Artigos sobre CEDEAO

10 anos CERMI: Governo considera que CERMI transforma empregabilidade e atrai investimentos para Cabo Verde
O Ministro da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial, Eurico Monteiro, afirmou que o Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI) tem desempenhado um papel determinante na qualificação da mão de obra cabo-verdiana, na transformação do perfil da empregabilidade e na atração de investimentos para o país.

Missão da CEDEAO deixou Guiné-Bissau ameaçada de expulsão pelo Presidente
A missão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) deixou hoje a Guiné-Bissau sob ameaça de expulsão por parte do Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, segundo um documento a que a Lusa teve acesso.

CEDEAO "não manda na Guiné-Bissau, eleições serão em 30 de Novembro"
O Presidente guineense afirmou hoje que a Comunidade económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) não manda na Guiné-Bissau e que as eleições simultâneas vão mesmo realizar-se no dia 30 de Novembro.

CEDEAO chega hoje a Bissau para mediar crise política
Uma delegação da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) chega hoje a Bissau para mediar a crise política em torno do fim do mandato do presidente e a marcação de eleições.

“Fechamos 2024 com o pacote de 319 milhões de euros no âmbito da Global Gateway ”
Dos impactos das mudanças anunciadas por Donald Trump no que respeita à política externa dos EUA, passando pela parceria especial e pelo acordo de pescas com a União Europeia, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, José Filomeno Monteiro, analisa os principais temas da actualidade internacional que afectam Cabo Verde.

Cabo Verde defende negociação sobre a saída do Mali, Burkina Faso e Níger da CEDEAO
A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Miryam Vieira, afirmou que Cabo Verde tem acompanhado a retirada do Mali, do Burkina Faso e do Níger da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e defende que a questão seja melhor negociada.

Futuro da CEDEAO incerto com saída do Mali, Níger e Burkina Faso
A saída do Mali, Níger e Burkina Faso da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) torna-se hoje formalmente efetiva, culminando um processo que suscita interrogações sobre o futuro daquela organização sub-regional.

Cabo Verde quer mostrar que é porta de entrada para outros mercados - Marcos Rodrigues
Os empresários cabo-verdianos que participam no fórum económico com Portugal, terça-feira, em Lisboa, visam promover o arquipélago como porta de entrada competitiva para outros mercados na Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

2024: Retrospectiva de um ano “quente”
O ano de 2024, o ano mais quente desde que há registos, foi marcado não só pelas temperaturas extremas, como por um cenário com várias frentes de guerra e uma escalada de tensão ao nível mundial. Na Ucrânia, a guerra contra a Rússia intensificou-se e no Médio Oriente, o conflito entre Israel e o Hamas atingiu níveis alarmantes, com graves consequências humanitárias e críticas internacionais. Em ambos os conflitos, há um rastilho que se estende a outras nações e faz periclitar a frágil “estabilidade” mundial. O futuro é uma incógnita, mas a herança para 2025 é pesada.

Malária e reforço da organização interna na agenda da Cimeira da CEDEAO
Os chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) reúnem-se hoje em Cimeira, em Abuja, para debater medidas de combate à malária e o reforço da organização interna.

Presidente da República defende reforma profunda da CEDEAO
O Presidente da República, José Maria Neves defendeu hoje, na cidade da Praia, uma reforma profunda da CEDEAO e destacou a sua relevância para Cabo Verde.

Ministra da Justiça acredita que Cabo Verde poderá contribuir para pacificação política e social da CEDEAO
A ministra da Justiça, Joana Rosa, afirmou esta terça-feira que a eleição do juiz cabo-verdiano Ricardo Monteiro Gonçalves como presidente do Tribunal da CEDEAO poderá trazer novas visões e contribuir para a pacificação política e social da sub-região.

Ricardo Gonçalves eleito presidente do Tribunal da Justiça da CEDEAO
O juiz cabo-verdiano, Ricardo Gonçalves, foi eleito presidente do Tribunal de Justiça da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para um mandato de dois anos.

CEDEAO promove atelier sobre criação de linha marítima Praia-Dakar
A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) promove de 07 a 10 deste mês, na cidade da Praia, um atelier sobre a criação da linha de transporte marítimo Praia-Dakar e o resto da África Ocidental.

Presidente da CEDEAO defende criação de força militar regional contra o terrorismo
O Presidente da Nigéria, Bola Tinubu, defendeu este domingo, na reunião que confirmou a sua reeleição para presidente da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), a criação de uma força regional para lutar contra o terrorismo.

Myrian Vieira, SENEC: Cabo Verde tem sabido tomar posições consistentes e coerentes na arena internacional
Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (SENEC) analisa, nesta entrevista ao Expresso das Ilhas, a situação política internacional e também alguns pontos que têm marcado a agenda política nacional como é o caso do financiamento das embaixadas ou a abertura da representação diplomática em Marrocos.

“O grande factor de força, prestígio e relevo de Cabo Verde no mundo é a geopolítica”
O antigo ministro português, empresário e especialista em Segurança Ângelo Correia integrou a comissão de trabalho que elaborou o novo Conceito Estratégico de Defesa Nacional de Cabo Verde, já apreciado positivamente pelo Conselho Superior da Defesa Nacional, e que vai esta semana a debate no Parlamento. De passagem por Cabo Verde, a ocasião foi pretexto para uma conversa onde a Segurança foi o tema central e que começou no plano global, e suas cisões e contradições, passou pelo regional, e pela incapacidade da Europa de se afirmar, e terminou em Cabo Verde. País mais mar do que terra, voltado para o mundo, a sua força “depende da capacidade de encontrar oportunidades exteriores para desenvolver as suas potencialidades internas”, advoga o ex-político. Um país que se quer também cada vez mais forte a nível da sua Segurança e diplomacia securitária e que, garante Ângelo Correia, se vê hoje dotado de um conceito estratégico de defesa nacional holístico, moderno e exigente.

Novo sistema litigioso de casos e gestão electrónica da CEDEAO apresentado ao parlamento cabo-verdiano
O presidente do Tribunal de Justiça da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Edward Asante, apresentou esta terça-feira ao parlamento cabo-verdiano o novo sistema litigioso de casos e gestão electrónica (SGEC) desta jurisdição, idealizado para melhorar a administração da justiça nesta comunidade.

“O Senegal é um dos países da CEDEAO que melhor compreende a nossa situação de insularidade”
Numa conversa guiada pelas relações a dois compassos – a informalidade e o formal – entre Cabo Verde e Senegal, o Embaixador Hermínio Moniz partilha a visão sobre as dinâmicas históricas e actuais entre os dois países e os seus povos. Dos cidadãos e comunidades, ao relacionamento político e regional, o diplomata destaca como o Senegal, país que vive um momento “charneira” no seu processo de desenvolvimento, pode e deve ser um forte parceiro estratégico de Cabo Verde. Uma ligação sustentada pela boa vizinhança, mas também pela partilha de valores democráticos, numa região agastada pelos ataques à ordem constitucional.

LBC/FT: O que dizem os jornalistas?
O segundo dia da Sessão do GIABA foi dedicado à formação de cerca de 40 jornalistas dos 15 Estados-membros da CEDEAO. O momento permitiu consolidar conhecimentos, mas também partilhar experiências. Ismaël Ouedraogo, jornalista do Burkina Faso – o país mais afectado pelo terrorismo em 2023 – e Dominic Hlordzi, do Gana – país que lidera rankings das avaliações do GIABA– falam um pouco dos seus países, dos desafios que os jornalistas aí enfrentam na cobertura destas problemáticas e da sua participação neste evento do GIABA.
mais