Artigos sobre OMS
OMS alerta que cortes no financiamento comprometem combate ao VIH
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje que os cortes do financiamento internacional estão a comprometer a prevenção e tratamento do VIH, fazendo com que a resposta ao vírus esteja numa encruzilhada, após décadas de progresso.
Cabo Verde acredita estar no caminho certo para eliminar VIH/Sida até 2030
Cabo Verde tem um plano para eliminar o VIH/sida até 2030 e Celina Ferreira, secretária executiva do Comité de Coordenação e Combate à doença, acredita que a meta está ao alcance.
OMS - Uma em cada três mulheres vive com a marca da violência
Uma em cada três mulheres no mundo já sofreu violência física ou sexual. Em Cabo Verde, uma em cada seis mulheres (17.3%) já sofreram agressões, um número abaixo da média, mas ainda preocupante. A cada ano, a realidade mundial muda apenas 0,2%. Perante a estagnação, a OMS apresenta um novo guia de prevenção, mas alerta: sem mais dinheiro e vontade política, 2030 chegará sem mudanças reais.
Edição 1252
Destaque de manchete para a situação vivida no norte de Santigo após as chuvas do passado dia 13.
PR elogia trabalho dos sucessivos governos na eliminação do sarampo e da rubéola
O Presidente da República, José Maria Neves, congratulou hoje o país pela certificação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que confirma a eliminação do sarampo e da rubéola em Cabo Verde. Para o Chefe de Estado, esta conquista é resultado direto do trabalho continuado, dos diferentes governos e dos técnicos de saúde, um esforço conjunto que considera exemplar.
Cabo Verde recebe certificação de país livre do sarampo e rubéola
Certificação foi entregue hoje, na Praia, e coloca Cabo Verde entre os primeiros países da África Subsaariana certificado como estando livres do sarampo e rubéola.
Cabo Verde entre os países com primeiros marcos na estratégia de combate à tuberculose, segundo relatório da OMS
Cabo Verde está entre os países da região oeste-africana da Organização Mundial da Saúde (OMS) que alcançaram os primeiros marcos da estratégia de combate à tuberculose entre 2020 e 2024. A informação consta do Relatório Global da Tuberculose 2024, apresentado esta quarta-feira, 12, pela OMS, que analisa os avanços e desafios no controlo da doença em todo o mundo.
Israel aprovou menos de metade das missões humanitárias em Gaza
Israel aprovou menos de metade dos mais de 8.000 pedidos para fornecer ajuda humanitária à população de Gaza desde o início da guerra no território palestiniano, há exatamente dois anos, denunciou hoje fonte da ONU.
OMS: Não há provas científicas de ligação entre paracetamol e autismo
A Organização Mundial de Saúde (OMS) garantiu hoje que não existem atualmente evidências científicas que sustentem uma possível ligação entre o autismo e o uso de paracetamol durante a gravidez.
OMS: Não há provas científicas de ligação entre paracetamol e autismo
A Organização Mundial de Saúde (OMS) garantiu hoje que não existem atualmente evidências científicas que sustentem uma possível ligação entre o autismo e o uso de paracetamol durante a gravidez.
É preciso um projecto com vigilância forte para travar a malária, alerta OMS
A representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Cabo Verde, Ann Lindstrand, considerou hoje que o país precisa de um projecto robusto de vigilância epidemiológica e envolva diferentes sectores da sociedade na luta contra a malária.
Ébola. OMS envia doze toneladas de material médico para a RDCongo
A Organização Mundial da Saúde (OMS) enviou à República Democrática do Congo (RDCongo) 12 toneladas de suprimentos médicos de emergência para ajudar o país perante o novo surto de Ébola declarado na última quinta-feira, que já matou 15 pessoas.
OMS acrescenta 35 fármacos à lista de medicamentos essenciais
A Organização Mundial de Saúde (OMS) acrescentou 35 fármacos para várias doenças às listas de medicamentos considerados essenciais, que passam a incluir novos tratamentos para o cancro e a diabetes.
Cabo Verde actualiza plano de contingência para identificar rapidamente casos de Mpox
O ministro da Saúde, Jorge Figueiredo, garantiu que o país já tem um plano de contingência actualizado para lidar com a eventual introdução do vírus Mpox e sublinhou a necessidade de reforçar a vigilância sanitária, sobretudo nas fronteiras aéreas e marítimas, após o Senegal ter confirmado a presença da doença.
Mais de mil milhões de pessoas vivem com perturbações mentais
Mais de mil milhões de pessoas vivem com perturbações mentais, como ansiedade e depressão, estima a Organização Mundial da Saúde (OMS), alertando que o investimento médio nesta área representa apenas 2% dos orçamentos nacionais da saúde.
Uma em cada quatro pessoas não teve acesso a água potável em 2024
Mais de dois mil milhões de pessoas ainda não têm acesso a água potável em condições de segurança, alertou hoje a ONU num relatório que expressa preocupação com o progresso insuficiente na cobertura universal do fornecimento de água.
OMS considera prioridade combater malária que ameaça certificação de Cabo Verde
A nova representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Cabo Verde, Ann Lindstrand, considerou esta quinta-feira uma prioridade combater novos casos que ameaçam a certificação do arquipélago como país livre de malária.
Acidentes domésticos representam até 12% dos internamentos pediátricos no HUAN em 2024
Entre 10 a 12% dos internamentos pediátricos registados no Hospital Universitário Agostinho Neto (HUAN), em 2024, deveram-se a acidentes domésticos. Durante as férias, a percentagem pode chegar a 13%. Médicas pediatras alertam para os riscos associados à falta de supervisão, à presença de produtos perigosos ao alcance dos mais pequenos e ao costume de deixar menores sob os cuidados de irmãos igualmente vulneráveis.
Orgulho Cabo-verdiano — Um povo maior que as suas ilhas
A nomeação do Dr. Artur Correia para o Conselho Executivo da Orga nização Mundial da Saúde (OMS) é mais do que uma distinção individual. É o reconhecimento internacional da competência, da dedicação e da excelência que tantos cabo-verdianos colocam ao serviço do bem comum. Aprovada pela Assembleia Geral da OMS, esta nomeação honra também o país que o propôs: Cabo Verde.
Arrancou a 4.ª edição da campanha “Maio Furta-Cor” sob o lema “Saúde mental materna: direito de todas”
Iniciou no passado dia 2 e prolonga-se até 31 de Maio a 4.ª edição da campanha “Maio Furta-Cor”, este ano sob o lema “Saúde mental materna: direito de todas”, visando promover a consciencialização sobre a importância da saúde mental no contexto da maternidade.
mais
homepage






