Artigos sobre José Maria Neves

“Nos Tempos de Pandemia” de José Maria Neves apresentado na Praia
O ex-primeiro-ministro, José Maria Neves apresenta esta quarta-feira, 3, na cidade da Praia, o seu novo livro intitulado “Nos Tempos de Pandemia”.

José Maria Neves: "Precisamos de um novo momento sísmico que leve à mudança de paradigmas"
Todas as nações têm os seus mitos, heróis e narrativas dominantes. Em jeito de comemoração do Dia dos Heróis Nacionais, foi esse o ponto de partida para uma conversa com José Maria Neves, ex-Primeiro-ministro de Cabo Verde, que enquanto presidente do PAICV levou o partido fundado pelos combatentes da Independência para a política democrática do século XXI. Heróis ainda são necessários e serão, agora, aqueles que forem capazes de libertar Cabo Verde da dependência da ajuda pública ao desenvolvimento.

Destaques da edição 999
A manchete da edição desta semana é dedicada ao Hospital Agostinho Neto e aos investimentos em curso nesta estrutura de saúde.

Ex-PM José Maria Neves lidera equipa de observadores da CEDEAO às eleições na Guiné-Conacri
O ex-primeiro-ministro José Maria Neves vai liderar a equipa de observadores da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) às eleições presidenciais na Guiné-Conacri, agendadas para 18 de Outubro, foi anunciado esta terça-feira.

Cristina Duarte e as oportunidades da COVID-19 para África : Uma crise ao quadrado, a raiz dos problemas e as oportunidades da pandemia num continente sob paradoxo
A crise da COVID-19 provocou dois choques em África, um externo e económico, outro interno, que é sanitário e sócio-económico. Dos choques surgem novos problemas e agudizam-se os velhos e os desafios só se poderão superar percebendo a raiz desses problemas. Numa análise suportada por dados bem concretos, Cristina Duarte parte dessa raiz e aponta caminhos para o desenvolvimento africano, oportunidades abertas num continente que vive sob o paradoxo de pedir com a mão direita e deixar escapar biliões com a mão esquerda.

José Maria Neves propõe medidas para o pós-pandemia
Entre as dez ideias avançadas pelo antigo Primeiro-Ministro, está a criação de um fundo de recuperação de 210 milhões de euros

Congresso do PAICV com 364 delegados e quatro partidos convidados
O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) ai realizar a partir de sexta-feira o seu XVI Congresso, que contará com 364 delegados e convidados de Angola, São Tomé e Príncipe e Portugal, anunciou hoje o partido.

Em Democracia não há intocáveis, nem, muito menos, culto de personalidade
“Conhecereis a verdade e a verdade vos tornará livres.” (Jo 8, 32)

José Maria Neves critica ataques internos e desunião em vésperas de eleições
O ex-presidente do PAICV e antigo primeiro-ministro José Maria Neves criticou hoje os ataques internos e a “desunião” no partido, em vez da preparação das próximas eleições autárquicas.

José Maria Neves critica “deslumbramento” do Governo
O ex-primeiro-ministro, José Maria Neves, criticou hoje o “deslumbramento” com o poder no actual Governo e a “excessiva crispação” entre maioria parlamentar e oposição, alertando que pode dar “espaço” a movimentos populistas em Cabo Verde.

Neves questiona medidas de financiamento à economia. Olavo lembra valores da dívida no anterior governo
O antigo primeiro-ministro, José Maria Neves, entende que o caminho que se está a seguir, de mobilização de "avultados recursos internos pela via de endividamento público" para dar garantias a empréstimos privados é "sedutor" a curto prazo, mas pode trazer consequências "muito nefastas". O ministro das Finanças discorda.

Um Futuro a Construir e uma observação interessada
Li, com algum cuidado, o livro de Francisco Pinto Balsemão e de José Maria Neves.

“Posso ser candidato a Presidente da República” - José Maria Neves
Foi Primeiro-Ministro durante 15 anos, saiu do poder em 2016 mas nunca deixou de estar no centro do debate político. De passagem por Tenerife, onde participou numa conferência sobre os oito anos da Cimeira de Mindelo, organizada pelo Campus África, José Maria Neves falou em exclusivo ao Expresso das Ilhas e à Rádio Morabeza. Está tudo nestas páginas: TACV, evacuações médicas, SOFA, liderança do PAICV e a “provável” candidatura presidencial.

Destaques da edição 871
Nesta edição, o Expresso das Ilhas dá destaque à entrevista com José Maria Neves: “Posso ser candidato a Presidente da República”.

Estados europeus olham “sem entusiasmo” para Macaronésia – Paulino Rivero
Portugal, Espanha e a própria União Europeia encaram a aproximação dos arquipélagos da Macaronésia com algumas reservas. Posição expressa esta segunda-feira, ao final da tarde, no Parlamento das Canárias, pelo ex-Presidente do governo da região autónoma espanhola, Paulino Rivero.

José Maria Neves aconselha desgovernamentalização dos órgãos dirigentes da Comunicação Social
Desgovernamentalizar a nomeação dos órgãos dirigentes da comunicação social pública é para José Maria Neves uma das iniciativas que deve ser retomada pelo executivo do seu sucessor na promoção da liberdade de imprensa.

Jorge Carlos Fonseca diz que opinião de minoria sobre seu mandato é legítima
O presidente da República , Jorge Carlos Fonseca, considerou hoje legítima e merecedora de atenção e respeito a opinião dos que avaliam negativamente o seu desempenho, assinalando, no entanto, que estão em minoria.

Liderança do “cronos” quase levou o país à bancarrota – Abraão Vicente
O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas considera que José Maria Neves ainda não tirou as devidas ilações dos seus 15 anos como chefe de governo. Abraão Vicente diz que o antigo Primeiro-Ministro quase levou o país à bancarrota com a TACV e Casa Para Todos.

PAICV pediu-me para omitir que não era candidato às presidenciais - José Maria Neves
O ex-primeiro-ministro José Maria Neves garante que nunca pensou ser candidato às eleições Presidenciais de 2016, mas que não o disse abertamente a pedido do partido que liderou durante 15 anos.

José Maria Neves, "o iluminado", responsável pelo "socialismo escalavrado"
O Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, disse hoje que tem um estilo de governação diferente do "omnipresente", "absoluto" e "iluminado" José Maria Neves, considerando que o "socialismo escalavrado" do seu antecessor prejudicou o país.
mais