Durante um encontro com líderes juvenis da região, em São Lourenço dos Órgãos, o chefe de Estado sublinhou a importância de mudar a mentalidade de subserviência e reforçar a exigência cívica da sociedade para com os que exercem funções governativas.
José Maria Neves destacou a urgência de um tratamento especial aos municípios encravados (que não têm mar) e apontou como prioridade a dessalinização da água para consumo, agricultura e indústria.
O Presidente lembrou que, anteriormente, Cabo Verde registava um nível de actividade económica superior em comparação com a actualidade, devido à emigração, e considerou fundamental atrair investimentos da diáspora e estimular o ecoturismo, mostrando a beleza dos ecossistemas.
Sublinhou também a necessidade de infraestruturar o país, criar bases sólidas para o desenvolvimento e estabelecer parcerias entre o Governo e as câmaras municipais, nomeadamente através de sistemas de financiamento para micro e pequenas empresas.
Por fim, José Maria Neves apelou à promoção dos talentos de Santiago Norte e ao envolvimento da juventude como protagonistas na construção de um futuro mais próspero e equilibrado para Cabo Verde.
Este encontro enquadra-se na presidência aberta à ilha de Santiago, com foco em Santiago Norte, onde José Maria Neves tem estado a reunir-se com diferentes actores locais para ouvir as suas preocupações e partilhar ideias sobre o desenvolvimento regional.
homepage







