​UCID defende pacto de regime para “estabilizar” sistema educativo

PorFretson Rocha, Rádio Morabeza,21 abr 2025 14:27

Dora Pires
Dora Pires

A UCID volta a defender a necessidade de um pacto entre os diferentes governos no sector da educação, com o objectivo de estabilizar o sistema educativo. Declarações feitas hoje, em conferência de imprensa, pela deputada democrata-cristã Dora Pires, numa antevisão da segunda sessão parlamentar de Abril.

Os trabalhos arrancam esta terça-feira e têm como ponto alto o debate com o Primeiro-Ministro sobre as “Estratégias e Políticas de Educação para o Desenvolvimento Sustentável de Cabo Verde”.

“Concordamos quando [o Governo] diz que a força e vitalidade das sociedades dependem da robustez do seu sistema educativo, que é base da criatividade e da inovação. Mas ao longo dos anos o sistema educativo em Cabo Verde vem sofrendo alterações e muitas em relação aos outros país, pois o sistema educativo do pré-escolar ao ensino superior deve ser consistente, no sentido de formar os nossos alunos para uma vida social efetiva e participativa. Neste sentido temos chamado atenção para que haja um pacto entre os governos no sentido de estabilizar o sistema educativo e não mudar ao sabor do governo”, sugere.

A UCID considera que existe um descompasso entre o discurso e a prática no que diz respeito à educação inclusiva.

“Não esquecer de necessidades educativas especiais. Estamos a dar atenção neste aspeto? ou algo está a ficar para trás? É necessário apostar mais na educação inclusiva, um dever do Estado, implementação em todos os níveis de ensino para que todas as crianças tenham direitos iguais e não deixar ninguém, ninguém, para trás”, refere.

Na sua intervenção, Dora Pires não esqueceu a educação ambiental, que promove a consciencialização sobre os problemas ecológicos, ajudando os alunos a compreenderem o impacto das suas ações no meio ambiente e a importância da preservação dos recursos naturais.

A deputada defende a inclusão de questões ambientais nos currículos escolares.

“Até porque Cabo Verde acabou por beneficiar da dívida que tinha com Portugal para trabalhar esse aspecto”, diz.

O debate com o Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva é o ponto alto da segunda sessão parlamentar de abril que arranca esta terça-feira, na Assembleia Nacional.

Da agenda consta ainda a aprovação de duas propostas e três projetos de Lei. Destaque para a discussão na especialidade da Proposta de Lei que procede à quinta alteração ao Código Eleitoral. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Fretson Rocha, Rádio Morabeza,21 abr 2025 14:27

Editado porAndre Amaral  em  23 abr 2025 23:34

pub
pub.

Rotating GIF Banner

pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.