Artigos sobre Malária

Cabo Verde mantém-se sem casos autóctones de paludismo
Cabo Verde mantém-se sem casos autóctones de paludismo desde o ano passado, mas continua a registar casos importados, com registos, nesta semana, de mais duas ocorrências, na Praia, provenientes da Nigéria.

Cabo Verde sem casos locais de paludismo há mais de um ano
O director do Programa Nacional de Luta contra o Paludismo disse terça-feira que o país não registou nenhum caso autóctone da doença há mais de um ano, estando em bom caminho para a eliminar em 2020.

Moçambique e ONU investem 5,5 milhões de euros no combate à tuberculose
O Ministério da Saúde de Moçambique e a ONU lançaram hoje um projecto de 5,5 milhões de euros para fortalecer a distribuição de medicamentos e o combate à tuberculose, anunciaram as duas instituições, em comunicado.

Malária provocou mais de 7.000 mortos em Angola em 2018
Angola registou 7.356 mortes por malária em 2018, uma quebra para quase metade face ao ano anterior, mas continuando a doença a ser a principal causa de morte no país, indicam dados preliminares do Ministério da Saúde.

INSP realiza estudo para saber características da Malária em Cabo Verde
Apresentado na Praia, no âmbito de um um workshop sobre "Caracterização do Plasmodium falciparum circulantes em Cabo Verde”, o acto contou com a presença de vários profissionais de saúde. Estudo permite conhecer melhor a doença no nosso país.

OMS espera que 2019 seja ano de reforço de verbas para combate à malária
A Organização Mundial de Saúde (OMS) espera que 2019 seja um ano em que políticos de todo o mundo reforcem as verbas dos respectivos orçamentos de Estado para o combate à malária.

Cabo Verde preside a organização sub-regional de combate à malária
Arlindo do Rosário assume presidência do Fórum Interministerial da Iniciativa para a Eliminação da Malária. Objectivo da organização é eliminar a malária nos países da sub-região dentro de pouco mais de uma década

OMS considera exemplar resposta de Cabo Verde à malária
O director do programa de combate à malária da Organização Mundial de Saúde (OMS), Pedro Alonso, classificou hoje como exemplar a acção de Cabo Verde no combate a um surto verificado em 2017.

Moçambique com a terceira maior percentagem de casos de malária no mundo
Moçambique é o país com a terceira maior percentagem (5%) de casos de malária no mundo e o oitavo onde a doença mais mata (3% do total de vítimas), segundo o relatório anual hoje divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Cabo Verde continua sem casos autóctones de paludismo
Desde o mês de Janeiro que não há nenhum caso de paludismo autóctone em Cabo Verde. A afirmação é do ministro da Saúde e da Segurança Social, após visitar alguns bairros da cidade da Praia, no âmbito da campanha de luta anti-vectorial, que está a decorrer no país.

Malária é responsável por mais de 30% de mortes de crianças angolanas
A malária é a causa de 35.5% das mortes anuais em crianças dos zero aos cinco anos, na província angolana do Cuanza Sul, devido à insuficiente cobertura sanitária, fraca manutenção dos hospitais, entre outros factores, segundo as autoridades locais.

Cabo Verde mantém-se sem casos autóctones de paludismo em 2018
O director nacional de Saúde (DNS), Artur Correia, disse hoje que o país registou este ano, e até ao momento, uma dezena de casos de paludismo importados, sendo a Praia o concelho com maior relevância.

Campanha de pulverização passou por 86% das casas da capital
O coordenador do Programa de Luta Anti-Vectorial, António Moreira, fez segunda-feira um balanço positivo da campanha que culminou na semana passada e garantiu uma taxa de pulverização de 86 por cento (%) das casas da Cidade da Praia.

Malária mata diariamente duas a três crianças angolanas
A malária é a causa da morte diária de duas a três crianças, no banco pediátrico do Hospital Geral do Moxico, no leste de Angola, situação que acontece nos nove meses de época chuvosa do país.

Teste de malária não invasivo ganha prémio de engenharia em África
Um engenheiro informático de 24 anos do Uganda, Brian Gitta, ganhou o Prémio África com um dispositivo inovador que testa a malária sem tirar sangue, o 'Matibabu', palavra suaíli para "tratamento".

Cabo Verde registou seis casos de paludismo desde Janeiro
O coordenador do Programa Nacional de Luta contra o Paludismo, António Moreira, revelou que, até agora, e desde 1 de Janeiro, o país registou seis casos de paludismo, sendo dois autóctones e quatro importados, todos na Cidade da Praia.

OMS realça facto de Cabo Verde poder eliminar o paludismo até 2020
A directora Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a África, Matshidiso Moeti, realça o facto de Cabo Verde poder eliminar o paludismo até 2020, juntamente com mais cinco países da região.

Venezuela regista maior aumento de casos de malária no mundo
A Venezuela registou o maior aumento de casos de malária no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), que teme pelas consequências no país e também pela expansão da doença nos países limítrofes que recebem os refugiados venezuelanos.

Malária matou mais de mil pessoas desde o início do ano
A malária matou mais de 1000 pessoas em Angola desde o início do ano, o equivalente a quase 25 mortes por dia. Segundo o Novo Jornal, desde o início do ano, e até à última terça-feira, 13, foram registados 307.987 casos de malária em Angola, dos quais resultaram 1.089 mortes, correspondentes a quase 25 óbitos por dia.

Situação da malária em Cabo Verde "está controlada" – Arlindo do Rosário
O ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, disse hoje que a situação da malária no país "está controlada" e que desde Dezembro praticamente não tem registado casos.
mais