Artigos sobre Victor Fidalgo
Economias africanas entre as que mais vão crescer a nível mundial
Níger, Senegal, Costa do Marfim, República Democrática do Congo (RDC) e Ruanda vão ser as locomotivas da economia do continente. Dois documentos: um relatório da UNECA e um Outlook do BAD estimam que os países africanos dominem as 10 economias com maior crescimento do mundo em 2024. Economistas ouvidos pelo Expresso das Ilhas recomendam cautela na análise dos dados.
“É fundamental fazer renascer o processo de atracção do investimento directo estrangeiro”
Economista, consultor e investidor, Victor Fidalgo, falou com o Expresso das Ilhas sobre o que esperar em 2024 em termos de crescimento, turismo, aviação, privatizações, ambiente de negócios, estabilidade/instabilidade geopolítica global e também sobre a instituição que poderá acabar por marcar fortemente o ano que agora começa: o INPS.
Aperfeiçoar o que há e aumentar a rentabilidade
Fazer diferente e melhor é um desafio. Com o turismo a ter um regresso ainda tímido, procuram-se novas formas de catapultar o destino no pós-pandemia. O que pode o país apresentar para que os turistas com mais poder de compra possam visitar Cabo Verde? Que novo produto para um mercado diferente? Para obter respostas, o Expresso das Ilhas falou com o economista e consultor Victor Fidalgo, que fez também o exercício de propor investimentos prioritários para as principais ilhas turísticas: Sal e Boa Vista.
A reconversão que luta contra as alterações climáticas
Quando um governo precisa de direccionar grande parte dos recursos para a melhoria dos padrões básicos de vida, como acontece com a maioria dos países em desenvolvimento, alguma degradação ambiental é inevitável. As trocas de dívida por natureza são mecanismos financeiros que permitem que partes da dívida externa de um país em desenvolvimento sejam perdoadas, em troca de compromissos de investimento na conservação da biodiversidade e medidas de política ambiental. A crise financeira global, devido à pandemia da COVID-19, cria uma oportunidade única para a reestruturação da dívida pondo o foco na preservação ambiental e na resiliência climática.
Estado da Nação - Economia : A olhar para o abismo
Esta sexta-feira, o estado da nação sobe ao Parlamento e a economia será parte importante do debate. De que economia se vai falar? Não se sabe, uma vez que a Covid-19, transversal a qualquer área, alterou todos os cenários e o certo passou a incerto. E há outra questão a precisar de resposta: que nação, depois deste estado de pandemia?
Reabertura do turismo: o grande ponto de interrogação
Mais de três meses depois do fecho do país por causa da pandemia da Covid-19 ainda são muitas as incertezas. A TUI já pôs Cabo Verde na lista dos voos que pretende retomar do aeroporto de Birmingham, na Inglaterra, num total de 22 destinos, mas não anunciou nenhuma data.
Destaques da edição 969
Nesta edição, o Expresso das Ilhas destaca o grande ponto de interrogação à volta do regresso do turismo. Mais de três meses depois do fecho do país por causa da pandemia da Covid-19 ainda são muitas as incertezas.
Mensagem da comissão de gestão da Associação Académica da Praia
Caro treinador e membros da equipa técnica da AAP, Caros jogadores da Associação Académica Praia, Caros amigos, adeptos e torcedores da Micá, Caros sponsores da Micá,
Hilton Praia sem data para arrancar
Mais de quatros anos após ao lançamento da primeira pedra para a construção do Hotel Hilton Praia, as obras não arrancaram devido a questões financeiras, segundo informações avançadas pelo consultor da empresa promotora do projecto.
Falência da Thomas Cook: Impacto ainda por definir em Cabo Verde
Declaração de falência da Thomas Cook, uma das maiores operadoras turísticas a nível mundial, coloca, como reconheceu o ministro das Finanças, Olavo Correia, “um desafio” a Cabo Verde pela necessidade de “diversificar os operadores, as fontes de turismo, as ofertas, por forma que possamos ter uma economia mais pujante, não só ao nível do turismo, mas em outros sectores de actividade económica”.
The Resort Group Foundation atribui vinte bolsas de estudo a alunos da UniCV
Dois mil e 200 contos é o valor que a The Resort Group Foundation destinou ao financiamento de vinte bolsas de estudo a alunos da Escola de Negócios e Governação, da Universidade de Cabo Verde.
Victor Fidalgo: "Na economia também temos de saber ousar"
Balanço do ano turístico, novos investimentos, o hub do Sal, a supressão dos vistos para turistas e os desafios para o sector a curto prazo são alguns dos temas desta conversa entre o Expresso das Ilhas e o consultor internacional Victor Fidalgo.
mais