Artigos sobre UCID

Oposição critica “atraso” no plano de reconstrução de São Vicente. MpD diz estar em elaboração
As autoridades estão a preparar um plano de reconstrução para São Vicente, na sequência dos danos provocados pela tempestade Erin, a 11 de Agosto. Garantia deixada pelo MpD, na noite desta segunda-feira, durante o programa Plenário da Rádio Morabeza. Já o PAICV e a UCID criticam a lentidão da resposta à catástrofe e consideram que, passado um mês, a ilha já deveria dispor de um plano de reconstrução.

UCID denuncia crime ambiental em São Vicente e pede actuação da PGR
A UCID considera que houve um crime ambiental em São Vicente e espera uma actuação da Procuradoria-Geral da República neste sentido. Os democratas-cristãos justificam a posição com a falta de medidas concretas que poderiam ter minimizado o impacto das chuvas que provocaram 9 mortes na ilha.

UCID exige CPI e divulgação integral do contrato e do acórdão arbitral no caso da CVI
A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) defende a criação de uma comissão parlamentar de inquérito para apurar todas as responsabilidades no caso da concessão dos transportes marítimos inter-ilhas. Os democratas-cristãos querem a divulgação de todos os dados envolvendo o processo no tribunal arbitral.

Estado da Nação: Governo fala em confiança e crescimento, oposição denuncia promessas por cumprir e fragilidades estruturais
O Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, assegura que Cabo Verde está num momento de confiança, com melhorias nos indicadores económicos e sociais. Mas a oposição, PAICV e UCID, traça um cenário diferente e denuncia incumprimentos, falhas na saúde, transportes e educação, e apela a uma governação mais próxima das pessoas.

Parlamento aprova, por unanimidade, bases da Política do Clima
O parlamento aprovou esta terça-feira, 29, na generalidade e por unanimidade, a proposta de lei que estabelece as bases da Política do Clima em Cabo Verde.

UCID defende “ruptura” com políticas de curto prazo e pede pacto de Estado
A UCID defende que o desenvolvimento sustentável de Cabo Verde exige a ruptura com ciclos de políticas de curto prazo e apela à aposta em políticas de Estado e pactos de longo alcance entre todas as forças políticas. Posição expressa hoje, em conferência de imprensa, pela deputada Zilda Oliveira, numa antevisão do debate do Estado da Nação, que acontece esta semana no Parlamento.

João Santos Luís, Presidente da UCID: “Há uma crescente insatisfação”
O presidente da União Cabo-verdiana Independente e Democrática, e deputado, João Santos Luís aponta como principais desafios a justiça, a descentralização, as desigualdades sociais e a dependência em sectores limitados, como o turismo.

Partidos priorizam diversificação económica para Cabo Verde como país de rendimento médio-alto
Os partidos com assento parlamentar defendem uma aposta forte na diversificação económica, considerada essencial para que Cabo Verde ultrapasse os desafios de um país de rendimento médio-alto. O reforço de sectores como a economia azul, a economia digital, a agricultura e a indústria, assim como a melhoria da conectividade interna e externa, está entre as principais prioridades apontadas, ainda que com algumas diferenças de abordagem entre as forças políticas.

UCID critica impacto do Ministério do Turismo no Sal
O presidente da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), João Santos Luís, criticou ontem o impacto do Ministério do Turismo na ilha do Sal e alertou para a fuga de mão-de-obra qualificada da ilha.

Saneamento na Praia: UCID responsabiliza Governo e CMP pela falta de condições dignas
A UCID atribuiu responsabilidades tanto ao Governo central como à Câmara Municipal da Praia pela persistente falta de saneamento básico digno na capital do país. Para o presidente do partido, João Santos Luís, a ausência de acesso à água potável, redes de esgoto funcionais e condições sanitárias mínimas reflectem falhas éticas e políticas graves de ambos os níveis de governação.

50 anos de independência: Meio século de conquistas, mas com desafios
Durante a sessão solene que marcou o cinquentenário da independência, realizada este sábado, 5 de Julho, na Assembleia Nacional, os líderes políticos ressaltaram os avanços históricos do país nas últimas cinco décadas, mas também alertaram para os desafios estruturais que persistem. O Presidente da República, José Maria Neves, apelou à inspiração no passado para enfrentar um futuro incerto, defendendo uma aposta estratégica em áreas como a diversificação económica, inclusão social e capacitação da juventude. Já os representantes dos partidos políticos, embora reconhecendo os progressos, divergiram nas leituras do percurso nacional e nas prioridades para os próximos 50 anos.

PAICV acusa Governo de partidarização do Estado. MpD fala em “memória curta” da oposição e UCID propõe reformas
O PAICV acusou hoje o Governo de governar em benefício próprio e de transformar o Estado numa rede de clientelismo político. Em resposta, o partido no poder defendeu a legalidade das nomeações e acusou o PAICV de incoerência. Já a UCID reconheceu a prática generalizada e apelou a reformas legislativas que garantam concursos públicos para cargos de chefia.

UCID alerta para lacunas que comprometem a qualidade dos cuidados de saúde
Ainda persistem lacunas no sistema da saúde que precisam ser colmatadas. A posição é defendida pela UCID, através da deputada, Dora Pires, em antevisão da sessão parlamentar que arranca esta quarta-feira. A União Cabo Verdiana Independente e Democrática considera ainda ser dever do Governo garantir um acesso universal e atempado à saúde.

UCID defende reforma estrutural do Estado para um Cabo Verde mais justo e eficiente
O presidente da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), João Santos Luís, defendeu hoje, durante sessão solene dos 50 anos da Independência de Cabo Verde, a necessidade de uma reforma estrutural do Estado.

MpD e UCID querem São Vicente preparada para potenciar o Terminal de Cruzeiros
Dar visibilidade internacional ao Terminal de Cruzeiros do Mindelo e preparar São Vicente para receber mais turistas. Prioridades apontadas tanto pelo MpD como pela UCID, com o objectivo de tirar o máximo partido da nova infra-estrutura e transformar São Vicente num destino de excelência no circuito dos cruzeiros.

UCID pede reforma do Estado para combater “ineficiência” pública
A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) volta a defender uma “verdadeira reforma do Estado”, com a redução da máquina pública, diminuição do número de deputados no parlamento e atribuição de autonomia às regiões. Posição reafirmada hoje, em conferência de imprensa realizada em São Vicente, por João Santos Luís.

UCID defende reformas para fortalecer sector privado
A UCID apontou como principais entraves ao desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas, a burocracia, a informalidade e o difícil acesso ao crédito como obstáculos à criação de emprego, inovação e justiça social. Nesse sentido, o partido defende reformas para fortalecer o sector privado.

Crescimento económico: Oposição fala em promessas falhadas e MpD aponta progresso e reformas
O PAICV acusou hoje o Governo de governar sem rumo e sem apresentar resultados concretos. Segundo o partido, após quase uma década no poder, não há um único sector em que os cabo-verdianos sintam melhorias reais. Critica ainda o Executivo por prometer muito e fazer pouco. Por sua vez, a UCID apelou à necessidade de um balanço sério sobre as estratégias de crescimento sustentável e inovação implementadas pelo Governo, numa altura em que se aproxima o fim da legislatura. Já o MpD afirmou que Cabo Verde vive actualmente um período de transformação profunda e sustentada, marcado por crescimento económico, criação de emprego, redução da pobreza e reforço da coesão social.

Cabo Verde está cada vez menos dependente da ajuda externa, afirma PM
O Primeiro-Ministro (PM), Ulisses Correia e Silva, afirmou hoje que o país está cada vez menos dependente da ajuda externa e que a tendência é continuar a reduzir esse apoio, fruto da trajectória de crescimento económico sólido e das reformas estruturais em curso.

UCID alerta para “distanciamento” entre discurso governamental e realidade do sector privado
A realidade das empresas revela um distanciamento entre o discurso governamental e a concretização das estratégias anunciadas para fomentar e fortalecer o sector privado nacional. É, pelo menos, esta a leitura da A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), que alertou hoje para fragilidades que comprometem a competitividade das empresas.
mais