Artigos sobre SIDS

“Sem garantia de protecção no mercado nacional põe-se em causa a continuidade da Inpharma” - Elisete Lima, Directora Geral da Inpharma
Elisete Lima, Directora Geral da Inpharma, defende que o sector da indústria farmacêutica nacional deve ser alvo de protecção. “Nós não precisamos de apoios financeiros, precisamos de uma protecção em que tudo o que é produzido, tudo o que é comercializado, tudo o que é produto Inpharma seja consumido no mercado nacional dentro das necessidades do mercado nacional”, declara em entrevista ao Expresso das Ilhas.

Guterres e Ulisses alinhados no apelo por financiamento climático
Mensagem simples: sem financiamento substancial não é possível agir para travar as mudanças climáticas. Pequenos estados insulares em desenvolvimento particularmente expostos e especialmente dependentes da ‘boa-vontade’ (chamemos-lhe assim) dos países ricos, que tardam em cumprir compromissos.

José Maria Neves quer SIDS com acesso diferenciado ao financiamento
Presidente da República esteve no Egipto onde participou na Cimeira das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, COP27. José Maria Neves defende que o Índice Multidimensional de Vulnerabilidade deve ser instrumento central para que os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS na designação em inglês) tenham acesso a financiamento.

Oceanos: Pequenos países insulares têm potencial para terem grandes economias do mar
Os pequenos países insulares em desenvolvimento são particularmente afetados pelas alterações climáticas e por outros choques, mas têm potencial para ser grandes economias, aproveitando a sua zona oceânica, disseram esta terça-feira, em Lisboa, intervenientes num painel da Conferência dos Oceanos.

Primeiro-ministro expectante com aprovação do índice para verificação das condições de vulnerabilidade dos SIDS
O primeiro-ministro mostrou-se hoje, em Lisboa, expectante com a aprovação do índice multidimensional da validação, verificação das condições de vulnerabilidade dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, já que alguns indicadores tradicionais têm penalizado os SIDS.

O turismo e a diferença entre o crescimento e a estagnação
O turismo cabo-verdiano deve diversificar a oferta ou continuará vulnerável aos choques. Esta é uma das ideias defendida no estudo das Nações Unidas sobre o impacto do turismo no desenvolvimento sustentável de Cabo Verde. Os outros dados reforçam o que já se sabia, através das informações fornecidas pelo INE: as ilhas com mais turismo têm um PIB maior, menos desemprego, menos pobreza e mais acesso aos serviços.

José Luís Rocha nomeado para integrar painel de alto nível da ONU
O embaixador José Luís Rocha foi nomeado pela Assembleia Geral da ONU para fazer parte do grupo de 12 peritos que vão finalizar o Índice de Vulnerabilidade Multidimensional para os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (PEID ou SIDS).

Ulisses Correia e Silva lembra que Cabo Verde “sofre fortemente os efeitos das alterações climáticas”
Primeiro-ministro discursou na passada terça-feira na cimeira do ambiente que decorre em Glasgow, na Escócia, e lembrou as fragilidades dos pequenos Estados insulares no que respeita às alterações climáticas.

Presidente da República pede mais atenção aos problemas dos pequenos Estados insulares
Jorge Carlos Fonseca, afirmou esta quarta-feira, nas Nações Unidas, que a “primeira prioridade” do arquipélago é “combater” a pandemia de covid-19 e pediu mais atenção aos problemas dos pequenos Estados insulares.

A difícil batalha para a recuperação dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento
A crise deixou um rasto de destruição no geral e em particular nos pequenos países insulares (SIDS, na sigla em inglês). Agora é chegada a hora da reconstrução, mas é um restabelecimento que não vai ser fácil, como mostra o último relatório da UNCTAD que analisa este grupo de nações vulneráveis. A pandemia levou a uma queda dramática dos PIBs, especialmente nos SIDS que dependem fortemente do turismo, como Cabo Verde, e fez escalar as dívidas públicas.

Pequenos estados insulares em desenvolvimento devem continuar a ter acesso a empréstimos concessionais
Há um novo método para calcular a vulnerabilidade dos pequenos países arquipélago. A maior parte dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS, na sigla em inglês) não são elegíveis para financiamento concessional porque estão classificados como países de rendimento médio ou alto, mas são mais frágeis do que os dados de rendimento, por si, podem sugerir. Na verdade, os SIDS enfrentam desafios estruturais devido à sua localização remota, concentração económica e dependência de fluxos externos, como remessas, investimento directo estrangeiro e receitas do turismo. Cabo Verde é considerado um país de alta vulnerabilidade.

Ulisses leva desafios dos Pequenos Estados Insulares à 74ª Assembleia Geral da ONU
O primeiro-ministro discursa sexta-feira, 27, e pela segunda vez, na 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque. Ulisses Correia e Silva vai levar a mensagem sobre os desafios dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS), informou hoje o Governo em comunicado.
mais