Artigos sobre Golpe de Estado

O ano da guerra
Destacam-se, em 2022, uma boa e uma “grande” má notícia. A boa notícia foi a esperada retoma à “normalidade”, após as restrições da pandemia da Covid-19: O mundo voltou às ruas, os eventos culturais saíram do zoom, e o turismo renasceu. A má notícia, em destaque, é a guerra na Ucrânia, com a crise de refugiados provocada e os seus impactos brutais nos preços de quase tudo. Mas vários outros acontecimentos merecem destaque neste ano que ora finda… Este é 2022 em revista.

Ex-ministro é libertado depois de golpe de Estado frustrado na Gâmbia
O ex-ministro dos Assuntos Presidenciais do antigo ditador gambiano Yahya Jammeh, detido no dia em que as autoridades da Gâmbia anunciaram que um golpe de Estado tinha sido impedido na véspera, foi libertado incondicionalmente, anunciou esta sexta-feira o seu advogado.

União Africana e CEDEAO condenam alegada tentativa de golpe na Gâmbia
A União Africana (UA) e a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) condenaram "veementemente" a alegada tentativa de golpe de Estado anunciada pelo Governo da Gâmbia na quarta-feira.

Presidente santomense cancela visita a Cabo Verde devido à tentativa de golpe de Estado
A visita a Cabo Verde do Presidente da República Santomense, Carlos Vila Nova, prevista para este sábado, foi cancelada, devido à tentativa de golpe de Estado ocorrida na madrugada da última sexta-feira em São Tomé e Príncipe.

Líder da junta deposta no Burkina Faso abandona o país com destino ao Togo
O líder da junta militar do Burkina Faso, afastado sexta-feira num novo golpe de Estado, Paul Henri Sandaogo Damiba, abandonou ontem, dia 2, o país com destino ao Togo, enquanto a nova junta pediu calma aos cidadãos.

Militares voltam a bloquear vias na capital do Burkina Faso após golpe de Estado
Algumas das principais ruas e estradas de Ouagadougou, capital de Burkina Faso, voltaram hoje a ser bloqueadas por soldados, um dia depois do golpe de Estado que depôs o líder da Junta Militar.

CEDEAO vai enviar força de apoio à estabilização para a Guiné-Bissau
Os chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) decidiram hoje enviar uma força de apoio à estabilização para a Guiné-Bissau.

Governo condena tentativa de golpe de Estado e reitera solidariedade para com Guiné-Bissau
O Governo de Cabo Verde condenou hoje o golpe de Estado ocorrido na terça-feira na Guiné-Bissau, tendo expressado a sua solidariedade para com o país e apelado à ordem constitucional.

Guiné-Bissau: Pelo menos seis mortos no tiroteio no Palácio do Governo
Pelo menos seis pessoas morreram no tiroteio ocorrido no Palácio do Governo durante a tentativa de golpe de Estado na Guiné-Bissau, disseram à Lusa fontes militares.

CEDEAO condena “veementemente” o golpe militar que marca “um revés maior na democracia no Burkina Faso”
A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) condenou esta terça-feira “veementemente” o golpe Militar que “marca um revés maior na democracia no Burkina Faso”.

Presidente do Burkina Faso demite-se após golpe de Estado militar
O Presidente do Burkina Faso, Roch Kaboré, demitiu-se hoje após a tomada do poder pelos militares, na sequência do golpe de Estado de domingo.

Primeiro-ministro do Sudão detido e pressionado a apoiar golpe
O primeiro-ministro do Sudão, Abdullah Hamdok, foi "detido em casa" pelos militares e pressionado a fazer uma declaração "a apoiar o golpe [de Estado]", disse o ministério da informação sudanês.

CEDEAO suspende Guiné-Conacri e pede libertação imediata de Alpha Condé
Os líderes dos Estados-membros da CEDEAO suspenderam esta quarta-feira a Guiné-Conacri dos seus órgãos de decisão e decidiram enviar uma missão ao país, apelando para a libertação do Presidente, detido num golpe de Estado no domingo.

CEDEAO realiza cimeira extraordinária para debater golpe de Estado na Guiné-Conacri
A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) realiza hoje uma cimeira virtual para abordar a situação na Guiné-Conacri, palco de um golpe de Estado que afastou o Presidente Alpha Condé.

Autodenominado Governo declara "guerra defensiva" contra a junta
O autodenominado Governo de Unidade Nacional de Myanmar (antiga Birmânia), composto por políticos e activistas pró-democracia, declarou uma "guerra defensiva" contra a junta militar e apelou à rebelião popular.

Militares golpistas convocam antigos ministros para reunião "obrigatória"
Os líderes do golpe de Estado militar na Guiné-Conacri convocaram hoje ministros e presidentes das instituições dissolvidas para uma reunião e avisaram que qualquer falta será considerada como um acto de "rebelião" contra a junta militar no poder.

União Africana condena golpe de Estado na Guiné-Conacri e exige libertação de Condé
A União Africana (UA) condenou hoje o golpe de Estado na Guiné-Conacri, no qual o presidente Alpha Condé foi detido por militares a quem a organização continental exigiu a sua "libertação imediata".

Governo de Conacri garante ter evitado golpe de Estado, golpistas mostram presidente detido
Ministério da Defesa da Guiné-Conacri garante ter evitado golpe de Estado mas alegados golpistas mostraram video em que aparece o presidente Alpha Condé que terá sido detido pelos insurgentes.

Junta militar anula resultados eleitorais de Novembro
A junta militar de Myanmar anulou os resultados das eleições de 08 de Novembro, ganhas pelo partido da Prémio Nobel da Paz Aung San Suu Kyi, alegando que 11,3 milhões de votos eram fraudulentos.

Mais de 900 mortos em Myanmar desde golpe de Estado
Pelo menos 902 pessoas perderam a vida em Myanmar (antiga Birmânia) em resultado da repressão exercida pelas forças de segurança após o golpe militar de 1 Fevereiro, segundo a Associação para a Assistência aos Presos Políticos (AAPP).
mais