Artigos sobre SIDS

REPENSAR A EDUCAÇÃO: Da Sala de Aula para o Mundo
No seu “Plano Estratégico da Educação e Ensino Superior 2022-2026 – Agenda Reformadora do Sistema Educativo, do Ensino Superior e da Ciência, para a Aproximação e Convergência com Modelos dos países da OCDE”, Cabo Verde expressa uma ambição clara de transformar o seu sistema educativo, alinhando-o com os padrões das nações mais desenvolvidas, especialmente com os países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico).

Banco Mundial aponta para agravamento das vulnerabilidades económicas e climáticas
Como um pequeno Estado insular em desenvolvimento (SIDS), Cabo Verde é visto como altamente vulnerável a fenómenos climáticos extremos, aponta o Cabo Verde Country Climate Development Report (CCDR) elaborado pelo Banco Mundial e apresentado no dia 16 de Janeiro.

“Estamos contentes com as nossas taxas de crescimento e isso não é bom”
Economista e consultor internacional, especialista na área do turismo, Victor Fidalgo falou com o Expresso das Ilhas sobre a economia para este ano que agora começa. Os cenários interno e externo, a atração de investimento directo estrangeiro – ou a falta de – o aumento das taxas de juros, a diversificação e, claro, o turismo.

PR defende segurança hídrica como prioridade global
O Presidente da República, José Maria Neves, defendeu hoje a adopção de uma abordagem integrada e colaborativa para garantir a segurança da água e combater os desafios impostos pelas alterações climáticas, durante o III Diálogo de Alto Nível sobre os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS).

Por uma visão crítica da totalidade da trajectória histórica de Cabo Verde
Já se notam movimentações para dar o tom às comemorações no próximo ano dos 50 anos da independência nacional. Como é prática de outros aniversários do 5 de Julho de 1975 procura-se desde logo salientar o carácter heróico do feito para se proceder à tradicional exaltação dos auto- proclamados protagonistas. E com um sim antecipado à pergunta “se valeu a pena a independência”, faz-se por lhes assegurar gratidão eterna do povo e por colocar as opções tomadas acima de quaisquer críticas.

Portugal foi o primeiro país a contribuir para o fundo de apoio aos estados insulares - ONU
Portugal foi o primeiro país a contribuir, com 100 mil euros, para o novo Fundo dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS), revelou em entrevista à Lusa a secretária-geral da ONU Comércio e Desenvolvimento (antiga UNCTAD).

Agora, a nossa prioridade é apoiar Cabo Verde na implementação da nova agenda para os SIDS
Assinala-se hoje o dia Mundial do Ambiente, efeméride que tem ganhado destaque à medida que os impactos anunciados das Mudanças Climáticas se tornam cada vez mais fortes. A efeméride, cujo lema, este ano, se centra na restauração da terra e luta contra desertificação, deu o mote para uma conversa com a coordenadora da ONU, em que se fala do trabalho das agências da organização, no âmbito do ambiente. Incontornável, pela condição arquipelágica do país, a recém aprovada Agenda de Antígua e Barbuda para os SIDS (ABAS) foi também um dos temas abordados. Uma agenda que Patrícia Portela de Souza avalia positivamente, e que considera ser “reflexo das demandas dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento”.

“Pequenos estados insulares estão numa situação muito difícil”
Jorge Moreira da Silva, sub-secretário geral da ONU e Director Executivo da United Nations Office for Project Services (UNOPS na sigla em inglês) esteve presente na mais recente cimeira dos SIDS que decorreu em Antígua e Barbuda. Em entrevista ao Expresso das Ilhas apela a uma maior cooperação da comunidade internacional com os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS na sigla em inglês) e defende que é preciso “mobilizar mais financiamento para os SIDS”.

Primeiro-ministro apela à adopção urgente do Índice de Vulnerabilidade Multidimensional
Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, participou na 4.ª Conferência Internacional sobre Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS) que se realizou em Antígua e Barbuda, nas Caraíbas, e onde apelou ao posicionamento “com relevância económica e geoestratégica” dos SIDS no concerto das nações.

É "obsceno" que pequenos Estados insulares paguem sede de lucro fóssil
É "obsceno" que os pequenos Estados insulares, na primeira linha de sofrimento dos impactos das alterações climáticas, paguem a "sede de lucros" das indústrias fósseis e a "concorrência" entre as grandes economias, afirmou hoje António Guterres.

Primeiro-Ministro participa na 4.ª conferência dos SIDS em Antígua e Barbuda
O Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva participa na 4.ª Conferência Internacional sobre Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS4), que se realizará na Universidade Americana de Antígua, em Antígua e Barbuda, de 27 a 30 de Maio.

São Vicente, 2023. Déjà vu, jamais vu
O título deste artigo é em francês, mas sem nenhuma razão aparente. Na subjectividade de uma retrospectiva cabe tudo, até a criatividade linguística do escriba. 2023-São Vicente, ano de crise política que virou modo de vida, recomeços há muito esperados, novas experiências, dramas humanos e esperanças renovadas.

“O multilateralismo nunca foi tão importante”
Cerca de meio ano depois de chegar a Cabo Verde, e após várias viagens pelas ilhas, a coordenadora da ONU não esconde o orgulho no legado e actual trabalho que a sua organização aqui tem desenvolvido. Patrícia Portela de Souza congratula-se, igualmente, com o compromisso de Cabo Verde para com o desenvolvimento sustentável, a sua vontade política e visão clara do caminho que quer seguir. Porém, há imensos desafios nesta senda, destacadamente a insuficiente disponibilidade de fundos a nível global. Nesta conversa com o Expresso das ilhas – e sob o tríptico do desenvolvimento económico, social e ambiental – as questões do financiamento, mas também o papel da ONU no conflituoso mundo actual, foram alguns dos temas abordados.

Pequenos Estados Insulares Africanos exigem acesso a financiamento para combater alterações climáticas
Cabo Verde, Comores, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau, Madagáscar, Maurícias, São Tomé e Príncipe, Seicheles e Zanzibar são os membros africanos dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS, na sigla em inglês), um grupo de nações insulares com uma população combinada de 4 milhões de habitantes extremamente vulneráveis aos impactos das alterações climáticas.

Edição 1150
Nesta edição do Expresso das Ilhas fazemos manchete com a entrevista a Patrícia Portela de Souza, a Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde.

“Um país como o nosso precisa absolutamente de mais acesso ao financiamento climático”
Primeiro-ministro esteve no Dubai onde participou na conferência do clima da ONU, COP28, que decorre desde 30 de Novembro e até dia 12. Em entrevista ao Expresso das Ilhas, Ulisses Correia e Silva aborda os impactos que as alterações climáticas têm nos Pequenos Estados Insulares (SIDS, da sigla inglesa) e defende que agricultura, alimentação e alterações climáticas são temas que estão intimamente ligados. “A realidade está a mostrar que os sistemas agro-alimentares são muito vulneráveis às alterações climáticas”, aponta, garantindo que Cabo Verde se comprometeu a “acelerar e reforçar a integração da agricultura e dos sistemas alimentares na acção climática” e vice-versa.

Cabo Verde assume presidência do Fórum dos Pequenos Estados nos próximos dois anos
O ministro das Finanças avançou hoje que Cabo Verde foi eleito presidente do Fórum dos Pequenos Estados para os próximos dois anos, e afirmou que vai aproveitar para promover também e ampliar a notoriedade do país à escala global, a partir dos temas que têm a ver com os Pequenos Estados e os Pequenos Estados Insulares.

Cabo Verde passa a incluir riscos climáticos na pré-selecção de projectos
Cabo Verde conta a partir de hoje com uma plataforma do Sistema Nacional de Investimentos (SNI), que passa a incluir os riscos climáticos e de desastres na pré-selecção de projectos.

PM defende reformas na arquitetura financeira internacional para alcançar os ODS
O Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, defendeu hoje a aceleração de reformas, investimentos, financiamentos, parcerias e a solidariedade internacional para atingir os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), apesar do contexto global difícil. Reforma na arquitetura financeira internacional é uma das questões apontadas.

Guterres solidário com esforços de desenvolvimento de Cabo Verde
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, exprimiu hoje solidariedade e apoio a Cabo Verde, depois de debater com o primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva as vias de desenvolvimento do país.
mais