Artigos sobre Golpe de Estado
RDCongo. União Africana condena "firmemente" tentativa de golpe de Estado
O presidente da União Africana (UA) condenou "firmemente" a "tentativa de golpe de Estado" na madrugada de domingo na República Democrática do Congo (RDCongo) e saudou "o controlo da situação anunciado pelas forças de defesa e segurança" do país.
Detido coronel brasileiro suspeito de preparar golpe contra Lula da Silva
A Polícia Federal brasileira deteve este domingo, em Brasília, o coronel Bernardo Romão Corrêa Neto, investigado por alegadamente preparar um golpe contra o actual Presidente do Brasil, Lula da Silva, avançou o canal de televisão O Globo.
Bolsonaro nega contacto com líderes militares sobre golpe de Estado
O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro negou ter consultado os principais líderes militares sobre a realização de um golpe de Estado para impedir Luiz Inácio Lula da Silva de assumir a presidência em Janeiro.
Países da África Central condenam golpe de Estado militar em Gabão
A Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) condenou hoje o golpe de Estado levado por militares no Gabão na quarta-feira e apelou ao restabelecimento da ordem constitucional no país.
Unicef alerta para situação desesperada de mais de 2 milhões de crianças no Níger
Mais de dois milhões de crianças estão “desesperadamente a precisar de assistência humanitária” no Níger, com uma elevada taxa de má nutrição, agravada por um golpe militar, avisou hoje o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Chefe militar do Niger diz que transição "não pode exceder três anos"
O novo homem forte do Níger, general Abdourahamane Tiani, no poder através de um golpe de Estado, assegurou sábado que a transição não pode exceder três anos e alertou os países estrangeiros contra uma intervenção militar no seu país.
Níger: Chefes militares da CEDEAO debatem esta semana eventual intervenção no país
Os chefes militares da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) reúnem-se pela segunda vez esta semana para preparar uma eventual intervenção militar destinada a restabelecer a ordem constitucional no Níger, segundo fontes próximas do bloco.
Níger: EUA dizem-se "concentrados na via diplomática"
O chefe da diplomacia norte-americana garantiu hoje que ainda é possível pôr um fim ao golpe de Estado em curso no Níger pela via diplomática, numa altura em que alguns países da África Ocidental reforçam a pressão sobre Niamey.
Níger. Líder do golpe de Estado nomeia ex-ministro das Finanças como PM
O líder do golpe de Estado na Níger, o general Abdourahamane Tiani, nomeou na segunda-feira o economista e ex-ministro das Finanças Mahamane Lamine Zeine como primeiro-ministro.
Níger. Mali e Burkina Faso vão enviar uma delegação oficial conjunta
O exército maliano anunciou hoje que o Mali e o Burkina Faso vão enviar uma delegação oficial conjunta a Niamey em "solidariedade" com o Níger, palco de um golpe militar no final de Julho e ameaçado de intervenção militar.
Níger: Senegal, Costa do Marfim e Nigéria dispostos a agir militarmente
Três países membros da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) - Senegal, Costa do Marfim e Nigéria - confirmaram hoje a disponibilidade para medidas militares contra o Níger se os militares golpistas não restabelecerem a legalidade constitucional.
Cabo-verdianos transferidos para França após golpe de Estado no Níger devem chegar hoje ao país
Os oito cabo-verdianos que se encontravam no Níger a participar na 11.ª Reunião dos pontos focais dos 15 Estados membros da CEDEAO tiveram que ser deslocados para França, para depois seguirem a Cabo Verde, devendo chegar hoje.
Detidos 4 ministros, ex-ministro e chefe do partido de Bazoum
O partido presidencial do Níger anunciou hoje que foram detidos quatro ministros, um antigo ministro e o chefe do partido de Mohamed Bazoum, o Presidente eleito e derrubado por um golpe de Estado na quarta-feira.
Governo condena tentativa de golpe de Estado no Níger
O Governo de Cabo Verde condenou a tentativa de golpe de Estado ocorrida esta quarta-feira no Níger, expressando a solidariedade para com as autoridades do país.
António Guterres condena "mudança inconstitucional" de governo do Níger
O secretário-geral da ONU condenou "veementemente a mudança inconstitucional" de Governo no Níger, afirmou o porta-voz de António Guterres, na quarta-feira, depois de militares anunciarem o derrube do Presidente, Mohamed Bazoum.
O ano da guerra
Destacam-se, em 2022, uma boa e uma “grande” má notícia. A boa notícia foi a esperada retoma à “normalidade”, após as restrições da pandemia da Covid-19: O mundo voltou às ruas, os eventos culturais saíram do zoom, e o turismo renasceu. A má notícia, em destaque, é a guerra na Ucrânia, com a crise de refugiados provocada e os seus impactos brutais nos preços de quase tudo. Mas vários outros acontecimentos merecem destaque neste ano que ora finda… Este é 2022 em revista.
Ex-ministro é libertado depois de golpe de Estado frustrado na Gâmbia
O ex-ministro dos Assuntos Presidenciais do antigo ditador gambiano Yahya Jammeh, detido no dia em que as autoridades da Gâmbia anunciaram que um golpe de Estado tinha sido impedido na véspera, foi libertado incondicionalmente, anunciou esta sexta-feira o seu advogado.
União Africana e CEDEAO condenam alegada tentativa de golpe na Gâmbia
A União Africana (UA) e a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) condenaram "veementemente" a alegada tentativa de golpe de Estado anunciada pelo Governo da Gâmbia na quarta-feira.
Presidente santomense cancela visita a Cabo Verde devido à tentativa de golpe de Estado
A visita a Cabo Verde do Presidente da República Santomense, Carlos Vila Nova, prevista para este sábado, foi cancelada, devido à tentativa de golpe de Estado ocorrida na madrugada da última sexta-feira em São Tomé e Príncipe.
Líder da junta deposta no Burkina Faso abandona o país com destino ao Togo
O líder da junta militar do Burkina Faso, afastado sexta-feira num novo golpe de Estado, Paul Henri Sandaogo Damiba, abandonou ontem, dia 2, o país com destino ao Togo, enquanto a nova junta pediu calma aos cidadãos.
mais