Em declarações sábado à imprensa, no encerramento da iniciativa em São Lourenço dos Órgãos, José Maria Neves destacou “o impacto positivo” do poder local democrático, sublinhando que todos os municípios da região evidenciam “progressos significativos desde a sua instalação”.
Para José Maria Neves, é necessário dotar os municípios e as ilhas de mais recursos e poder de decisão, promovendo uma “discriminação positiva” dos concelhos encravados, como São Lourenço dos Órgãos e São Salvador do Mundo, e reforçar o apoio ao crescimento da economia local.
O Presidente apontou ainda como prioridades a mobilização de investimentos privados, o envolvimento da diáspora no fortalecimento do tecido empresarial e a valorização das potencialidades de Santiago Norte nas áreas do agronegócio, ecoturismo, economia azul, turismo rural e indústrias criativas.
Durante a semana de presidência, José Maria Neves reuniu-se com representantes de vários setores e segmentos sociais, tendo identificado a necessidade de melhorar o acesso ao financiamento para pequenos negócios e de promover o planeamento e o ordenamento da orla costeira, através de um diálogo mais estreito entre o Governo e as autarquias locais.
Relativamente à ausência de Santa Catarina no programa da presidência, o chefe de Estado explicou que a situação se deveu à indisponibilidade do presidente da câmara municipal, adiantando que será agendada uma visita específica ao concelho para colmatar essa lacuna.
homepage







