a autonomia e eficiência dos tribunais e do Ministério Público.

Envio de tropas por Trump motiva acção judicial de distrito de Washington
O Distrito de Columbia, que envolve Washington DC, apresentou hoje uma acção judicial para impedir o destacamento na capital norte-americana de tropas da Guarda Nacional pelo Presidente Donald Trump, já considerado ilegal no estado da Califórnia.

"OE 2026 vai reforçar acesso à justiça e promover reinserção social"- Ministro das Finanças
O Orçamento do Estado 2026 (OE 2026) irá criar as condições necessárias para reforçar o acesso efetivo à justiça e promover a reinserção social. A garantia foi dada pelo vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia.

PAICV quer PGR a investigar concessão dos transportes marítimos
O PAICV pede que a PGR investigue o dossier da concessão dos transportes marítimos inter-ilhas. A posição foi expressa em conferência de imprensa pelo vice-presidente, João do Carmo, que afirma ser necessário apurar responsabilidades criminais e políticas.

AJOC condena agressão a jornalista da RTP-África na Guiné-Bissau e exige justiça
A Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC) manifestou este domingo, 28, a sua total solidariedade para com o jornalista Waldir Araújo, delegado da RTP-África na Guiné-Bissau, na sequência do violento ataque de que foi vítima na noite de 26 de Julho, em Bissau.

Tribunal aplica interdição de saída do país e suspensão de funções a três funcionárias públicas
Três funcionárias públicas, naturais da ilha do Fogo, estão a ser investigadas por suspeitas da prática de vários crimes de peculato em forma continuada. As mulheres, com idades entre os 35 e os 42 anos, foram detidas fora de flagrante delito no âmbito de um auto em instrução registado na Procuradoria da República da Comarca de São Filipe.

Justiça europeia abre nova investigação à extrema-direita francesa
A Procuradoria Europeia abriu uma investigação ao partido francês União Nacional, liderado por Marine Le Pen e Jordan Bardella, e aos seus aliados de extrema-direita em Bruxelas, suspeitos de várias irregularidades financeiras, foi hoje anunciado.

Edição 1231
Num momento em que Cabo Verde é classificado como país de rendimento médio-alto pelo Banco Mundial, a entrevista com Indira Campos, representante residente do Grupo, faz a manchete desta edição.
mais