Artigos sobre INSP
INSP treina jovens voluntários para combater a dengue nas comunidades
O Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) iniciou hoje uma ação de capacitação destinada a 36 jovens voluntários, parte de um esforço mais amplo de mobilização de 500 pessoas, visando o combate à dengue nas comunidades mais afectadas.
INPS e Projecto Action/Portugal promovem conferência sobre inclusão e sustentabilidade
O Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) e o Projecto Action/Portugal da Organização Internacional do Trabalho realizam, segunda-feira, na Praia, uma conferência sob o lema “Inclusão e Sustentabilidade: Desafios e Oportunidades para o futuro da Segurança Social.
Novos casos de dengue aumentaram na última semana
Cabo verde regista 700 casos confirmados de dengue e 1500 suspeitos. Informação avançada à imprensa pela presidente do INSP, Maria da Luz Lima, à margem do lançamento da campanha “Unidu Contra Moskitu, pa Saudi di tudu Algen”, que alerta patra uma aumento de caos na ultima semana
INSP prevê criação de um fundo para Promoção da Saúde
O Plano Nacional de Promoção da Saúde 2023-2027, socializado hoje pelo Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), assenta em dez linhas estratégicas para a promoção da saúde e prevê a criação de um fundo.
INSP alerta para necessidade de um sistema nacional de vigilância da resistência antimicrobiana
Cabo Verde precisa implementar um sistema nacional de vigilância da resistência antimicrobiana, com foco na abordagem “uma só saúde”. O objectivo é prevenir e responder a um problema global de saúde pública, causado pelo uso inadequado de antibióticos em humanos e animais, disse hoje a presidente do INSP.
Casos de Lepra ainda são registados em Cabo Verde e deve-se trabalhar o estigma – INSP
Cabo Verde regista ainda casos de Lepra e de outras doenças negligenciadas, referiu hoje, na Praia, o administrador executivo do INSP, durante o webinar para assinalar o Dia Mundial das Doenças Tropicais Negligenciadas.
Dados apontam para 60 casos de cancro de mama registados em Cabo Verde em 2022
A presidente do Instituto Nacional da Saúde Pública considerou “preocupante” a prevalência dos casos de cancro de mama em Cabo Verde, lembrando que foram registados 60 casos, cerca de 23 por cada 100 mil habitantes, “só em 2022”.
Questão do suicídio em crianças e adolescentes é “muito preocupante” – presidente do INSP
A presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), Maria da Luz Lima, defendeu hoje que a questão do suicídio em criança e adolescente é “muito preocupante” e recomenda elaboração de estudos aprofundados para se entender as causas.
INSP promove III Fórum Nacional da Promoção da Saúde
O Instituto Nacional de Saúde Pública promove nos dias 06 a 08 de Setembro o terceiro Fórum Nacional de Promoção da Saúde sob o lema “Literacia em Saúde e Segurança Sanitária”.
Cabo Verde quer ter médicos formados para ajudar outros países em situações de emergências
Cabo Verde quer ter médicos prontos para ajudar outros países em situações de catástrofes, desastres ou epidemias, sobretudo os falantes da língua portuguesa, disse hoje a presidente do Instituto Nacional da Saúde Pública (INSP).
Cabo Verde registou 99 casos de hepatites em 2022 com tendência de redução
Cabo Verde registou 99 casos de hepatites em 2022, numa tendência de diminuição dos últimos anos, disse, esta sexta-feira, a diretora nacional de Saúde.
Sintap faz balanço positivo dos dois dias de greve dos trabalhadores do INSP
O secretário permanente do Sintap, Luís Fortes, disse que o balanço dos dois dias de greve dos trabalhadores do INSP ultrapassou as expectativas e perspectivou o cumprimento das reivindicações nos prazos anunciados pela DNAP.
INSP e ERIS realizam Estudo de Satisfação dos Utentes aos Serviços e Cuidados de Saúde
O Instituto Nacional de Saúde Pública, INSP, e a Entidade Reguladora Independente da Saúde, ERIS realizam de hoje até 19 deste mês, o inquérito sobre o grau de satisfação dos utentes face aos serviços e cuidados de saúde prestados em Cabo Verde. O inquérito já arrancou em todo o território nacional.
Cabo Verde regista dez casos de lepra por ano
Cabo Verde regista ainda, actualmente, uma média anual de 150 casos de tuberculose. O número representa uma evolução significativa face à média anual de 400 casos registados até 2012.
Mais de cem pessoas morrem por ano em Cabo Verde devido ao consumo do tabaco – INSP
Mais de cem pessoas morrem por ano em Cabo Verde devido ao consumo de tabaco, segundo o relatório de consumo e medidas de controlo do tabaco de 2020 do INSP, publicado no site do observatório do tabaco.
Cabo Verde vai estudar efeitos da pandemia na saúde mental
O Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) de Cabo Verde vai analisar os efeitos da pandemia de covid-19 na saúde mental dos cabo-verdianos, através de um estudo em todos os 22 municípios do país, foi hoje anunciado.
"Conhecendo o subtipo de cancro da mama prevalente é possível ter uma noção da terapêutica mais eficaz" - Pâmela Borges
Doutorou-se com um estudo sobre telómeros, regressou a Cabo Verde e ajudou a instalar os laboratórios do INSP que fazem os testes PCR de despiste ao SARS-CoV-2. Agora, está em Portugal para traçar o perfil clínico e fenotípico do cancro da mama de mulheres cabo-verdianas.
Em Dezembro 72% da população estava de acordo com um novo estado de emergência
Em Dezembro de 2020, 72% da população estava de acordo com a implementação de um novo estado de emergência, de acordo com o II estudo sobre Comportamentos, Atitudes e Práticas (CAP) do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP). Na altura, 16% consideraram que as medidas na luta contra a COVID-19 foram bem implementadas, mas que se poderia fazer mais.
Ainda não há sequenciação do vírus
A presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, Maria da Luz Lima, disse ao Expresso das Ilhas que a sequenciação genética do vírus SARS-CoV-2 presente em Cabo Verde deverá estar concluída durante a próxima semana.
COVID-19 : Autoridades de saúde não descartam presença de novas estirpes no país
As autoridades de saúde ainda não têm disponível a sequenciação do vírus SARS-CoV-2 presente no país e o sequenciador, adquirido no início de Janeiro, ainda não está a funcionar o que obrigou o Instituto Nacional de Saúde Pública a recorrer a parceiros estrangeiros para fazer a sequenciação do vírus. Director Nacional de Saúde não afasta a possibilidade de alguma variante já estar presente no país embora saliente que os dados “não nos dão informação suficiente para nos fazer dizer que já há algo diferente”.
mais