Artigos sobre violência

Violência pós-eleitoral na Guiné-Conacri já provocou 21 mortos
O balanço da violência que irrompeu na Guiné-Conacri após as eleições de 18 de Outubro subiu oficialmente, na segunda-feira, para 21 mortos, enquanto a contestação à reeleição do presidente Alpha Conde não para de aumentar.

ICIEG garante retaguarda às mulheres nas próximas eleições
A presidente do Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG) garantiu, hoje, que a instituição está atenta e disponível a garantir retaguarda a nível legal para punir eventuais situações que “impeçam e intimidem” as mulheres de seguirem em frente nas próximas eleições em Cabo Verde.

Hoje marcha-se pelo fim da violência contra mulheres
A Associação Cabo-verdiana de Luta Contra Violência Baseada no Género, em parceria com a Rede de Mulheres Paz e Segurança da CEDEAO e escolas secundárias da Praia, promove hoje, 10, uma marcha silenciosa pelo fim da violência contra mulheres.

Ministério da Educação reitera “tolerância zero” ao abuso e violência contra as crianças nas escolas
O Ministério da Educação reiterou esta quinta-feira a política de “tolerância zero” em relação ao abuso e violência contra as crianças nas escolas, defendendo igualmente espaços educativos seguros como uma educação de “qualidade inclusiva”, “sem deixar ninguém para trás”.

Violência em Cabo Delgado começou há dois anos e continua por controlar - analistas
Os ataques armados a aldeias do Norte de Moçambique continuam fora de controlo, quando se completam dois anos, no sábado, desde a primeira incursão.

Amnistia Internacional apela para respeito pelos direitos humanos no processo eleitoral em Moçambique
A Amnistia Internacional (AI) apela aos partidos políticos que concorrem às eleições gerais de 15 de Outubro, em Moçambique, para respeitarem os direitos humanos, lembrando ataques contra dirigentes da sociedade civil, activistas e jornalistas ao longo dos últimos anos.

Violência xenófoba na África do Sul cria medo e esvazia bancas em Moçambique
Marina Rungo, 47 anos, pagou o ensino aos filhos com o que ganha em bancas de venda de vegetais importados da África do Sul, mas os ataques contra estrangeiros naquele país estão a ameaçar o negócio.

Mais de 300.000 pessoas fugiram do leste da RDCongo desde o início de Junho – ONU
Mais de 300.000 pessoas fugiram da violência interétnica no nordeste da República Democrática do Congo durante as duas últimas semanas, anunciaram hoje as Nações Unidas.

ACRIDES admite lacunas no atendimento às vítimas de abuso sexual
O atendimento às vítimas de abuso sexual continua a ser caracterizado por “falhas e lacunas”, mas o trabalho está a ser feito para se conseguir dar assistência desde a fase da denúncia, durante e após o julgamento do agressor. A convicção é da ACRIDES.

Países da África Austral preocupados com violência contra estrangeiros na África do Sul
Os países da África Austral expressaram hoje a sua "profunda preocupação" com os incidentes de violência xenófoba contra cidadãos estrangeiros na África do Sul, que consideram "começar a parecer uma rotina", disse o embaixador da Zâmbia no país.

Violência no namoro. Estudo entre universitários revela que mais de metade já usou da violência psicológica
Dados provisórios de um estudo em curso sobre violência no namoro no meio académico cabo-verdiano mostram que um em cada quatro estudantes universitários já usou da força física e mais de metade recorreu à violência psicológica sobre o(a) companheiro (a).

Observatório registou 23.047 mortes violentas na Venezuela em 2018
O Observatório Venezuelano de Violência (OVV) registado 23.047 mortes violentas no país em 2018, uma taxa média de 81,4 assassinatos por cada 100 mil habitantes, indica o relatório anual sobre homicídios na Venezuela do OVV.

Caracas é a cidade mais violenta do planeta
A cidade de Caracas transformou-se na cidade mais violenta do planeta, segundo um relatório do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que dá conta que na capital da Venezuela se registam 89 homicídios por cada 100.000 habitantes.

Brasil regista 63.880 assassínios violentos em 2017
O Brasil registou 63.880 assassínios violentos em 2017, um recorde para o país, segundo um relatório divulgado hoje pela organização não-governamental Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Commonwealth condena violência após eleições no Zimbabué
O chefe da equipa de observadores da Commonwealth nas eleições do Zimbabué condena aquilo a que chama de "uso excessivo da força contra civis desarmados" pelas forças de segurança.

Violência na Nigéria coloca Presidente sob pressão para a controlar ou para se demitir
A pressão sobre o Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, está a intensificar-se com vários apelos para que restabeleça a ordem ou se demita, depois da morte, durante o fim de semana, de mais de 200 pessoas.

Onda de violência no Rio de Janeiro já matou mais de 50 polícias este ano
A morte de um polícia militar na madrugada de hoje no Rio de Janeiro elevou para 51 o número de agentes de segurança mortos naquele estado brasileiro este ano, divulgou hoje a imprensa brasileira.
mais