Artigos sobre ministro da Administração Interna
Dengue leva Governo a declarar situação de contingência
O Governo decretou, a partir de hoje, a situação de contingência em todo o país pelos próximos dois meses, devido ao aumento do risco relacionado à dengue. A decisão foi tomada após as chuvas recentes, que criaram condições significativamente mais favoráveis à propagação dos mosquitos que transmitem a doença.
PM chefia delegação de Cabo Verde no Fórum de Cooperação China-África
O primeiro-ministro vai chefiar a deleção do país que vai participar no Fórum de Cooperação China-África, que acontece na próxima semana naquele país asiático, onde pretende delinear novas áreas de cooperação, divulgou hoje fonte oficial.
Munições ilegais com preços entre os 1.000 e os 7.500$00 cada
Nos últimos seis anos foram apreendidas, em Cabo Verde, mais de 30 mil munições que entraram de forma ilegal no país. Na rua, dependendo do calibre e tipo de munição, os preços variam entre os 1.000 e os 7.500$00.
Mais solidariedade e união para melhor estado da Nação
Passado o choque causado pela pandemia da covid-19, seja na violenta contracção da economia de 14,8% do PIB, seja na retoma que veio a seguir com taxas de crescimento do PIB de 7,1% em 2021 e 17,7% em 2022 e 5,1 em 2023, o país tende a normalizar-se aquém dos 7% desejados ou prometidos. O FMI no último Economic Outlook projecta taxas de crescimento anual até 2029 que não chegam aos 5%.
Autoridades apreenderam mais de 30 mil munições ilegais em seis anos em encomendas
As autoridades apreenderam cerca de 33 mil munições ilegais nos últimos seis anos em encomendas enviadas para o país e este crime continua a ser uma preocupação do Governo, disse hoje o ministro da Administração Interna.
São Vicente, 2023. Déjà vu, jamais vu
O título deste artigo é em francês, mas sem nenhuma razão aparente. Na subjectividade de uma retrospectiva cabe tudo, até a criatividade linguística do escriba. 2023-São Vicente, ano de crise política que virou modo de vida, recomeços há muito esperados, novas experiências, dramas humanos e esperanças renovadas.
Entre “formar” e “repensar”, de que Polícia Nacional o país precisa?
Governo, direcção da PN e partidos partilham visão sobre futuro da corporação policial. No rescaldo de mais um Dia da Polícia Nacional, assinalado a 15 de Novembro, o Expresso das Ilhas e a Rádio Morabeza lançam a pergunta: de que Polícia Nacional (PN) precisamos?
"Neste momento temos situação de contingência para a ilha Brava" – Paulo Rocha
O ministro da Administração Interna avançou esta quinta-feira, ao final da tarde, que são reduzidas as hipóteses de uma erupção vulcânica mas que o nível de alerta é de 3, numa escala de 1 a 5. Paulo Rocha reiterou que existe um plano de contingência e de evacuação para a ilha Brava por um período de quatro meses extensível.
Paulo Rocha lembra que queixas comprovadas contra a PN apenas representam 0,014% da acção policial
A Polícia Nacional realizou 197.225 intervenções em 2022, com excesso na acção policial em apenas 28.Dados avançados pelo ministro da Administração Interna que diz que "o número representa 0,014% daquilo que a polícia faz de bem".
Vulcanologistas seguem actividade sísmica da ilha Brava
Vulcanologistas estão a acompanhar a actividade sísmica que está a acontecer junto da ilha Brava desde os tremores de terra registados na tarde de segunda-feira, disse hoje o ministro da Administração Interna, Paulo Rocha.
Governo reconhece abandono na Polícia Nacional e anuncia admissão de 182 efectivos para 2024
O ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, reconheceu hoje, na Cidade da Praia, que há um déficit na Polícia Nacional devido ao abandono de efectivos, anunciando a admissão de mais 182 policiais para o ano de 2024.
Governo nomeia 131 agentes formados no XI curso da PN
O Governo nomeou, esta sexta-feira, por urgente conveniência de serviço, os 131 elementos do XI curso de Formação de Agentes da Polícia Nacional, para exercerem o cargo de agente de segunda classe, segundo o Boletim Oficial do dia 15 de Setembro.
"Polícia Municipal irá mudar o paradigma de policiamento comunitário"- MAI
O Ministro da Administração Interna destaca a mudança do paradigma de policiamento comunitário com a operacionalização do projecto da Polícia Municipal. Declarações feitas, esta quarta-feira, em São Vicente, no encerramento do primeiro curso oficial de formação de polícias municipais, na Universidade Lusófona.
Lei de armas entrou em vigor a 15 de Junho
Legislação vai endurecer penas para quem for encontrado na posse de armas ilegais. Campanha de entrega de armas vai arrancar e quem aderir não vai enfrentar responsabilização criminal. O licenciamento de armas de fogo é outra das possibilidades mediante pedido e após realização de perícia à arma.
Nova lei de armas em Cabo Verde entra em vigor na próxima quinta-feira – ministro
O ministro da Administração Interna anunciou sexta-feira, 09, a entrada em vigor da nova lei de armas em Cabo Verde, na próxima quinta-feira, 15, que vai permitir o reforço da regulação, do controlo e da punição.
Governo “focado” no reforço da segurança e combate à criminalidade
O ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, disse hoje, no parlamento, que o Governo está “focado” no reforço da segurança e no combate à criminalidade no país e apontou várias medidas para o efeito.
MAI anuncia reforço das operações policiais em São Vicente
O Ministro da Administração Interna garante o reforço da actuação preventiva e da reacção policial para fazer face à onda de criminalidade que afecta São Vicente. Paulo Rocha assegura que a tutela está ciente das ocorrências e das preocupações dos cidadãos e que os meios também serão aumentados.
PR lamenta mortes de militares em acidente e lamenta incêndio na serra da Malagueta
José Maria Neves lamentou, em comunicado, a morte dos militares que estavam a ser transportados para auxiliar no combate ao incêndio na Serra da Malagueta e expressou a sua "imensa consternação" pelo incêndio. Governo decreta luto nacional.
PN apreende mais 158 armas artesanais comparativamente a 2021 e aperta o o combate à sua posse
O director nacional da Polícia Nacional (PN) divulgou esta quarta-feira os dados de ocorrências criminais de 2022, com destaque para as apreensões de armas de fogo artesanais, com o total de 478 apreensões, mais 158 do que em 2021. A instituição pretrnde reforçar o combate à sua posse ilegal.
Caso de criança morta por adolescente não é acto de criminalidade e sim de violência inusitada - Ministro
O ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, afirmou hoje que o caso da criança de seis anos de idade, assassinada por um adolescente de 13 anos não é um acto de criminalidade, mas sim de violência pura e inusitada.
mais