Artigos de Fretson Rocha no nosso arquivo
Movimento civil pede indemnizações às vítimas do naufrágio do navio Vicente
O Movimento para o Desenvolvimento de São Vicente considera que, 11 anos após o naufrágio do navio Vicente, o Estado ainda não fez justiça às vítimas. Segundo o líder do movimento, Maurino Delgado, para além da pensão de 23 mil escudos atribuída aos familiares das vítimas mortais, o Estado deveria assumir responsabilidades civis e negociar indemnizações para os familiares dos 15 mortos e para os onze sobreviventes.
São Vicente: Cruz Vermelha lança formação em primeiros socorros após tempestade Erin
Durante a tempestade Erin, a 11 de agosto, em São Vicente, muitas pessoas não souberam como agir para salvar vidas. Perante esta situação, o Conselho Local da Cruz Vermelha de São Vicente vai lançar, em fevereiro, um projeto de formação em primeiros socorros, destinado a capacitar a população a reagir de forma adequada em situações de emergência, especialmente face aos desafios provocados pelas alterações climáticas, afirmou à Rádio Morabeza a vice-presidente da instituição, Ana Baptista.
UCID critica “soluções reactivas e improvisadas” nos transportes
A UCID classifica de reactivas, improvisadas e pouco sustentáveis as soluções do Governo para o sector dos transportes. Para o partido, trata-se de uma situação que demonstra falta de visão estratégica para um sector estruturante do país, disse hoje a deputada Dora Pires.
Partidos definem prioridades para 2026 entre transportes, saúde e apoios sociais
Transportes aéreos e marítimos, saúde, educação e apoios sociais. Estas são algumas das áreas que os partidos com representação parlamentar consideram prioritárias para 2026, um ano eleitoral que deverá ser marcado pelo impacto do contexto geopolítico internacional em Cabo Verde. Posições expressas na noite desta segunda-feira, no programa “Plenário”, da Rádio Morabeza.
UCID aponta dificuldades em 2025 e defende “correção de rumos”
A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) considera que 2025 ficou marcado por profundas dificuldades. O partido aponta, entre os principais problemas, o aumento do custo de vida, a precariedade do emprego jovem, as desigualdades no acesso e na qualidade dos direitos fundamentais, bem como fragilidades na prevenção de eventos climáticos extremos.
Saída de jovens preocupa IPRODIAL, mas Governo garante sustentabilidade do INPS
A saída de jovens do país é preocupante, devido ao impacto que poderá ter na sustentabilidade da segurança social. Afirmação feita hoje à Rádio Morabeza pelo presidente do Instituto para a Promoção do Diálogo Social e da Liberdade Sindical, à margem do terceiro Fórum do IPRODIAL, que decorre hoje em São Vicente.
Protecção social universal e adaptar INPS “às novas exigências” são desafios - Governo
Tornar a protecção social verdadeiramente universal e adaptá-la às novas exigências económicas, sociais e de saúde da população. Alguns dos desafios que o sistema de proteção social obrigatório ainda enfrenta, apesar de ser sustentável e robusto, disse hoje o Governo.
Cabo Verde e Maurícia querem unir vozes na defesa dos interesses dos Estados insulares
Cabo Verde e Maurícia querem falar a uma só voz enquanto países insulares, para se fazerem ouvir e compreender melhor na cena internacional. O objetivo é beneficiar do apoio financeiro e da assistência técnica indispensáveis à transformação das duas economias e à adaptação das estruturas, modos de vida e projectos às alterações climáticas.
São Vicente acolhe a partir de hoje Circuito Mundial de Voleibol de Praia
A partir de hoje, a Praia da Lajinha, em São Vicente, transforma-se no novo epicentro do voleibol de praia mundial. Até o dia 14 de Dezembro, a ilha acolhe, pela primeira vez, uma etapa do Circuito Mundial de Voleibol de Praia. Trata-se da última etapa da época, a derradeira oportunidade para as duplas somarem pontos decisivos rumo aos Jogos Olímpicos e ao escalão Elite da modalidade.
UCID defende menos IVA e juros mais baixos para empresas
A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) defendeu hoje uma intervenção mais firme do Governo no apoio às empresas, sobretudo às que estão em fase de instalação. O partido propõe maior flexibilidade no pagamento do IVA e apoio ao nível dos juros nos financiamentos.
Balanço 2025: MpD celebra conquistas, PAICV e UCID criticam políticas
Os partidos com assento parlamentar fazem balanços distintos de 2025. O MpD valoriza o crescimento económico e as políticas sociais, o PAICV critica a má governação, especialmente nos transportes e na energia e a UCID considera que o crescimento do país não se traduz em melhoria da vida das pessoas. Posições expressas na noite desta segunda-feira, durante o programa “Plenário” da Rádio Morabeza.
ENAPOR lança concurso internacional para uma “gestão moderna e sustentável” da Plataforma de Frio do Mindelo
A ENAPOR lançou hoje um concurso público internacional para a subconcessão da Plataforma de Frio do Mindelo, sob a sua gestão desde Junho, após a reversão da exploração anteriormente atribuída à empresa Atunlo. O PCA da Empresa Nacional de Administração de Portos, Ireneu Camacho, considera o novo processo fundamental para garantir maior eficiência, modernização e sustentabilidade daquela infraestrutura.
Pró-Empresa garante pagamento total dos apoios a afectados pela tempestade Erin até segunda-feira
A Pró-Empresa garante que os cerca de 650 trabalhadores informais incluídos na lista de afectados pela tempestade Erin, em São Vicente, vão receber, até segunda-feira, a totalidade dos apoios financeiros anunciados pelo Governo. O presidente da instituição assegura que nenhum afectado vai ficar sem o rendimento social de emergência de 90 mil escudos.
Morreu Vasco Martins, ícone da música cabo-verdiana
Morreu Vasco Martins. O músico e compositor cabo-verdiano faleceu esta madrugada, aos 69 anos, no Hospital Baptista de Sousa, em São Vicente, vítima de doença. A informação foi confirmada à Rádio Morabeza pelo irmão, Rodrigo Martins.
UCID pede “correção de injustiças sociais” no OE2026
A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) espera que o Governo aproveite a discussão, na especialidade, do Orçamento do Estado para 2026 para corrigir “injustiças sociais históricas”.
MpD e PAICV alertam para consequências da queda da natalidade
O MpD e o PAICV alertam para os possíveis impactos que a redução da taxa de natalidade poderá trazer no futuro. As preocupações centram-se na força de trabalho e na sustentabilidade do sistema de pensões e de proteção social. O assunto esteve em debate na noite desta segunda-feira, durante o programa “Plenário”, da Rádio Morabeza.
UCID apresenta “Governo-Sombra” para fiscalizar e propor soluções ao país
A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) apresentou hoje um “governo-sombra”, um instrumento de fiscalização e inovação política que considera histórico para o país. A estrutura, a ser instituída por deliberação da Comissão Política Nacional, vai ser liderada pelo presidente do partido, João Santos Luís.
São Vicente: Carnaval 2026 mantém-se. Augusto Neves fala em “instrumentalização política” de quatro grupos
A Câmara Municipal de São Vicente e a direção executiva da Liga Independente dos Grupos Oficiais do Carnaval de São Vicente (LIGOC-SV) asseguram a realização do desfile e do concurso do Carnaval de 2026, apesar da decisão em sentido contrário de quatro grupos. O presidente da autarquia, Augusto Neves, acusa esses grupos de estarem a usar o evento para fins partidários e políticos, e adianta que está a avaliar a possibilidade de reassumir a organização do evento.
São Vicente sem desfile oficial do Carnaval 2026
Não haverá desfile oficial do Carnaval de São Vicente em 2026. A decisão foi tomada pela Liga Independente dos Grupos Oficiais do Carnaval de São Vicente (LIGOC-SV), que a justifica com a falta de condições consideradas essenciais por, pelo menos, quatro grupos.
UCID condiciona validação do OE 2026 a verbas para ZEEMSV e aumento da pensão social
A UCID condiciona a aprovação do Orçamento de Estado para 2026 à inclusão de verbas para a Zona Económica Especial Marítima de São Vicente (ZEEMSV) e ao aumento da pensão social para 7.500 escudos. Posição defendida hoje pelo deputado do partido, António Monteiro, que volta a afirmar que o instrumento de gestão não traz qualquer mais-valia para o país.
mais
homepage






