Artigos sobre Desenvolvimento Sustentável
Orçamento do Estado 2025: Um Marco para a Inclusão, Crescimento e Equidade em Cabo Verde
O Orçamento do Estado para 2025 é mais do que uma compilação de programas ou um conjunto de metas numéricas; ele representa um marco de ambição, sensibilidade e robustez que coloca Cabo Verde num caminho de crescimento sustentado e inclusivo. Com um total de 97,9 milhões de contos – o maior orçamento da nossa história – o OE 2025 traduz o compromisso do governo em alcançar desenvolvimento sustentável e justiça social, ao mesmo tempo que se adapta a um cenário global desafiante.
Cabo Verde é o 88º país do mundo na execução dos ODS
O país está no bom caminho em três dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com uma melhoria moderada em sete, estagnado em três e sem dados em dois. Em resumo, há ainda muitos desafios a vencer e apenas seis anos para o conseguir.
ONU defende mecanismo africano para financiar transição energética
A Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA) defendeu hoje que os países africanos devem criar um mecanismo financeiro, a nível nacional e coordenado pelo governo ou banco central, para financiar a transição energética.
Planta pertencente à lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza, descoberta em Porto Novo
A espécie de planta Carex antoniensis (vulgo paia de água), que consta da “lista Vermelha” da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), acaba de ser encontrada no concelho do Porto Novo, soube-se hoje no local.
É preciso acesso a financiamento que dê respostas às reais necessidades de desenvolvimento dos SIDS
Representantes dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS, da sigla em inglês) estiveram reunidos na Praia, entre 30 de Agosto e 1 de Setembro, para prepararem a IV Cimeira do grupo, que se realiza no próximo ano.
Os pequenos estados insulares em desenvolvimento marcam encontro inter-regional na Praia para preparar a quarta Conferência Internacional (SIDS4)
A Assembleia Geral das Nações Unidas através da sua Resolução 77/245 de 30 de dezembro de 2022 decidiu convocar a IV Conferencia internacional sobre os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento ou SIDS4, que irá ter lugar em maio de 2024 em Antígua & Barbuda, nas Caraíbas.
Parceiros alinhados com visão de futuro proposta pelo Governo
O Primeiro-ministro e o vice-primeiro-ministro afirmam que a Conferência Internacional dos Parceiros para Desenvolvimento, realizada na Boa Vista, foi um sucesso e que se conseguiu um alinhamento com os parceiros em relação à visão de futuro proposta pelo Governo.
UE vê com interesse possibilidade de transformação de dívida em investimento Verde e Azul
A embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, Carla Grijó, disse hoje que a organização vê com muito interesse a discussão da possibilidade de transformação da dívida em investimentos Verde e Azul que Cabo Verde tem vindo a encetar com diversos parceiros.
Sucessivas crises reforçam a urgência das prioridades para desenvolvimento sustentável de Cabo Verde
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, vincou hoje, na Praia, que as sucessivas crises reforçam a urgência das prioridades, mormente a aceleração da transição energética, coesão social e inclusão produtiva para a eliminação da pobreza.
O compromisso de Cabo Verde na defesa dos oceanos
Um apelo ao reconhecimento das especificidades e de uma discriminação positiva para os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento. A defesa de um engajamento firme com o financiamento climático e acordos de dívida externa por capital natural e climático. A manifestação de total convergência e apoio ao apelo das Nações Unidas à acção para salvar os oceanos e proteger o futuro. Os pontos-chave da intervenção do primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva na Conferência dos Oceanos.
Edição 1059
Esta semana o Expresso das Ilhas faz manchete com a Entrevista a Edna Oliveira, ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública.
Fórum alerta para necessidade de indicadores para se poder trabalhar
O debate promovido pelo Ministério da Coesão Territorial, tendo como tema “a construção da coesão territorial”, concluiu pela necessidade de indicadores de coesão territorial, social e económica que permitam políticas diferenciadas nos vários concelhos do país.
“Estamos perante enormes constrangimentos provocados pela pandemia da covid-19”
Passou-se um ano desde as últimas eleições autárquicas o que motiva esta conversa com Herménio Fernandes, autarca e presidente da Associação Nacional de Municípios de Cabo Verde (ANMCV). A situação actual dos municípios cabo-verdianos, as assimetrias regionais e, naturalmente, a pandemia e todas as suas consequências são alguns dos temas desta conversa.
Partidos defendem as suas estratégias de desenvolvimento sustentável
O PAICV defendeu que é preciso acelerar o passo e realizar, com urgência, as reformas estruturais para, definitivamente, recolocar Cabo Verde no trilho do desenvolvimento sustentável e inclusivo. Já a UCID chama a atenção para a criação de condições para que realmente os cidadãos e as famílias possam ter uma vida melhor e o MpD reconhece que, apesar de ser difícil, é possível alcançar o desenvolvimento sustentável.
Desporto e responsabilidade social corporativa
A Responsabilidade Social Corporativa (CSR) incentiva as empresas a estarem mais conscientes do seu impacto na sociedade. O seu foco pode ser amplo, abordando questões como educação, saúde, desigualdades de gênero ou preservação do meio ambiente.
Franz Fayot, Ministro da Cooperação e Acção Humanitária do Luxemburgo : “Santo Antão tem e terá sempre um lugar especial no coração dos luxemburgueses”
No dia 8 de Julho foi realizada, por videoconferência, a XX Comissão de Parceria entre Cabo Verde e o Luxemburgo, co-presidida por Franz Fayot, Ministro da Cooperação e Acção Humanitária do Luxemburgo, e Luís Filipe Tavares, Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades no decorrer da qual foi assinado o novo Programa Indicativo de Cooperação (PIC) “Desenvolvimento – Clima – Energia” respeitante ao período 2021-2025.
Estado da Nação - Economia : A olhar para o abismo
Esta sexta-feira, o estado da nação sobe ao Parlamento e a economia será parte importante do debate. De que economia se vai falar? Não se sabe, uma vez que a Covid-19, transversal a qualquer área, alterou todos os cenários e o certo passou a incerto. E há outra questão a precisar de resposta: que nação, depois deste estado de pandemia?
"Cabo Verde vai ter de mobilizar recursos para fazer o relançamento do financiamento necessário para o desenvolvimento"- PM
O Primeiro-ministro disse hoje que o país vai ter que que conseguir mobilizar recursos para financiar custos excessivos provocados pela pandemia, para poder fazer o relançamento do financiamento necessário para o desenvolvimento.
“Não resta outra alternativa senão combater e vencer a pandemia” – PM
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, disse hoje no parlamento que todos sabem que, em nome da vida e da saúde pública e em defesa do país, é preciso consentir sacrifícios e que não resta outra alternativa senão combater e vencer a pandemia.
Governo projecta dessalinizadoras para as ilhas do Maio e Brava
O governo está a ambicionar equipar para breve as ilhas do Maio e Brava com uma unidade dessalinizadora. Isto no âmbito de um plano de mitigação do mau agrícola a ser financiado, em cerca de 10 milhões de euros, pela União Europeia. Neste projecto, submetido recentemente, o executivo de Ulisses Correia e Silva está a contar com uma forte intervenção do Luxemburgo para a sua aprovação.
mais