Artigos sobre DGAPE
Cabo Verde debate soluções e desafios da transformação digital eleitoral
Cabo Verde tem construído, ao longo de 32 anos de democracia, um sistema eleitoral credível e reconhecido a nível nacional e internacional. Contudo, há desafios novos (e menos novos) aos quais se quer dar resposta. Para debater e recolher subsídios na construção de um sistema moderno foi realizado, no passado dia 3 de Julho, na Praia, o “Fórum Internacional sobre o sistema eleitoral em Cabo Verde”. O evento, organizado pelo Ministério da Justiça, através da Direcção-Geral de Apoio ao Processo Eleitoral (DGAPE), abordou assim as principais questões que se colocam ao sistema eleitoral, centrando-se na transformação digital eleitoral, já contemplada na proposta de revisão do código eleitoral.
Cabo Verde poderá ter voto electrónico em 2026
A ministra da Justiça acredita que, havendo recursos, em 2026 Cabo Verde terá voto electrónico. Posição manifestada por Joana Rosa, na posse de Salif Diallo Agues da Cruz Silva como novo Director da Direcção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral (DGAPE).
Arlinda Chantre deixa Direcção-Geral de Apoio ao Processo Eleitoral
A directora-geral dos serviços de Apoio ao Processo Eleitoral (DGAPE), Arlinda Chantre, depois de vários anos, deixa este serviço, a fim de prosseguir, em Portugal, um curso de mestrado em Ciência Política.
Os dados estão lançados
Realizadas as eleições presidenciais de 17 de Outubro, termina o ciclo eleitoral que tinha sido inaugurado a 25 de Outubro do ano passado com o pleito autárquico. A corrida presidencial foi ganha por José Maria Neves que era o candidato apoiado pelo Paicv, abrindo as portas para mais uma experiência no relacionamento entre o presidente e o governo e a sua maioria parlamentar, quando oriundos de campos políticos diferentes.
CNE garante que estão criadas todas as condições para votação "sem sobressaltos"
A presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Cabo Verde, Maria do Rosário Gonçalves, garantiu este sábado que estão criadas todas as condições para que as eleições presidenciais de hoje decorram "sem sobressaltos".
“Este poderá ser o último ciclo em que estamos a usar a tinta indelével”
Com as eleições autárquicas cada vez mais próximas o Expresso das Ilhas foi tentar perceber como se gere toda a parte logística de uma eleição. Arlinda Chantre, da Direcção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral, explica como se realiza uma eleição e quais são as funções do organismo que dirige. “Colaboramos com a Comissão Nacional de Eleições e com as Comissões de Recenseamento para que o processo eleitoral, no seu todo, funcione”.
Destaques da edição 985
Esta semana a manchete principal do Expresso das Ilhas aborda o tema dos crimes sexuais contra menores.
Deficientes visuais podem votar pela primeira vez sozinhos em Cabo Verde
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) está a trabalhar para a aquisição dispositivos que permitam aos deficientes visuais votarem pela primeira vez sozinhos. A afirmação é da presidente da instituição, no acto da apresentação pública do novo site da CNE.
mais