Artigos sobre UCID

Ano e mandato atípicos
Amanhã, 19 de Maio, a Assembleia Nacional que resultou das eleições de 18 de Abril de 2021 completa o primeiro ano de mandato. Nesse dia com a inauguração de uma nova legislatura e logo depois com um novo governo cumpria-se o segundo acto do ciclo eleitoral que tinha arrancado em Outubro com as eleições autárquicas e que iria terminar seis meses depois com as presidenciais.

UCID lamenta morte de Silvestre Benrós
A União Caboverdiana Independente e Democrática (UCID) lamentou hoje o falecimento do antigo dirigente Silvestre Benrós, vítima de ataque cardíaco, no passado 3 de Maio, em Portugal.

UCID celebra aniversário com foco nos desafios para o desenvolvimento
O presidente da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) destaca o papel do partido na instalação da democracia no país e afirma que a actual preocupação centra-se nos desafios de Cabo Verde.

UCID critica ajuste directo e acusa Governo de secretismo na concessão de aeroportos
A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) diz que foi apanhada de surpresa pela publicação do decreto-lei de concessão dos aeroportos e aeródromos ao grupo Vinci. Os democratas-cristãos deixam críticas sobre a modalidade de ajuste directo e consideram que o Governo não foi leal.

"Impasse na gestão da CMSV coloca problemas dos munícipes em segundo plano" - UCID
A não resolução dos impasses na gestão da Câmara Municipal de São Vicente está a colocar os problemas dos munícipes em segundo plano. Quem o diz é o líder da bancada dos Democratas Cristãos na Assembleia Municipal, que reafirma que a situação que se vive na autarquia é da responsabilidade do presidente da câmara municipal.

UCID quer maiorias absolutas “construídas”
Braço direito de António Monteiro durante longos anos, sucedeu-lhe na liderança da União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID). Um mês depois do congresso que o colocou na presidência, João Santos Luís estabelece como primeira meta a eleição, até final do ano, das estruturas regionais em todo o país. A terceira força política nacional mantém a ambição de acabar com as “maiorias absolutas eleitas”, para um maior equilíbrio no exercício do poder.

Edição 1066
A entrevista ao novo presidente da UCID, João Santos Luís, faz a manchete desta edição do Expresso das Ilhas.

Oposição aponta “falhanço” do governo nas metas na segurança
O PAICV apontou hoje o “falhanço” do governo nas metas e compromissos em matéria de segurança, entendendo que o executivo deve “agir rapidamente” para devolver motivação à Polícia.

PAICV associa-se à UCID para solicitar fiscalização ao TC sobre detenção de Amadeu Oliveira
O PAICV avançou hoje que o seu partido irá associar-se à UCID para solicitar a fiscalização abstracta sucessiva ao Tribunal Constitucional (TC) referente à resolução da comissão permanente da Assembleia que autorizou a detenção do deputado Amadeu Oliveira.

UCID estranha pedido de suspensão do mandato de Amadeu Oliveira
A UCID estranha o agendamento, pela Assembleia Nacional, do pedido de suspensão do mandato do deputado Amadeu Oliveira. O documento deverá ser analisado esta semana.

Medidas de mitigação da crise anunciadas pelo Governo dividem partidos
O PAICV mostrou-se hoje preocupado por considerar que as medidas anunciadas pelo governo para reforçar a resiliência dos sistemas energético e alimentar do país, não alteram a situação actual. Por sua vez o MpD garantiu que, sem essas medidas, o país estaria a sofrer consequências mais “terríveis” do que as que sofre actualmente. Já a UCID defendeu que o país deve ter capacidade de se focar nas dificuldades para criar condições e evitar sofrer de forma profunda com as situações que as crises trazem.

Situação e oposição com visões diferentes quanto ao desenvolvimento dos sectores cultural e do mar
O PAICV considera que o Ministério do Mar tem a pior percentagem de realizações da IX legislatura. Para o MpD a implementação das políticas definidas no programa do governo, permite o desenvolvimento de estratégias que impulsiona a economia azul e o aproveitamento responsável dos recursos naturais, e na cultura. Já a UCID sugere a criação de condições para que o mar seja realmente fonte de riqueza para as famílias.

UCID sugere aumento do salário mínimo e redução do IVA
A UCID propõe o aumento do salário mínimo, das pensões sociais e a redução do IVA como medidas necessárias à mitigação dos efeitos da guerra, da crise económica e a consequente volatilidade nos preços de bens de primeira necessidade. O partido apoia a apresentação de um Orçamento Rectificativo.

Eleito presidente, João Santos Luís não afasta regresso ao Parlamento
João Santos Luís foi eleito presidente da UCID sucedendo a António Monteiro que deixa a liderança do partido. Jorge Humberto, Adirley Gomes, Neida Rompão e José Graça são os vice-presidentes do partido.

João Santos Luís admite regressar ao parlamento
O novel líder da UCID, João Santos Luís, admitiu hoje regressar ao parlamento no quadro da “rotação” dos deputados democratas-cristãos, para atingirem “maior nível de experiências” e levar “ideias novas” à Assembleia Nacional.

"António Monteiro continua a ser o Putin da UCID"
O ex-eleito municipal da União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID) na Ribeira Grande, Santo Antão. Teodoro Monteiro considerou que tal como acontece na Rússia, “António Monteiro continua a ser o Putin da UCID”.

João Luís confirmado como novo presidente da UCID
João Luís foi eleito, na noite de sábado, presidente da União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID, oposição). O candidato único conseguiu a eleição com votos de 135 dos 148 delegados ao XVIII congresso da UCID, que decorre em São Vicente, sob o lema “crescer mais, servir melhor”.

Entre actos de contrição e recados para dentro, Monteiro disse adeus à presidência da UCID
O presidente cessante da União Cabo-Verdiana e Democrática (UCID) admite que o que fez não bastou para colocar o partido na posição de "ajudar na governação" e apela à mobilização dos militantes. António Monteiro discursava na noite de sexta-feira, no início do XVIII congresso da força política, a decorrer no Mindelo.

PAICV diz que aumento do custo de vida poderia ser evitado e UCID defende orçamento rectificativo
Para o PAICV, o aumento do custo de vida que o país enfrenta poderia e deveria ser evitado, uma vez que todos os dados indicavam a forte probabilidade de haver aumento da inflação, diante das medidas de aumento de impostos anunciadas pelo governo, no quadro do Orçamento Geral do Estado para 2022. A UCID, por sua vez, sugeriu que o governo deve pensar num orçamento rectificativo que permite reanalisar o IVA em vários produtos e reanalisar a questão do salário mínimo. Já o MpD mostrou-se crente na resiliência do país.

Edson Ribeiro renuncia da candidatura à liderança da UCID
Em comunicado o candidato afasta-se da corrida à sucessão de António Monteiro na liderança da UCID.
mais