Artigos sobre Ministério da Justiça

Ministério da Justiça nega precariedade dos agentes prisionais e responsabiliza sindicato
O Ministério da Justiça, através da Direcção-Geral dos Serviços Prisionais e Reinserção Social (DGSPRS), refutou a informação de que os agentes prisionais estejam a enfrentar uma situação de precariedade e acusou o Sindicato da Indústria, Agricultura, Comércio e Serviços Afins (SIACSA) de omitir informações à comunicação social.

MJ esclarece que retroactivos dos agentes prisionais estagiários já estão garantidos
A Direcção Geral dos Serviços Prisionais e Reinserção Social (DGSPRS) esclareceu, em comunicado, que os retroactivos dos agentes prisionais estagiários referentes ao período de Janeiro a Outubro já têm recursos alocados e que a nomeação definitiva depende da conclusão do estágio probatório e de avaliação positiva.

Governo aprova transferência de 58 milhões de escudos para Ministério da Justiça para reprogramação das verbas
O Governo autorizou hoje a transferência de mais de 58 mil contos, para o Ministério da Justiça, destinados à reprogramação das verbas devido ao recrutamento e promoção de agentes de segurança prisional em todo território nacional.

“Há condições de produzir mais com o que temos”
As pendências aumentaram no ano judicial 2023/2024, mas a ministra da Justiça não tem dúvidas de que investimentos e iniciativas implementadas ou previstas darão frutos brevemente. “A justiça está em transformação”, observa, destacando que a modernização em curso, que abrange todo o sector, trará ganhos significativos. Num momento em que o Estado da Justiça sobe a debate no Parlamento, Joana Rosa explica a demora na entrada em funcionamento do novo Sistema de Informação da Justiça (SIJ), e ressalta a importância do pacote legislativo que se pretende aprovar, e que contempla, entre outras, a revisão das leis de inspecção das Magistraturas. Abordando as complexidades e deficiências do sistema, a ministra faz também uma análise crítica da produtividade. Estes e outros temas fazem desta grande entrevista, onde se olha o que está mal, o que está bem e se descrevem os caminhos pretendidos para uma melhor Justiça em Cabo Verde.

Independência e alocação de recursos são destaques da abertura do ano Judicial
Para aprimorar a justiça do país, os actores judiciais propõem revisão das métricas de colecta de dados e a alocação de recursos para promover uma justiça célere e eficaz, visando a redução de pendências e uma melhor prestação de serviços à população.

OACV propõe revisão das métricas de recolha de dados para aumentar transparência no sistema judicial
O bastonário da Ordem dos Advogados de Cabo Verde (OACV), Júlio Martins Júnior, considera que a actual abordagem de recolha de dados com base em processos pendentes, em comparação a processos tramitados, não permite a extracção de conclusões seguras sobre a real situação do sistema judicial. Nesse sentido, propõe a revisão das métricas de recolha de dados e incluir todas as fases do processo.

PGR e UNICEF apontam para diminuição de casos de averiguação de paternidade e maternidade na Praia
Os dados apresentados, hoje, pela Procuradoria-Geral da República (PGR) referentes à IV fase da parceria existente com UNICEF, no âmbito da tramitação dos processos da jurisdição de família e menores e de crimes sexuais contra crianças e adolescentes, apontaram uma diminuição drástica nos processos de averiguação oficiosa paternidade/ maternidade. Os resultados apontaram que na Comarca da Praia, dos mais de 2000 processos pendentes em 2020, hoje constam somente 288.

ACRIDES entrega ao Ministério da Justiça manuais de procedimento no atendimento de crianças vítimas de violência
A Associação de Crianças Desfavorecidas (Acrides) entregou hoje ao Ministério da Justiça 90 exemplares do manual de procedimento no atendimento de crianças no âmbito do” Projecto Justiça da Criança”. Segundo a ministra Joana Rosa, este manual vai ajudar as pessoas que trabalham nas salas de escuta, mas também nos Tribunais, a atender as crianças, vítimas de violência, de forma humanizada.

Ministério da Justiça cria salas especiais para ouvir crianças vítimas de violência
Cabo Verde vai criar salas de escuta e de depoimento especial em todas as comarcas do país para ouvir crianças e adolescentes vítimas das mais diversas formas de violência, conforme portaria publicada no Boletim Oficial no passado dia 18.

Cabo Verde debate soluções e desafios da transformação digital eleitoral
Cabo Verde tem construído, ao longo de 32 anos de democracia, um sistema eleitoral credível e reconhecido a nível nacional e internacional. Contudo, há desafios novos (e menos novos) aos quais se quer dar resposta. Para debater e recolher subsídios na construção de um sistema moderno foi realizado, no passado dia 3 de Julho, na Praia, o “Fórum Internacional sobre o sistema eleitoral em Cabo Verde”. O evento, organizado pelo Ministério da Justiça, através da Direcção-Geral de Apoio ao Processo Eleitoral (DGAPE), abordou assim as principais questões que se colocam ao sistema eleitoral, centrando-se na transformação digital eleitoral, já contemplada na proposta de revisão do código eleitoral.

Sala de audição de crianças vítimas de violência sexual inaugurada na Praia
A sala de audição de crianças vítimas de violência sexual foi inaugurada, hoje, na cidade da Praia, um projecto da Associação de Crianças Desfavorecidas (ACRIDES) em parceria com o Ministério da Justiça.

Cabo Verde vai passar a trocar informações sobre suspeitos com Estados Unidos
Cabo Verde vai passar a trocar informações com os Estados Unidos da América sobre pessoas suspeitas de crimes de terrorismo que entrem no país, conforme memorando de entendimento a assinar hoje, na Praia.

“Os esforços de Cabo Verde no combate ao crime organizado têm sido um factor-chave para a sua estabilidade”
À frente do Escritório das Nações Unidas contra a Droga e Crime em Cabo Verde desde 2008, por Ana Cristina Andrade já passaram várias iniciativas e quadros legais, mas o engajamento do país no combate a estes desafios internacionais tem sido uma constante, avalia. Nesta conversa com o Expresso das Ilhas, a coordenadora nacional fala de diferentes crimes e problemáticas, entre os quais o tráfico de drogas, o tráfico de pessoas – “o pior entre todos os crimes” –e o cibercrime. E fala também de uma novidade nas iniciativas da ONUDC Cabo Verde, geralmente orientadas para as instituições, que é o projecto participativo de segurança humana que está a desenvolver junto às comunidades. Uma coisa é certa, sublinha a coordenadora: não há país nem comunidade que se desenvolva à luz do crime e violência.

José Maria Neves critica demora na nomeação de membros do CSMJ
Críticas feitas, esta segunda-feira, durante a tomada de posse de Bernardino Delgado para mais um mandato à frente do Conselho Superior de Magistratura Judicial (CSMJ).

Ministério da Justiça quer informação jurídica em todas as comunidades
O Ministério da Justiça quer levar a informação jurídica às comunidades. Quem o diz é a directora-geral das políticas da Justiça, que falava esta manhã na abertura do I Encontro com Prestadores de Informação Jurídica, que está a decorrer na cidade da Praia.

Ministério da Justiça garante estar a trabalhar para evitar fugas do Centro Educativo Orlando Pantera
O director-geral dos Serviços Prisionais e Reinserção Social, João Delgado, garantiu hoje que o Ministério da Justiça tem trabalho no sentido de melhorias estratégicas e pontuais de modo a evotar fugas do Centro Educativo Orlando Pantera. Da última vez, o Centro registou 11 fugas.

Governo trabalha nova abordagem para combate à criminalidade e a reinserção social dos reclusos – diz ministra
A ministra da Justiça, Joana Rosa, revelou hoje, na cidade da Praia, que o Governo está a trabalhar numa nova abordagem para o combate à criminalidade e a reinserção social dos reclusos.

Ministra diz que se Tribunal da Relação de Sotavento estivesse na Praia teria melhores resultados
A ministra da Justiça, Joana Rosa, afirmou hoje que se o Tribunal de Relação de Sotavento (TRS) estivesse na Praia haveria melhores resultados devido a existência de algumas inconveniências, apesar do excelente desempenho.

Centro de Colecta e Registo de Dados vai ser criado em Cabo Verde
Cabo Verde vai ter um Centro de Colecta e Registo de Dados (DACORE). A informação foi avançada pela ministra da Justiça à margem da terceira reunião da Comissão Nacional SIPAO - Sistema De Informação Policial Da África Ocidental Wapis/Sipao - em Cabo Verde.

ICIEG satisfeito com a criação do Fundo de Apoio a Vítima do VBG
O Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG) congratulou-se com a decisão do governo em criar o Fundo de Apoio a Vítima de Violência Baseada no Género (VBG).
mais