Artigos sobre UCID

Câmara de São Vicente profissionaliza todos os vereadores
A Câmara Municipal de São Vicente profissionalizou todos os vereadores eleitos nas últimas eleições autárquicas. A proposta foi aprovada na primeira sessão extraordinária da Assembleia Municipal, realizada hoje, na Academia de Música Jota Monte, com votos a favor do MpD e do PAICV. A UCID e o Movimento Más Soncent abstiveram-se.

“A nossa democracia não está a ser equacionada como devia”
O 13 de Janeiro de 1991 foi um marco histórico em Cabo Verde. E como em tudo, há um antes e um depois daquele dia “D” (D de democracia). No âmbito das comemorações da emblemática efeméride, o Expresso das Ilhas conversou com quatro personalidades que viveram a data sob diferentes perspectivas. Nesta entrevista, Lídio Silva, então presidente da UCID, fala dos antecedentes, da data e dos 30 anos de democracia em Cabo Verde.

Partidos destacam percurso democrático mas recordam desafios a vencer
Os partidos políticos com assento parlamentar destacam os ganhos do país com a abertura democrática, mas apontam desafios a vencer para uma democracia mais robusta. PAICV fala de insuficiências, como “a falta de transparência”. MpD diz que com o actual Governo não há corrupção. UCID critica discursos políticos “crispados”.

Governador BCV: UCID considera nomeação de Óscar Santos uma “afronta à democracia” e “atitude de desespero” do MpD
O presidente da UCID classificou a decisão do Governo em nomear Óscar Santos como governador do Banco de Cabo Verde (BCV) como “afronta à democracia” e “atitude de desespero” do MpD.

António Monteiro denuncia “falta de vontade” da presidência da CMSV em trabalhar com vereadores da UCID
O líder da UCID denuncia a alegada falta de vontade da presidência da Câmara Municipal de São Vicente em trabalhar com os vereadores do partido. Posição expressa hoje, por António Monteiro, presidente do partido e vereador eleito nas últimas eleições autárquicas.

UCID acusa Augusto Neves de “ditadura” na distribuição de pelouros
A primeira reunião de vereação da Câmara Municipal de São Vicente, que aconteceu hoje, foi suspensa, depois de a UCID ter discordado da forma como foi conduzido o processo de distribuição dos pelouros. O vereador eleito e líder da segunda força política da ilha, António Monteiro, acusa o presidente Augusto Neves de ditadura.

UCID exige debate parlamentar sobre atribuição de pensão aos militares da 1ª incorporação de 1975
A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) volta a pedir ao Estado que reconheça o direito a uma pensão aos cerca de 300 militares da 1ª Incorporação de 1975, “que assumiram a defesa da independência do país”. O partido entende que é um direito que lhes é garantido por lei.

PAICV não compreende “atraso” na distribuição de pelouros na Câmara de São Vicente
O PAICV em São Vicente não compreende porque é que o presidente da Câmara Municipal local ainda não procedeu à distribuição de pelouros, e assim dar início ao trabalho na edilidade. Para o partido, Augusto Neves não tem agido corretamente, tendo em conta que a posse dos órgãos autárquicos aconteceu a 18 de Novembro, apontou hoje o líder local, Alcides Graça.

UCID questiona “atraso” na instalação dos vereadores na Câmara de São Vicente
A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) exige a instalação, o mais rapidamente possível, dos vereadores na Câmara Municipal de São Vicente, após a tomada de posse dos órgãos autárquicos a 18 de Novembro. O partido entende que a edilidade mindelense está a cometer uma ilegalidade, apontou hoje o líder António Monteiro.

Da maioria relativa (CM & AM)
É importante dizer que o que está em causa não é a ocupação de um cargo político municipal. Mas o significado que isto tem neste contexto eleitoral atípico. A UCID, sendo força vice-campeã em São Vicente, almeja conquistar o título naquela ilha e ser, com efeito, uma parceira de governação nacional. PAICV sendo lá uma força irrisória, interfere apenas sorrateiramente.

Partidos com entendimentos diferentes sobre o OE para 2021
Para o MpD a proposta do Orçamento de Estado (OE) para 2021 constituirá um dos principais instrumentos para uma nova etapa pós pandemia, de reestruturação e de recuperação. Já a UCID defende que o documento deveria primar para trazer solução às pessoas, mais concretamente emprego, enquanto o PAICV afirma que o diploma parece não ter as respostas para estruturar as reformas “fundamentais” para garantir a sustentabilidade do percurso do país.

UCID ameaça impugnar posse de Augusto Neves como presidente da CMSV
A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) pondera impugnar a tomada de posse do presidente da Câmara Municipal de São Vicente. O líder do partido socorre-se da Constituição da República e do Código Eleitoral (CE) para dizer que o presidente não é eleito, referiu hoje o líder partidário António Monteiro.

Dora Pires nega autoritarismo e recorda que Assembleia Municipal não funciona ao Sábado
A presidente da Assembleia Municipal de São Vicente (AMSV) nega autoritarismo no exercício de funções. Dora Pires reage assim às declarações dos eleitos do MpD que, no sábado, acusaram-na de ter dado instruções para que a funcionária da assembleia não recebesse o requerimento de impugnação da mesa da Assembleia Municipal.

UCID garante actuação ao serviço do interesse de São Vicente
A UCID garante que vai estar 100% ao serviço dos interesses de São Vicente, tanto na Câmara como na Assembleia Municipal. O partido afirma que não está a pedir pelouros na edilidade, mas que a serem disponibilizados diz-se no direito de escolher as áreas e com delegação de competências.

Augusto Neves quer todos os eleitos a trabalhar em prol de São Vicente
O presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, promete “continuar a trabalhar para a melhoria da qualidade de vida da população” e desafia todos os vereadores eleitos a ficarem na edilidade para servir os sanvicentinos. O edil discursava hoje após a tomada de posse dos órgãos autárquicos saídos das eleições de 25 de Outubro.

UCID lidera mesa da Assembleia Municipal de São Vicente
Dora Oriana Pires é a nova presidente da Assembleia Municipal de São Vicente. A eleição aconteceu hoje, no segundo dia dos trabalhos de instalação dos órgãos municipais da ilha. A lista encabeçada pela candidata da UCID venceu com votos também do PAICV e do Movimento Más Soncent.

Deputados falham eleição da mesa da Assembleia Municipal de São Vicente
Os deputados municipais em São Vicente não conseguiram hoje eleger a mesa da Assembleia, depois do chumbo da proposta apresentada pelo MpD. A sessão foi suspensa, "por motivos sanitários", e adiada para amanhã.

MpD denuncia alegado “golpe de secretaria” para constituição da mesa de AM em São Vicente
Os deputados municipais de São Vicente, eleitos pelo MpD, denunciam aquilo que classificam de “golpe de secretaria” para constituição da mesa de Assembleia Municipal (AM). Em causa, um alegado acordo entre a UCID e o PAICV para eleição da presidente da Assembleia Municipal.

Parlamento aprova proposta de alteração do estatuto da ARC
Os deputados nacionais aprovaram sexta-feira, 13, por unanimidade, a alteração do estatuto da Autoridade Reguladora para a Comunicação Social (ARC) como forma de dar maior autonomia e independência à instituição.

Grandes câmaras saíram divididas das últimas eleições
Se em tempos a vitória nas eleições autárquicas em Cabo Verde abria alas para um eventual sucesso nas legislativas subsequentes, desta vez os partidos políticos levam as mãos à cabeça. Pois os resultados mostram que está tudo dividido, podendo a bola cair de um lado ou de outro. O certo é que o MpD venceu na maioria dos concelhos, 14, e o PAICV recuperou vencendo mais 6, quando tinha apenas 2. Mas as três maiores câmaras, Praia, São Vicente e Santa Catarina, saíram partilhadas das eleições de 25 de Outubro. Assim quis o povo.
mais