Artigos sobre Assembleia Nacional
PAICV condena golpe na Guiné-Bissau e pede libertação imediata de Domingos Simões Pereira
O líder parlamentar do PAICV, Clóvis Silva, apresentou hoje no parlamento um voto de condenação ao golpe de Estado na Guiné-Bissau, apelando à reposição imediata da ordem democrática e à libertação dos dirigentes detidos, com destaque para Domingos Simões Pereira, presidente do PAIGC e presidente eleito da Assembleia Nacional.
UCID defende menos IVA e juros mais baixos para empresas
A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) defendeu hoje uma intervenção mais firme do Governo no apoio às empresas, sobretudo às que estão em fase de instalação. O partido propõe maior flexibilidade no pagamento do IVA e apoio ao nível dos juros nos financiamentos.
PGR recorre ao Tribunal Constitucional sobre CPI a Amadeu Oliveira
Procurador-Geral da República submeteu ao Tribunal Constitucional (TC) um pedido de fiscalização abstracta sucessiva da constitucionalidade da resolução da Assembleia Nacional que criou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) ao ex-deputado Amadeu Fortes Oliveira. Requereu igualmente a suspensão da eficácia da resolução até à decisão sobre o mérito.
AN cria Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar actuação do deputado Amadeu Oliveira
A Assembleia Nacional (AN) aprovou, na sessão plenária de 13 de Novembro e publicada esta quinta-feira, 27, em Boletim Oficial, uma resolução que cria uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a apreciar e fiscalizar uma eventual violação de deveres funcionais por parte do deputado Amadeu Fortes Oliveira, no período compreendido entre Maio de 2021 e 31 de Dezembro de 2024.
Olavo Correia diz que modelo de quotas da CEDEAO penaliza Cabo Verde
O vice‑primeiro‑ministro e ministro das Finanças afirmou no Parlamento que o actual modelo de contribuições da CEDEAO penaliza Cabo Verde e que o país, por ser um pequeno Estado arquipelágico, precisa de um estatuto especial dentro da organização.
Assembleia Nacional autoriza Governo a criar novo Código do Processo Administrativo
A Assembleia Nacional aprovou uma autorização legislativa que permite ao Governo elaborar um novo Código do Processo Administrativo, marcando o fim de mais de 40 anos de vigência do actual regime de contencioso administrativo, estabelecido pelo Decreto-Lei n.º 14-A/83, de 22 de Março, e nunca alterado desde então.
Eurico Monteiro diz que Administração Pública estará "bem servida" no Orçamento do Estado para 2026
O ministro da Modernização do Estado e da Administração Pública afirmou hoje que o montante alocado aos sectores que tutela “não é suficiente” para desenvolver todas as acções planeadas, mas que estarão “bem servidos“ no OE para 2026.
Assembleia Nacional e Embaixada da China em Cabo Verde assinam memorando de entendimento para organização de um fórum
A Assembleia Nacional e a Embaixada da China em Cabo Verde assinaram esta segunda-feira, 17, um memorando de entendimento para a realização do Fórum “Multilateralismo, Diplomacia Parlamentar e Cooperação”.
Assembleia Nacional dá posse aos membros da CPI sobre concessão do transporte marítimo interilhas
A Assembleia Nacional deu posse esta sexta-feira aos membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar a concessão dos transportes marítimos interilhas, sendo que a comissão terá 180 dias para apurar dúvidas financeiras e operacionais.
ONU-Habitat visita Cabo Verde pela primeira vez para conhecer modelo integrado de habitação social
A sub-secretária-geral das Nações Unidas e directora executiva da ONU-Habitat, Anacláudia Rossbach, visita Cabo Verde de 29 de Novembro a 2 de Dezembro para conhecer de perto o modelo de habitação social desenvolvido pelo Governo.
OE de 2026: oposição vê eleitoralismo, MpD aposta em estabilidade e confiança
O PAICV criticou hoje o Orçamento de Estado para 2026 (OE) por considerar que favorece interesses imediatos e ignorar trabalhadores. Na mesma linha, a UCID aponta carácter “despesista e eleitoralista”, com gastos duvidosos. Já o MpD defende o documento como sinal de estabilidade, responsabilidade e futuro.
PM anuncia programa que vai permitir a estudantes universitários trabalharem com remuneração a partir de 2026
O Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, anunciou hoje que, a partir do início de 2026, será implementado o Programa de Trabalho Remunerado para Estudantes Universitários, permitindo que jovens do ensino superior possam exercer funções em empresas e na Administração Pública em regime flexível e compatível com as aulas.
Brava vai ter barco próprio para ligação com o Fogo em 2026, anuncia PM
A ilha Brava vai ser dotada de um barco para a ligação dedicada Brava/Fogo/Brava, conforme anunciou hoje o Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, durante a sessão parlamentar de discussão e aprovação, na generalidade, da proposta de lei do Orçamento do Estado para 2026.
Governo aprova alterações aos estatutos dos oficiais de justiça
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, anunciou, sexta-feira, que o Conselho de Ministros (CM) já aprovou as alterações ao estatuto dos oficiais de justiça, bem como o plano de carreiras, funções e remuneração deste pessoal.
PAICV critica estagnação da justiça após 10 anos; MpD garante ter feito mais do que qualquer governo
O PAICV acusou hoje o governo do MpD de deixar a justiça estagnar ao longo de dez anos, apontando morosidade processual, falhas estruturais e a crescente desconfiança dos cidadãos nas instituições judiciais. A UCID, por sua vez, alerta que o país atravessa um momento decisivo no sector, defendendo reformas profundas rumo a um modelo moderno e digital. Já o MpD garante ter feito mais pelo sistema judicial em menos tempo do que qualquer governo anterior.
Consumo ilegal de electricidade gera prejuízo de 190 mil contos por mês, diz PM
Desde 2017, foram lavrados 23.508 autos de vistoria relacionados com a fiscalização do consumo de electricidade, revelou o Primeiro-ministro (PM), Ulisses Correia e Silva, que afirmou que este problema representa cerca de 190 mil contos de prejuízo por mês.
PM garante que cortes de electricidade não resultam de falta de capacidade instalada
O Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, afirmou hoje que os cortes de fornecimento de electricidade registados no país resultam de avarias recorrentes nos grupos geradores e não de défice de capacidade instalada face à procura.
Oposição responsabiliza Governo pela crise energética, enquanto MpD nega existência de crise e fala em falhas
O líder parlamentar do PAICV, Clóvis Silva, acusou hoje o Governo de má gestão no sector da energia e considera que a crise energética do país não é um acidente, mas sim o retrato de uma governação mal planeada, sem responsabilização e sem visão estratégica. Na mesma linha, o presidente da UCID, João Santos Luís, reforçou que o futuro energético de Cabo Verde tem sido sucessivamente adiado por falta de visão estratégica e de coragem política. Por sua vez, a deputada do MpD, Isa Miranda, disse que não há crise energética nacional e sim apenas falhas no fornecimento contínuo de energia em algumas ilhas.
UCID alerta para desafios estruturais persistentes na Justiça
A UCID afirma que os progressos no sector da Justiça continuam tímidos, face a desafios estruturais como a falta de recursos humanos e a morosidade processual. A posição foi expressa hoje pela deputada Zilda Oliveira, numa antevisão do debate sobre a situação da Justiça, que acontece no dia 31 de Outubro, no Parlamento.
Educação: PAICV critica retrocessos, MpD elogia progresso e UCID defende inclusão
O PAICV acusou hoje o Governo de ter comprometido as conquistas do sector da educação alcançadas até 2016 e que o actual modelo tem prejudicado professores, alunos e a qualidade do ensino. O MpD, entretanto, defende que o sistema educativo nacional se encontra num bom patamar, acima da média africana. Já a UCID defendeu a necessidade de um sistema educativo mais inclusivo, equitativo e ajustado às especificidades de todas as ilhas do país.
mais
homepage







