Artigos sobre CEDEAO

Projecto de Monitoramento do Meio Ambiente e Segurança na África apresentado no Mindelo
Foi lançado em São Vicente o projecto de Monitoramento Global do Meio Ambiente e Segurança na África (GMES-África). A iniciativa visa a observação do ambiente costeiro dos países da CEDEAO, através de dados de observação da Terra via satélites.

Asiáticos e africanos da sub-região são os que se sentem menos integrados em Cabo Verde
A população estrangeira e imigrante que tem como origem a CEDEAO é igualmente a que se sente mais discriminada. Conhecer as características culturais e de integração dos estrangeiros e imigrantes, era um dos objectivos do projecto, além de pretender traçar o perfil sociodemográfico dos estrangeiros/imigrantes e os membros do respectivo agregado familiar; analisar o perfil laboral e a condição económica das comunidades estrangeiras e imigrantes residentes em Cabo Verde; conhecer as condições de habitabilidade, conforto e bens disponíveis; e avaliar a informação relativa à sua entrada e permanência no país.

União Africana e CEDEAO condenam alegada tentativa de golpe na Gâmbia
A União Africana (UA) e a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) condenaram "veementemente" a alegada tentativa de golpe de Estado anunciada pelo Governo da Gâmbia na quarta-feira.

“Um acórdão do Tribunal da CEDEAO, ainda que não executado, tem impacto” - Januária Costa, Juíza
Depois de um mandato de quatro anos como juíza do Tribunal da CEDEAO, Januária Costa regressou a Cabo Verde. Na bagagem, uma experiência pessoal enriquecedora, que agora será posta ao serviço da justiça nacional, e um conhecimento aprofundado daquela instituição comunitária e seu impacto na sub-região. Em conversa com o Expresso das Ilhas, a magistrada explica os desafios e ganhos deste Tribunal e sua importância na África Ocidental. Da parte de Cabo Verde, praticamente não há casos entrados (até hoje apenas houve um) o que mostra, por um lado, o desinteresse e visão apartada sobre a sub-região, mas também, por outro lado, confiança na Justiça cabo-verdiana como garante do respeito pelos Direitos Humanos.

Presenças Marítimas Coordenadas da UE em destaque nas comemorações
Cinco navios, de quatro marinhas europeias, estão aportados em Cabo Verde, marcando com a sua presença e actividades a bordo o apoio da UE no âmbito da segurança marítima. Um apoio muito assente nas Presenças Marítimas Coordenadas (PMC) da UE no Golfo da Guiné, projecto lançado em 2021, entretanto prorrogado, e que foi o tema de uma conferência realizada no dia 6 de Dezembro.

Cabo Verde compromete-se a instalar Centro Nacional de Alerta Precoce da CEDEAO no início de 2023
Cabo Verde comprometeu-se a instalar no início de 2023 o Centro Nacional de Alerta Precoce com ligação a várias outras valências relativas à segurança humana e numa resposta à situação de insegurança que se vive na sub-região africana.

Praia a colhe a décima Assembleia Geral Extraordinária do BIDC
Arrancou hoje, na cidade da Praia, a décima Assembleia Geral Extraordinária do Banco de Investimento e Desenvolvimento da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (BIDC). Durante a reunião será feita a discussão e a avaliação do estudo que identifica os pontos fortes e as áreas a melhorar em relação à governação e à organização do BIDC, assim como a tomada de decisões adequadas para alcançar os objectivos estabelecidos e a durabilidade das acções.

Centro Multinacional de Coordenação Marítima da Zona G da CEDEAO sediada no Porto da Praia
Cinquenta mil contos é quanto vai custar o início de funcionamento do Centro Multinacional de Coordenação Marítima da Zona G, da qual fazem parte Cabo Verde, Gâmbia, Guiné-Bissau, Mali e Senegal. O centro já está instalado no Porto da Praia, e visa garantir a segurança na Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), anunciou hoje a ministra da Defesa.

Ministros das Finanças da CEDEAO reunem-se na quinta-feira na Praia
Os ministros das Finanças dos Estados-membros da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) reúnem-se na quinta-feira na Praia, na assembleia-geral do banco daquela comunidade, foi hoje anunciado.

CEDEAO anuncia que Guiné-Conacri aceita uma transição de dois anos
A junta militar que dirige a Guiné-Conacri desde o golpe de Estado desde 05 de Setembro aceitou uma transição de dois anos para devolver o poder a um governo civil, anunciou a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Governo promete medidas de incentivo e promoção do turismo em África
O primeiro-ministro diz que o Governo vai desenvolver medidas de incentivo e promoção do turismo do Continente Africano, para a ilha, nos períodos de época baixa.O chefe do Governo fez essas declarações ao presidir a cerimónia de abertura da VIII edição da Feira de Turismo (EXPOTUR), considerado um espaço privilegiado de negócios.

Ricardo Gonçalves substitui Januária Costa no Tribunal da CEDEAO
Uma resolução publicada esta sexta-feira no Boletim Oficial dá conta do fim da comissão de serviço de Ricardo Cláudio Monteiro Gonçalves, no cargo de Diretor Nacional da Polícia Judiciária.

Educação e envolvimento de todos é a chave para a tolerância religiosa
“Tolerância Religiosa e Harmonia: Factores Essenciais para o Desenvolvimento, Paz e Estabilidade na Região” foi o tema em debate na reunião deslocalizada dos parlamentares da CEDEAO, que decorreu na Praia entre os dias 14 e 18. A reunião contou, entre várias intervenções, com apresentações de experts convidados, que contribuíram para a análise da problemática e desenho de soluções. O caminho para a tolerância religiosa, concluiu-se, passa pela educação e legislação adequada, e é tema que interpela a todos, dos governos às ONGs, passando pela sociedade civil e líderes religiosos.

Presidente da CEDEAO adverte na Guiné-Conacri para "pesadas sanções"
O presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, Umaro Sissoco Embaló, advertiu hoje a junta militar no poder na Guiné-Conacri que poderá enfrentar "pesadas sanções" se insistir em permanecer no poder por mais três anos.

Edição 1086
Esta semana fazemos manchete com o 30º aniversário da Constituição da República de 1992.

Orlando Dias faz balanço positivo da reunião deslocalizada do parlamento da CEDEAO
O Chefe da Delegação cabo-verdiana e Presidente da Comissão de Saúde do Parlamento da CEDEAO, Orlando Dias, fez, hoje, um balanço positivo da reunião deslocalizada da comunidade, subordinada ao tema “Tolerância Religiosa e Harmonia: Factores Essenciais para o Desenvolvimento, Paz e Estabilidade na Região”.

“Cabo Verde é um exemplo no mundo em matéria de tolerância religiosa”- Jairzinho Pereira
Para o representante do Ministério da Cultura, Jairzinho Pereira, Cabo Verde é um exemplo na sub-região africana e no mundo em matéria de tolerância religiosa.

Reunião deslocalizada do parlamento da CEDEAO arrancou hoje
Arrancou hoje, na Assembleia Nacional, a reunião deslocalizada do parlamento da CEDEAO, subordinada ao tema “Tolerância Religiosa e Harmonia: Factores Essenciais para o Desenvolvimento, Paz e Estabilidade na Região”.

Praia acolhe reunião deslocalizada do parlamento da CEDEAO
A cidade da Praia acolhe, de 13 a 17 de Setembro, na Assembleia Nacional, a reunião deslocalizada do parlamento da CEDEAO, subordinada ao tema “Tolerância Religiosa e Harmonia: Factores Essenciais para o Desenvolvimento, Paz e Estabilidade na Região”.

“Temos que garantir a autoridade do Estado em todo o espaço marítimo”
Na semana passada, foi assinado o Memorando de Entendimento entre a Direcção Nacional da Defesa do Ministério da Defesa Nacional e o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., no âmbito da implementação do Programa “Support to West Africa Integrated Maritime Strategy” (SWAIMS).
mais