Artigos sobre MIOTH
Cidade Velha já tem Plano Detalhado de Salvaguarda
O Plano Detalhado de Salvaguarda (PDS) de Cidade Velha é uma ferramenta abrangente que propõe a protecção dos edifícios históricos e patrimoniais, bem como dos desenhos urbanos e paisagísticos. Financiado pelo Banco Mundial, foi feito por um consórcio que integra uma empresa pública do Governo das Canárias, a Gesplan; uma empresa das Canárias, especializada em gestão do património, a Cultania; uma empresa de Cabo Verde especializada em infra-estruturas, a Sistema; e o Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura de Cabo Verde, o M_EIA. É gerido pelo Ministério das Infraestructuras, do Ordenamento do Território e Habitação (MIOTH), através do Instituto Nacional de Ordenamento do Território (INGT), em conjunto com o Instituto do Património Cultural (IPC) e a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago.
Cadastro predial na Ilha de Santiago arranca em Março de 2024
O cadastro predial na Ilha de Santiago vai arrancar em Março de 2024, está orçado em 400 mil contos e enquadra-se no projecto da harmonização das estatísticas da África Ocidental do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), financiado pelo Banco Mundial.
IFH apresenta documentos que comprovam titularidade do terreno em Achada São Filipe
A Imobiliária, Fundiária e Habitat (IFH) acusou hoje a Câmara Municipal da Praia (CMP) de se empossar indevidamente de uma propriedade particular e classificou como “gravíssima e injustificada” a atitude do edil praiense que acusa a IFH de “invasão da propriedade municipal” . A IFH apresentou documentos que comprovam a titularidade dos 64 hectares de terra que foram adquiridos em 2002.
A nossa preocupação é a habitação, onde o défice continua a ser grande
O PRRA tem sido a bandeira do Ministério das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação (MIOTH) desde a legislatura passada e é também o ponto de partida para uma conversa com a responsável da tutela, em que se faz um ponto de situação do sector.
Governo concede terreno a 50 famílias de Chã das Caldeiras que perderam as suas habitações na erupção vulcânica
O governo autorizou a concessão gratuita de uso privado de tratos de um lote de terrenos, em Chã das Caldeiras, ilha do Fogo, a 50 famílias que perderam as suas habitações devido à erupção vulcânica de 2014. Os beneficiários receberão, gratuitamente, um projecto e licenciamento para construção, além de uma comparticipação no valor de 500 mil escudos.
"O direito a habitação pode tornar-se uma problemática de exclusão quando as políticas são tomadas de forma unilateral"- ministra
A ministra das infraestruturas, Ordenamento de Território e Habitação (MIOTH) afirmou hoje que o direito a habitação pode tornar-se uma problemática de exclusão quando as políticas para tal são tomadas de forma unilateral, sem planeamento e sem estudos.
Santo Antão: Governo lança concurso para recuperação da ponte de canal
O Ministério das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação (MIOTH) procedeu já ao lançamento do concurso público para a execução das obras de “reabilitação estrutural” da ponte de canal, na ilha de Santo Antão.
Cabo Verde precisa de 26 mil novas casas até 2030
As necessidades habitacionais de Cabo Verde, até 2030, fixam-se em cerca de 26 mil casas. Dados do estudo sobre o Perfil do Sector de Habitação (PSH), do Ministério das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação (MIOTH), apresentado ao final da tarde de quarta-feira, na Praia.
Vamos criar um serviço de inspecção, a nível central, no sector de ordenamento do território
O “regresso” a tecnologias e materiais de construção tradicionais e intervenções a nível das comunidades que melhorem o habitat e as economias locais, são algumas das apostas que o Ministério das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação (MIOTH) tem vindo a assumir, com impacto directo no recorte da paisagem nacional, em diferentes vertentes.
mais