​UCID defende menos IVA e juros mais baixos para empresas

PorFretson Rocha, Rádio Morabeza,9 dez 2025 12:29

A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) defendeu hoje uma intervenção mais firme do Governo no apoio às empresas, sobretudo às que estão em fase de instalação. O partido propõe maior flexibilidade no pagamento do IVA e apoio ao nível dos juros nos financiamentos.

Posição expressa pela deputada da UCID, Dora Pires, durante a conferência de imprensa de antevisão da primeira sessão parlamentar de Dezembro, que tem como destaque o debate com o ministro da Promoção de Investimento e Fomento Empresarial e ministro da Modernização do Estado e da Administração Pública, Eurico Monteiro.

“Em relação ao Fomento Empresarial, precisamos de um governo mais atuante, que apoie na realidade as empresas a se instalarem, produzirem e depois pagarem o IVA. Porque pagar IVA sem ter lucro, sem ter retorno do investimento não é saudável para uma empresa que está a iniciar. Há queixas sobre o financiamento, juros elevados - 7 %, e alegam que se o estado pudesse ajudar na redução pelo menos a 3,5 % poderia ser um grande apoio”, diz.

A UCID vai questionar o ministro sobre os investimentos feitos nos últimos anos e as medidas adotadas para fortalecer o ambiente de negócios, sobretudo para micro e pequenas empresas. A força política pretende também esclarecimentos sobre apoios a empréstimos, incluindo subsídios e capital de risco, e sobre incentivos à inovação e à criação de emprego.

Dora Pires acusa o Governo de ser o principal concorrente do privado.

“O Governo, através da TradeInvest, assinou, há poucos dias com um privado um memorando em que este irá colocar navios adequados no trajeto Brava/Fogo/Brava e Fogo/Praia/ Fogo. Logo depois desta assinatura o governo autoriza a compra de um barco para Brava/Fogo/Brava. Uma concorrência que, para nós é desleal”, entende.

Quanto aos apoios prometidos às empresas afetadas pelas tempestades de agosto e novembro, os democratas-cristãos apelam a maior rapidez na sua concretização.

“Quatro meses se passaram e as reclamações são muitas quer do comércio informal, formal, na agricultura e na pesca pois poucos receberam a 1º parcela da subvenção emergencial e não há informação. Sabemos que os de Santiago Norte têm o mesmo problema. São Nicolau também foi atingida por fortes chuvas na semana passada. O nosso apelo é que o Governo agilize esses apoios emergenciais”, defende.

A primeira sessão parlamentar de dezembro arranca esta quarta-feira, na Assembleia Nacional. Para além do debate com o ministro Eurico Monteiro, a agenda inclui perguntas dos deputados ao Governo, dirigidas ao ministro do Mar, Jorge Santos.

Na discussão e aprovação de Projetos de Resolução e Propostas de Lei, destaca-se a proposta que cria o Estatuto do Profissional Criador e Produtor da Arte e Cultura, definindo as regras de inscrição no Instituto Nacional de Previdência Social, o regime de proteção social e o respectivo enquadramento fiscal.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Fretson Rocha, Rádio Morabeza,9 dez 2025 12:29

Editado porAndre Amaral  em  10 dez 2025 7:19

pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.