Artigos sobre António Ludgero Correia
António Ludgero Correia - “As tensões no sistema político nacional no ano findo terão sido uma pálida amostra do que aí vem”
2026 promete ser um ano decisivo para Cabo Verde, não só pelas eleições legislativas, mas também pelas presidenciais. Para as legislativas que já estão à porta, o analista político António Ludgero Correia perspectiva uma postura dura e do vale tudo dos partidos do arco do poder com o MpD buscando manter a maioria, o PAICV a apresentar-se como alternativa ao governo e a UCID procurando afirmar-se como peça-chave no equilíbrio parlamentar e convencer o eleitorado a confiar-lhe o papel de charneira, rompendo assim com as maiorias absolutas que tem permitido governos estáveis, “apesar dos pesares”.
Edição 1258
Destaque de manchete para as entrevistas com António Ludgero Correia, Júlio Correia e Paulino dias em que se perspectiva o ano que agora começou.
Eu, pecador, me confesso… Novo livro de António Ludgero Correia lançado esta quinta-feira
O nono livro do Prémio SONANGOL de Literatura de 2006 narra 13 confissões dos pecados e pecadilhos do protagonista Visconde Alípio de Abrolhos, o qual, sublinha o autor, não o faz esperando alcançar absolvição ou o reino dos céus. Apesar de estarmos no mundo da ficção, António Ludgero Correia acentua que “eventuais semelhanças com pecados e pecadores conhecidos, nacionais ou estrangeiros, do presente ou do passado, não serão mera coincidência”, realçando, entretanto, que são pecados e pecadilhos que um crioulo bem colocado pode cometer. Por esta razão António Ludgero Correia ambiciona que o seu novo livro desperte reflexões em muitos espíritos e leve as pessoas a reconsiderarem as suas opções de vida. O lançamento da obra está marcado para esta quinta-feira, na Biblioteca Nacional, na Praia, com apresentação a cargo de Lígia Dias Fonseca.
Edição 1237
Destaque de manchete, na edição desta semana, para a tempestade que atingiu São Vicente durante a madrugada desta semana.
António Ludgero Correia : “Francisco vai ter alguma dificuldade em enfrentar Ulisses”
As recentes eleições internas do PAICV abrem uma nova etapa para o maior partido da oposição. Ainda no rescaldo do escrutínio, em entrevista ao Expresso das Ilhas, José Sanches e António Ludgero Correia partilham o seu olhar sobre a vitória de Francisco Carvalho, os desafios internos e o futuro do partido, antecipando o rumo das próximas batalhas políticas em Cabo Verde. Leia aqui a entrevista do analista político, António Ludgero Correia.
Novo livro de António Ludgero Correia é apresentado esta sexta-feira, na Praia
A Correspondência de Fidalgo Preto é o título do mais recente livro da autoria de António Ludgero Correia. A obra literária reúne 81 cartas escritas e expedidas entre 2000 e 2008. Os destinatários das correspondências, conforme o autor, são os concidadãos e ‘quem de direito’. “A ideia-base foi recusar fazer parte do rol dos bons que pecam pelo silêncio quando o momento exige que eles se posicionem inequivocamente contra os desmandos e mostrar um pouco que há espaço para participação, para lá da ida às urnas”. O lançamento da oitava obra literária de Ludgero Correia acontece esta sexta-feira, pelas 18 horas, na Livraria Pedro Cardoso, cuja apresentação estará a cargo de Adriana Carvalho. Em conversa com o Expresso das Ilhas o autor levanta o véu sobre algumas questões abordadas no livro.
Edição 1126
Manchete, esta semana, para a reportagem com o título ‘Vamos falar de terceira idade’
Edição 1105
A entrevista com o PCA da Cabo Verde TradInvest faz a manchete da edição desta semana do Expresso das Ilhas.
2022 em Análise, 2023 em Perspectiva
A menos de uma semana do início do novo ano, o Expresso das Ilhas traz nesta edição a leitura de um conjunto de personalidades de diversos quadrantes políticos, sociais e económicos, do ano de 2022, e uma antevisão de 2023, num momento marcado pela guerra na Ucrânia, pela escalada dos preços e por muitas incertezas quanto ao futuro próximo.
“Aventuras na Grande Biscainhos” de António Ludgero Correia apresentado na Praia
A livraria Pedro Cardoso apresenta hoje, 7, o livro “Aventuras na Grande Biscainhos” da autoria de António Ludgero Correia, na Biblioteca Nacional, na Cidade da Praia. A apresentação da obra estará a cargo de Maria José Barros (Zezinha Alfama) e Crisanto Avelino Barros.
Duas décadas de escrita ficcional
Lançado o mais recente romance de Germano de Almeida, O Último Mugido, título que dá continuidade a O Fiel Defunto (2018). Pretexto para um breve balanço sobre a escrita ficcional cabo-verdiana deste Séc. XXI.
mais
homepage





