Através de um comunicado de imprensa, o INSP refere que a bruma seca pode agravar problemas respiratórios e doenças crónicas, como asma, bronquite, rinite e problemas cardiovasculares.
Nesse sentido, além do uso de máscaras, a instituição orienta a reduzir a exposição ao ar livre, evitar actividades externas, manter a hidratação com ingestão de bastante água e manter os ambientes domésticos limpos e arejados, utilizando panos húmidos para limpeza.
O INSP reforça que a adopção dessas medidas é essencial para prevenir complicações e proteger a saúde da população, especialmente de pessoas vulneráveis, como idosos, crianças e portadores de doenças crónicas.
De referir que a Cabo Verde Airlines cancelou todos os voos de ontem e de hoje devido à bruma seca. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG), a situação só começará a melhorar a partir de dia 22 de Dezembro.
A bruma seca é um fenómeno meteorológico comum em Cabo Verde, caracterizado pela presença de partículas de poeira transportadas pelo vento, principalmente do deserto do Sahara.