Artigos sobre CEDEAO
Benfeito Mosso Ramos, Presidente do Supremo Tribunal de Justiça - Uma Vocação Chamada Justiça
Com toda uma vida dedicada à Magistratura, Benfeito Mosso Ramos testemunhou e participou nas grandes transformações da justiça cabo-verdiana dos últimos 40 anos. Integrou o primeiro Supremo Tribunal de Justiça (STJ) pós-democrático, casa à qual esteve ligado durante grande parte da sua carreira e onde cumpre agora o seu segundo mandato, após um interregno de quase 20 anos. Saiu duas vezes do país: primeiro para trabalhar em Timor-Leste no quadro da ONU e anos depois para o Tribunal da CEDEAO, sendo o primeiro quadro estatutário cabo-verdiano na Comunidade. Regressou sempre, movido pelo sentido de dever e pela vontade de dar a sua contribuição a Cabo Verde. Hoje, olha para trás sem arrependimentos e para a frente com expectativa. Nesta longa conversa, em que os dados biográficos se misturam com os grandes momentos da justiça no país, fala sem rodeios das vitórias silenciosas aos desafios que persistem, das mudanças estruturais que marcaram o sistema às disfunções que ainda há.
Missão de 22 observadores da CPLP acompanha eleições na Guiné-Bissau
Vinte e dois observadores da CPLP chegaram à Guiné-Bissau para monitorizar as eleições gerais, legislativas e presidenciais que ocorrerão no domingo.
Feira da CEDEAO em Assomada cancelada devido às condições meteorológicas
A Representação da CEDEAO em Cabo Verde anunciou hoje o cancelamento da Feira da CEDEAO, prevista para este sábado, 15, na cidade de Assomada, alegando motivos de segurança.
CEDEAO nega que cristãos sejam alvo específico de terroristas na Nigéria
A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) negou que os cristãos na região estejam a ser alvo específico dos terroristas, contrariando as acusações do Presidente norte-americano, Donald Trump, de haver "um massacre" na Nigéria.
Presidente da República preside abertura do Ano Judiciário da CEDEAO em Abuja
O Presidente da República, José Maria Neves, preside, esta quinta-feira, 02, à cerimónia de abertura do Ano Judiciário 2025/2026 do Tribunal de Justiça da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), na República Federal da Nigéria.
PR defende reinvenção estratégica da CEDEAO no 50.º aniversário
O Presidente da República defendeu hoje que a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) precisa de uma reforma estratégica adaptada às transformações económicas, tecnológicas e geopolíticas da região, que vá além de “ajustes técnicos ou estruturais”.
Christian Kaunert, especialista em segurança europeia - Migração: “O bom planeamento é necessário para manter as boas intenções a longo prazo”
O cientista político Christian Kaunert esteve recentemente em Cabo Verde, numa conferência organizada pelo Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais (ISCJS). Em entrevista ao Expresso das Ilhas, o especialista em segurança analisa o impacto da migração nos países de origem, trânsito e destino, sublinhando tanto a sua dimensão económica como a sua dimensão humana. Para Kaunert, conter a migração não é solução — é preciso reconhecê-la como inevitável e planear com inteligência para que seja sustentável. Sem isso, diz, as boas intenções colapsam. Além disso, o académico destaca os novos tempos, que exigem alianças estratégicas, especialmente para países pequenos como Cabo Verde, e aponta para uma União Europeia em transformação, mais flexível e aberta à integração de países antes fora do seu horizonte.
Cabo Verde vai ter, pela primeira vez, um Plano Nacional de Infraestruturas
Concurso público para elaboração do documento será lançado este mês com financiamento do Banco Mundial e da CEDEAO.
Senegal diz ter feito tudo para reintegrar Estados do Sahel na CEDEAO
O Presidente do Senegal, Bassirou Diomaye Faye, garantiu ter feito "tudo" para trazer de volta à CEDEAO o Mali, Burkina Faso e Níger, considerando contudo que estes países são "livres de fazer as suas próprias escolhas".
10 anos CERMI: Governo considera que CERMI transforma empregabilidade e atrai investimentos para Cabo Verde
O Ministro da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial, Eurico Monteiro, afirmou que o Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI) tem desempenhado um papel determinante na qualificação da mão de obra cabo-verdiana, na transformação do perfil da empregabilidade e na atração de investimentos para o país.
Missão da CEDEAO deixou Guiné-Bissau ameaçada de expulsão pelo Presidente
A missão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) deixou hoje a Guiné-Bissau sob ameaça de expulsão por parte do Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, segundo um documento a que a Lusa teve acesso.
CEDEAO "não manda na Guiné-Bissau, eleições serão em 30 de Novembro"
O Presidente guineense afirmou hoje que a Comunidade económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) não manda na Guiné-Bissau e que as eleições simultâneas vão mesmo realizar-se no dia 30 de Novembro.
CEDEAO chega hoje a Bissau para mediar crise política
Uma delegação da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) chega hoje a Bissau para mediar a crise política em torno do fim do mandato do presidente e a marcação de eleições.
“Fechamos 2024 com o pacote de 319 milhões de euros no âmbito da Global Gateway ”
Dos impactos das mudanças anunciadas por Donald Trump no que respeita à política externa dos EUA, passando pela parceria especial e pelo acordo de pescas com a União Europeia, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, José Filomeno Monteiro, analisa os principais temas da actualidade internacional que afectam Cabo Verde.
Cabo Verde defende negociação sobre a saída do Mali, Burkina Faso e Níger da CEDEAO
A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Miryam Vieira, afirmou que Cabo Verde tem acompanhado a retirada do Mali, do Burkina Faso e do Níger da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e defende que a questão seja melhor negociada.
Futuro da CEDEAO incerto com saída do Mali, Níger e Burkina Faso
A saída do Mali, Níger e Burkina Faso da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) torna-se hoje formalmente efetiva, culminando um processo que suscita interrogações sobre o futuro daquela organização sub-regional.
Cabo Verde quer mostrar que é porta de entrada para outros mercados - Marcos Rodrigues
Os empresários cabo-verdianos que participam no fórum económico com Portugal, terça-feira, em Lisboa, visam promover o arquipélago como porta de entrada competitiva para outros mercados na Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).
2024: Retrospectiva de um ano “quente”
O ano de 2024, o ano mais quente desde que há registos, foi marcado não só pelas temperaturas extremas, como por um cenário com várias frentes de guerra e uma escalada de tensão ao nível mundial. Na Ucrânia, a guerra contra a Rússia intensificou-se e no Médio Oriente, o conflito entre Israel e o Hamas atingiu níveis alarmantes, com graves consequências humanitárias e críticas internacionais. Em ambos os conflitos, há um rastilho que se estende a outras nações e faz periclitar a frágil “estabilidade” mundial. O futuro é uma incógnita, mas a herança para 2025 é pesada.
Malária e reforço da organização interna na agenda da Cimeira da CEDEAO
Os chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) reúnem-se hoje em Cimeira, em Abuja, para debater medidas de combate à malária e o reforço da organização interna.
Presidente da República defende reforma profunda da CEDEAO
O Presidente da República, José Maria Neves defendeu hoje, na cidade da Praia, uma reforma profunda da CEDEAO e destacou a sua relevância para Cabo Verde.
mais
homepage




