Artigos sobre ZDTI
Aperfeiçoar o que há e aumentar a rentabilidade
Fazer diferente e melhor é um desafio. Com o turismo a ter um regresso ainda tímido, procuram-se novas formas de catapultar o destino no pós-pandemia. O que pode o país apresentar para que os turistas com mais poder de compra possam visitar Cabo Verde? Que novo produto para um mercado diferente? Para obter respostas, o Expresso das Ilhas falou com o economista e consultor Victor Fidalgo, que fez também o exercício de propor investimentos prioritários para as principais ilhas turísticas: Sal e Boa Vista.
ERIS passa a regular e fiscalizar o preço de prestação de cuidados de saúde nos Estabelecimentos Privados
A decisão saiu do conselho de ministros realizado esta quinta-feira.
Governo apresenta zona económica especial turística do Maio
O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, apresentou este sábado o projecto da zona económica especial turística do Maio, durante a qual manifestou o desejo do executivo em fazer da ilha um centro internacional de negócio.
José Almada Dias, Presidente do Conselho de Administração da Cabo Verde TradeInvest : “A procura por Cabo Verde não diminuiu, pelo contrário”
A Cabo Verde TradeInvest tem como missão promover o crescimento económico sustentável, inclusivo e equilibrado de Cabo Verde, com a mobilização de investimentos de qualidade e a dinamização de exportações de produtos e serviços com o objectivo de melhorar a qualidade de vida dos cabo-verdianos em termos de emprego, oportunidades e mobilidade social, como se lê na página da organização. O plano estratégico até 2020 tinha como metas mobilizar investimentos de qualidade, aumentar as exportações de produtos e serviços Made in Cabo Verde e transformar a CV TradeInvest numa Organização de Promoção do Comércio mais eficiente e efectiva, mas 2020 foi também o ano Covid. O novo conselho de administração, presidido por José Almada Dias, inclusive, apanhou com as restrições causadas pela pandemia dias depois de ter tomado posse. No entanto, como explica Almada Dias ao Expresso das Ilhas, essa “paragem” acabou por ser benéfica.
CVA 2030 : Uma agenda para responder a um desafio triplo
Vinte e nove compromissos e vários eixos de desenvolvimento, estratégias, pilares, mas também desafios. Este é o corolário de um longo processo de estudos, consultas, partilha de conhecimentos, debates e pronunciamentos, que ao longo dos meses, pós início da pandemia, tiveram o seu efeito prático em 16 fóruns, que foram a origem desta agenda que vai conduzir Cabo Verde na próxima década.
Terrenos das ZDTI voltam para o Estado
Em 2017, o Estado criou uma resolução que lhe permite negociar os terrenos que estavam nas mãos dos investidores que não desenvolveram qualquer projecto. Na altura, e ao mesmo tempo, alargou-se o prazo do pagamento e permitiu-se um cronograma com alguma exequibilidade. Dois anos depois, os investidores que não conseguiram avançar com os seus projetos, apesar das condições criadas, vêem agora os seus terrenos a reverter para o Estado. Director-Geral do Património garante ao Expresso das Ilhas que ainda há abertura para ouvir os que queiram apresentar soluções, desde que sejam credíveis.
Destaques da edição 926
Nesta edição, o Expresso das Ilhas destaca a entrevista a José Sanches, candidato à liderança do PAICV: "Passados estes anos, o PAICV não tem a confiança dos cabo-verdianos".
Governo recupera terrenos de ZDTI
Governo recupera terrenos de ZDTI que, alega, “foram utilizados para fins puramente especulativos, com efeitos negativos para a competitividade do turismo nacional”.
Vamos criar um serviço de inspecção, a nível central, no sector de ordenamento do território
O “regresso” a tecnologias e materiais de construção tradicionais e intervenções a nível das comunidades que melhorem o habitat e as economias locais, são algumas das apostas que o Ministério das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação (MIOTH) tem vindo a assumir, com impacto directo no recorte da paisagem nacional, em diferentes vertentes.
mais